quinta-feira, 28 de março

4 conselhos para quem se sente chamado ao ministério

Ouvir Artigo

Você tem um desejo de plantar uma igreja ou de estar no ministério pastoral. Você diria até que se sente “chamado” ao ministério, mas não parece que há oportunidades agora. O que você deveria fazer enquanto espera? Aqui estão algumas sugestões práticas.

Seja honesto sobre seus desejos

Não é humilde ficar em silencio a respeito dos sonhos que Deus colocou no seu coração. Se você está se movendo para o ministério pastoral, precisa deixar que outros saibam dos desejos agitando seu coração. Se você sentir um chamado ao ministério, humildemente divida seus pensamentos e sonhos com seu pastor.

Interprete seus desejos como um mandado a se preparar, não como uma licença para decolar

Em seu livro The Making Of A Leader [A Fabricação De Um Líder], Dr. J. Robert Clinton descreve cinco fases de desenvolvimento pelas quais os líderes prosseguem. Nas primeiras três fases, Deus está trabalhando primariamente no líder, não através do líder. Deus é tão apaixonado pelo povo dele, que tomará o tempo necessário para forjar o caráter de um homem antes de colocá-lo na posição de liderança. Não fique preocupado com a sua idade. O tempo não está passando você para trás. Se Deus quiser você no ministério, nada, incluindo a passagem do tempo, poderá pará-lo. Charles Bridges disse: “A maior e mais difícil preparação é por dentro”.

Tenha certeza que você tem lugar no qual sua carga pode ser avaliada

Nós tendemos a atribuir uma autoridade única às nossas impressões subjetivas sobre nosso chamado, como se nosso senso de chamado fosse divinamente inspirado e intocável. Esse não deveria ser o caso. Ao invés disso, um senso de chamado ao ministério deve ser avaliado através da palavra de Deus e do conselho sábio. É importante entender a natureza das cargas. Uma carga para o ministério é um convite antes de ser motor.

Uma carga é um mandato para orar antes de ser um mandato para ir.

Uma carga é um mandato para buscar conselhos antes de ser um mandato para ir.

Uma carga é um mandato para buscar avaliação antes de ser um mandato para ir.

Uma carga é um mandato para aplicar antes de ser um mandato para ir.

Jim Elliot disse: Muitos missionários, intentando fazer alguma coisa, esquecem que a obra principal de Deus é fazer alguma coisa neles.

Lembre-se que o chamado é revelado no serviço

A coisa mais importante não é descobrir seu papel. Ao invés disso, a coisa mais importante aos olhos de Deus é servir. Em Marcos 10.42-43, Jesus disse: “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio; e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva”.

Se você sentir um chamado ao ministério, convide outros à sua vida, permita que o seu chamado seja avaliado e mergulhe de cabeça no serviço em sua igreja local.

 

Tradução: João Pedro Cavani
Revisão: Yago Martins
Original: What Should You Do If You Feel Called To Ministry?


Autor: Dave Harvey

Dave Harvey é pastor na Convenant Fellowship Church, Pennsylvania (EUA), que faz parte da família de igrejas do ministério Sovereign Grace. Dave Harvey é um dos líderes desse ministério, cujo objetivo é estabelecer e apoiar igrejas. Dave também dirige o envolvimento do Sovereign Grace na Europa, África e Ásia. Em 2001, concluiu o doutorado em Cuidado Pastoral, pelo Westminster Theological Seminary.

Parceiro: Am I Called?

Am I Called?
O ministério Am I Called? visa ajudar homens a encontrarem seu chamado ao ministério e ajudar igrejas a encontrarem homens chamados.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.