terça-feira, 19 de março

Se Deus é onipresente, eu devo buscá-lo?

Ouvir Artigo

Buscando o Senhor significa buscar sua presença. “Presença” é uma tradução comum da palavra hebraica “face”. Literalmente, nós devemos buscar sua “face”. Mas esta é a maneira hebraica de se ter acesso a Deus. Para estar diante de sua face é estar na sua presença.

Mas não estão seus filhos sempre na sua presença? Sim e não. Sim, em dois sentidos: Primeiro, no sentido de que Deus é onipresente e, portanto, sempre perto de tudo e de todos. Ele mantém tudo que existe. Seu poder está sempre presente em sustentar e governar todas as coisas.

E, segundo, sim, ele está sempre presente com seus filhos no sentido da sua promessa da aliança a sempre estar do nosso lado e trabalhar por nós e transformar tudo para o nosso bem. “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Mas há um sentido em que a presença de Deus não está conosco sempre. Por esta razão, a Bíblia repetidamente nos convoca a “buscar o Senhor … buscai a sua presença continuamente”. A manifestação de Deus, consciente, presença confiável não é a nossa experiência constante. Há épocas em que nos tornamos negligentes ao Senhor e nem sequer pensamos nele e não colocamos a confiança nele e nós o encontramos “imanifestado”, isto é, despercebido como grande e belo e valioso pelos olhos dos nossos corações.

Seu rosto — o brilho de seu caráter pessoal está escondido atrás da cortina de nossos desejos carnais. Esta condição está sempre pronta para nos alcançar. É por isso que nos é dito para “buscar a sua presença continuamente.” Deus chama-nos a desfrutar da consciência continua de sua suprema grandiosidade e beleza e valor.

Isto acontece através da “busca”. Busca contínua. Mas o que isso significa na prática? Tanto o Antigo e Novo Testamentos dizem que é um “ajuste da mente e do coração” em Deus. É a fixação consciente ou foco de atenção da nossa mente e a afeição do nosso coração em Deus.

“Disponde, pois, agora o vosso coração e vossa almapara buscardes ao Senhor vosso Deus.” (1 Cronicas 22:19)

“Portanto, se já, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que que são da terra. “(Colossenses 3:1-2)

Este ajuste da mente é o oposto do acostamento mental. É uma escolha consciente para dirigir o coração para Deus. Isto é o que Paulo ora pela igreja: “Ora, o Senhor encaminhe os vossos corações na caridade de Deus e na paciência de Cristo” (2 Tessalonicenses 3:5). É um esforço consciente de nossa parte. Mas aquele esforço para buscar a Deus é um dom de Deus.

Nós não fazemos esse esforço mental e emocional para buscar a Deus porque ele está perdido. Isso faríamos para procurar uma moeda ou uma ovelha. Mas Deus não está perdido. No entanto, há sempre algo através do qual ou em torno do qual devemos ir para encontrá-lo conscientemente. Este atravessando ou passando ao redor é o que busca significa. Ele frequentemente está escondido. Velado. Precisamos ir através de mediadores e obstáculos.

Os céus proclamam a glória de Deus. Assim, podemos procurá-lo através disso. Ele se revela em sua palavra. Assim, podemos procurá-lo através disso. Ele mostra-se a nós nas evidências da graça em outras pessoas. Assim, podemos procurá-lo através disso. A busca é o esforço consciente para obter através de um meio natural ao próprio Deus—para constantemente ajustar as nossas mentes a Deus em todas as nossas experiências, para dirigir nossas mentes e corações em direção a ele através dos meios de sua revelação. Isto é o que significa buscar a Deus.

E há obstáculos intermináveis que temos que contornar a fim de vê-lo claramente, para que possamos estar na luz de sua presença. Devemos fugir toda atividade espiritualmente torpe. Devemos fugir dela e contorna-la. Está bloqueando nosso caminho.

Nós sabemos o que nos torna vitalmente sensível as aparições de Deus no mundo e na palavra. E nós sabemos o que nos entorpece e nos cega e nos faz nem mesmo se quer procurá-lo. Devemos nos afastar dessas coisas e contorná-las se quisermos ver a Deus. Isso é o que buscar a Deus envolve.

E enquanto nós direcionamos nossas mentes e corações direcionados à Deus em todas as nossas experiências, clamamos a ele. Isso também é o que buscar a ele significa.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6)

“Se buscares a Deus eimplorares ao Todo-Poderoso misericórdia…” (Jó 8:5)

Buscar envolve chamado e súplica. Ó Senhor, abre os meus olhos. Ó Senhor, abre a cortina da minha própria cegueira. Senhor, tem piedade e revele-se a si mesmo. Desejo muito ver a sua face.

O grande obstáculo em buscar ao Senhor é o orgulho. “No orgulho do seu rosto o ímpio não o busca (Salmos 10:4). Portanto, a humildade é essencial para buscar o Senhor.

A grande promessa para aqueles que buscam o Senhor é que ele será encontrado. “Se o buscares, ele será achado de ti.” (1 Crônicas 28:9). E quando ele for encontrado, há grande recompensa. “Aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos o que o buscam” (Hebreus 11:6). O próprio Deus é a nossa maior recompensa. E quando o temos, temos tudo. Portanto, “Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua presença continuamente!”

Buscando com você,

Pastor John


Autor: John Piper

John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980.

Parceiro: Desiring God

Desiring God
Ministério de ensino de John Piper que, há mais de 30 anos, supre ao corpo de Cristo com livros, sermões, artigos.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.