• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

30 bons conselhos para pastores amarem sua esposa e família

Brian Croft 04 de Julho de 2018 - Igreja e Ministério

As exigências do ministério pastoral podem ser difíceis para a esposa e família do pastor. Tais exigências não apenas o tentam a negligenciar a sua família, mas também podem deixá-lo sem ideias boas, criativas e significativas sobre como amar e servir seus familiares.

Pastor, não podemos ajudá-lo em relação à tentação de negligenciá-los, a não ser exortá-lo a fugir dessa tentação — Cristo não tem o negligenciado, tem? Mas talvez possamos ajudá-lo com várias ideias práticas para motivar você a amar e servir a sua esposa e filhos de modo mais eficaz. Aqui estão elas:

Em relação à sua família...

1. Tome a iniciativa e estabeleça um plano para o culto familiar. Depois, siga o plano! (Don Whitney incentiva “brevidade, regularidade e flexibilidade” no culto familiar).

2. Volte para casa no exato momento em que você combinou; e prepare o seu coração para servir a sua família, e não para ser servido.

3. Assuma a responsabilidade pela educação e disciplina dos seus filhos; não deixe que a sua esposa cuide disso.

4. Compartilhe com a sua esposa e filhos algumas das coisas boas que estão acontecendo na igreja e, em seguida, agradeça-lhes por ajudarem a torná-lo possível.

5. Use cada hora do seu tempo de férias. E tire férias que não envolvam a família mais ampla; restrinja as férias a apenas a sua esposa e filhos.

6. Tire duas semanas de férias.

7. Guarde de modo diligente os seus dias de folga.

8. Há momentos em que parece que você precisa escolher entre ser um bom pai/marido ou um bom pastor. Bons pastores escolhem ser bons pais/maridos.

Em relação à sua esposa...

9. Levante-se cedo e tenha o seu tempo devocional, para que você possa cuidar das crianças pela manhã enquanto a sua esposa tem o seu tempo devocional.

10. Dê-lhe flores e um cartão escrito à mão quando ela menos esperar.

11. Frequentemente, programe uma saída à noite e tome a iniciativa sobre a logística, ou seja, organize a babá, faça reservas e tenha um plano.

12. Conheça o restaurante, refeição, flores, sabor de sorvete e filme preferidos de sua esposa.

13. Agende um horário semanal para que você cuide das crianças e para que a sua esposa saia para fazer o que desejar — não compromissos. Quando puder, dê a ela um dia inteiro de folga do cuidado com as crianças.

14. Decida junto com a sua esposa quantas noites você estará ausente e honre o que foi acordado.

15. Aos domingos, saia para a igreja alguns minutos antes para fazer uma parada e comprar o café preferido de sua esposa.

16. Pergunte à sua esposa, em um jantar romântico, em que áreas ela deseja que você melhore.

17. Leve a sua esposa para uma conferência encorajadora.

18. Planeje retiros regulares fora da cidade apenas para você e ela. Planeje o tempo em seu retiro para anotar todas as evidências da graça que vocês veem na vida um do outro e depois as compartilhem entre si. Depois, dediquem tempo escrevendo as suas expectativas por modos de crescer como marido e pai no próximo ano (a sua esposa fazendo o mesmo por si mesma) e depois compartilhe-as entre si.

19. Respeite e pergunte a opinião dela sobre as coisas relativas à igreja.

20. Saiam para longas caminhadas.

Em relação aos seus filhos…

21. Tenha um encontro individual e semanal com cada um de seus filhos; inclua brincar, ler as Escrituras ou orar.

22. Saia com as suas filhas.

23. Deixe os assuntos da igreja na igreja para que papai possa ser o papai em casa.

24. Leve uma das crianças com você em visitas ou viagens breves.

25. Faça aos seus filhinhos perguntas que favoreçam pastorear os seus corações, como as seguintes (estas questões foram publicadas por Justin Taylor, e foram originalmente desenvolvidas pelo Pastor Rick Gamache da Sovereign Grace Fellowship):

• Em suas próprias palavras, o que é o evangelho?

• Existe algum pecado específico que você precisa de minha ajuda para derrotar?

• Você percebe mais o meu encorajamento ou a minha crítica?

• Pelo que o papai é mais apaixonado?

• Eu ajo da mesma forma na igreja e em casa?

• Você está ciente do meu amor por você?

• Existe algum modo pelo qual eu tenha pecado contra você, do qual eu não tenha me arrependido?

• Você tem alguma observação para mim?

• Como estou indo como pai?

• Como os sermões de domingo têm impactado você?

• O meu relacionamento com a mamãe estimula você a casar-se?

(Além disso, com meus filhos mais velhos, estou sempre perguntando sobre o relacionamento deles com os seus amigos e me certificando de que Deus e o seu evangelho são o centro desses relacionamentos. E aproveito todas as oportunidades para elogiar a mamãe e aumentar a apreciação e amor deles por ela).

26. Tenha interesse no que os seus filhos gostam de fazer.

27. Leia para eles. Compre livros. Leve-os para uma biblioteca.

28. Cante com eles.

29. Ore por eles e com eles.

30. Tenha cuidado para não os colocar no centro das atenções na igreja (pare de usá-los em todas as outras ilustrações de sermões!).

Hits: 2111


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Brian Croft
Autor Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering...



9Marks
Parceiro 9Marks

O Ministério 9Marks tem como objetivo encorajar as igrejas e seus líderes a cultivarem um ministério saudável, através da...