terça-feira, 16 de abril

O medo e suas consequências | parte 3/3

Ouvir Artigo

O texto abaixo foi extraído do livro Vencendo Medos e Ansiedades, de Elyse Fitzpatrick, da Editora Fiel.

As Faces de Nossos Medos

Como você pode ver, a predisposição de uma pessoa ao medo pode ser causada por uma combinação de coisas. Em primeiro lugar, parece que algumas pessoas, devido à sua própria personalidade, estão mais inclinadas a isso do que outras. Nos próximos capítulos, veremos mais profundamente os fatores em nossa personalidade que nos tornam temerosas. Algumas pessoas também parecem ter corpos mais sensíveis que reagem de forma mais intensa ao medo, ou elas podem ser mais conscientes das mudanças que ocorrem em seus corpos.

A história pessoal também desempenha um papel significativo na capacidade de lidar com os problemas da vida. Se você cresceu com pais medrosos – uma mãe que estava sempre recuando diante das dificuldades da vida ou um pai que se omitiu – então é mais provável que você seja medrosa. Se você cresceu em uma casa onde havia muito abuso ou vergonha, ou onde você se sentia como se nunca pudesse agradar ninguém, você provavelmente lutará contra isso. Mas a sua história de infância não é a única história significativa que você tem. Você também tem suas experiências adultas que, em muitos casos, são mais significativas do que o que aconteceu quando você era mais jovem. Por exemplo, se você teve dificuldade para conseguir um emprego, quanto mais você for entrevistada sem sucesso, mais temerosa você se tornará em conhecer pessoas e tentar vender suas habilidades e, portanto, você terá mais problemas para encontrar trabalho.

Finalmente, somos todas um produto do modo como temos respondido à vida específica que Deus traçou para nós. Algumas das nossas respostas podem ter ocorrido em espírito de fé, enquanto outras fluíram da incredulidade. Como vamos observar nos próximos capítulos, a nossa relação com o Senhor, particularmente a nossa compreensão de quem ele é e o significado da sua palavra, fará toda a diferença na forma como lidamos com as situações da vida e com os nossos medos.

Nossa Herança Comum

A experiência humana do medo não é nenhuma novidade. Embora seja provavelmente mais discutido agora porque vivemos na era da informação, o medo existe desde o início dos tempos. À medida que progredirmos neste livro, nos aprofundaremos nas perspectivas da Bíblia sobre o medo, mas, por enquanto, vamos apenas observar o primeiro registro dele na Palavra de Deus.

Quando Deus criou a terra, o tipo de medo do qual estamos falando não existia. No Jardim do Éden, Adão e Eva estavam completamente seguros e livres de danos. Eles não temiam nenhum predador ou doenças. Todas as suas necessidades físicas estavam supridas. Eles amavam o seu Criador, um ao outro e o trabalho que Deus lhes havia designado para fazer. Eles provavelmente nem sabiam que tal coisa como o fim da vida era possível. Eles não se preocupavam com o que o amanhã traria. Eles estavam completamente seguros, alegres e repletos de louvor para com o seu Senhor. Então, o inconcebível aconteceu: eles pecaram. Primeiro Eva e, em seguida, Adão caíram na armadilha de Satanás e desobedeceram a Deus. O resultado imediato de sua desobediência foi medo e vergonha. Veja como a Bíblia descreve as consequências desse acontecimento terrível:

Quando [Adão e Eva] ouviram a voz do senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Gênesis 3.8-10

A resposta inicial de Adão e Eva foi o medo, não foi? Eles estavam envergonhados e com medo, então eles se esconderam. Eles se sentiram vulneráveis e ficaram desconfortáveis com a possibilidade de serem vistos como estavam: nus. Eles não mais estimavam a livre e aberta comunhão que tinham com Deus. Eles não queriam que Deus os visse. Eles temiam seu descontentamento, e com razão. Eles haviam desobedecido a ele, e essa desobediência os levaria a sempre se esconderem, encobrirem-se e encolherem-se de medo servil diante dele. Nós, cujas vidas são constantemente caracterizadas pelo medo, não podemos nem imaginar a imensa tragédia da perda que eles sofreram; o relacionamento deles com o Criador e o relacionamento entre eles nunca mais seriam os mesmos. O pecado os devastou completamente… e essa devastação continua até hoje.

A Chave para a Libertação do Medo

À medida que este livro se desenrolar, você verá como o pecado é um fator significativo para o nosso medo. Eu imagino que esse possa ser um conceito novo ou até mesmo desconfortável para você. Talvez você pense que falar sobre pecado seja condenável ou indelicado. É verdade que o pecado, especialmente o nosso próprio, é difícil de se encarar. É assim comigo.

No entanto, eu não direcionarei os seus pensamentos para o seu pecado porque eu quero punir, condenar ou rejeitar você. Eu a direcionarei para lá porque é lá, e somente lá, que você descobrirá a verdade que a libertará. Eu creio que o Espírito Santo irá gentilmente convencê-la da sua necessidade de aproximar-se do seu Salvador, e à medida que ele fizer isso, você encontrará a ajuda e o descanso pelos quais anseia.

Meu desejo sincero é que este livro sirva como uma ferramenta que a atraia para perto daquele que ama você e que é o único que pode perdoá-la, transformá-la e restaurá-la. Então, não tenha medo de sair de trás desse arbusto e olhar profundamente para o seu próprio coração. Pode ser doloroso por um tempo, mas pela graça e misericórdia de Deus, valerá a pena. Olhe profundamente também para o coração daquele que tanto amou você, que caminhou para as garras da morte e para o punho de seu inimigo pelo seu bem. Amor como esse requer, apenas, confiança. Então, se os seus medos são reais ou imaginários – quer você esteja apenas começando a entendê-los ou esteja muito familiarizada com eles – você pode lançar-se sobre a misericórdia de Deus, aquele que ama você mais do que você poderia imaginar.


Autor: Elyse Fitzpatrick

Elyse Fitzpatrick é conselheira bíblica no Institute for Biblical Counseling and Discipleship, na Califórnia, e possui mestrado em Aconselhamento Bíblico no Trinity Theological Seminary. Elyse é coautora do livro Pais Fracos, Deus Forte.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A inerrância da Escritura Sagrada – parte 1

A inerrância pode ser vista desde os primeiros textos bíblicos escritos, que tiveram origem no tempo do êxodo do Egito; e relatam a aliança do Senhor com seu povo.