sexta-feira, 19 de abril

A boca fala do que o coração está cheio

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro Sábia e Conselheira, de Martha Peace, Editora Fiel.

Não Caluniadoras

“Não caluniadoras” em grego e? “me diabolos”Diabolos e? a palavra traduzida por Diabo ou Satana?s. Significa acusar, repudiar, dar falso testemunho, fazer mexerico3. Obviamente, a fofoca e? um pecado gravíssimo. Muitas vezes, e? um pecado socialmente aceitável. E? ta?o fa?cil deixar aquela mínima informações.

escapar, especialmente se voce? estiver chateado com alguém. A mulher idosa deve ser íntegra com relação à informação que uma mulher mais jovem tenha compartilhado com ela. Seu objetivo deve ser ajudar a mulher mais jovem a agir com retida?o para com aqueles que a magoaram e ofenderam. A mulher de Tito 2 guarda cuidadosamente suas palavras e na?o fala muito; ela da? conselhos piedosos, mas na?o faz fofoca.

Guarda cuidadosamente suas palavras

“Da mesma sorte, quanto às mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, na?o maldizentes, temperantes e fie?is em tudo”. 1 Timóteo 3.11, ênfase acrescentada.

Ontem fui ao correio e encontrei uma senhora da minha classe de estudo bi?blico. O filho dela sofrera uma fratura se?ria na perna, e conversamos sobre esse acidente. Um senhor chegou e entrou na fila atra?s de no?s. Percebi que ele achava que no?s esta?vamos na fila, mas na?o esta?vamos, enta?o lhe disse: “senhor, no?s na?o estamos na fila, estamos apenas conversando”. Ele riu e disse: “Eu sei como as mulheres sa?o. Tenho cinco irma?s e sou o u?nico filho homem. Tenho uma esposa e quatro filhas!” Ele estava brincando conosco, mas de fato, ele tinha raza?o. As mulheres realmente gostam de falar! E? claro que na?o ha? nada de errado em conversar, a menos que na?o se tenha cuidado com as palavras. O crite?rio bi?blico para as palavras que voce? diz pode ser resumido nestes tre?s princi?pios: fale palavras edificantes, fale a verdade e fale palavras de boa reputac?a?o.

Palavras edificantes

“Na?o saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificac?a?o, conforme a necessidade, e, assim, transmita grac?a aos que ouvem.”

Continua após anúncio:

Efésios 4.29

A boa palavra edifica os outros. Ela na?o e? uma forma falsa ou manipulativa de elogio. A palavra deve ser dita com o intuito de ajudar ao outro a ser forte no Senhor ou a assemelhar-se mais ao Senhor Jesus Cristo. Pode ser uma palavra de encorajamento ou de exortac?a?o. Depende do que seja mais apropriado. Tais palavras honram ao Senhor e possuem propo?sito eterno e valioso.

A mulher descrita em Tito 2 deve estar repleta da Palavra de Deus, se ela deseja verdadeiramente edificar os outros. Seu desejo deve ser o de ajudar a outra pessoa a assemelhar-se a Cristo. Ela deve ser sensi?vel, “conforme a necessidade” (Efe?sios 4.29). O propo?sito da palavra e? transmitir “grac?a aos que ouvem” (Efe?sios 4.29). Suas palavras sa?o boas e benevolentes aos que a ouvem, e na?o torpes. Torpe e? o mesmo que apodrecido. Compare os seguintes exemplos de “palavra torpe (apodrecidas)” com a “palavra benevolente (boas)”.

A Mulher de Tito 2 fala palavras de edificac?a?o. Suas palavras transmitem grac?a aos que a ouvem. Elas na?o sa?o torpes. Elas sa?o tambe?m verdadeiras:

Palavras verdadeiras

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu pro?ximo, porque somos membros uns dos outros”. Efe?sios 4.25

Paulo escreveu a? igreja em E?feso que na?o era suficiente deixar de mentir, apenas; eles tambe?m deveriam falar a verdade. A?s vezes, no?s na?o falamos uma mentira com todas as letras, mas, de certa forma, mentimos ao omitirmos parte da histo?ria, ou por enganarmos o outro de alguma outra forma.

Quando trabalhei no Atlanta Biblical Counseling Center, tive clientes que mentiram, descaradamente, para mim. A?s vezes, os resultados eram tra?gicos, porque eu dei conselhos com base naquilo que acreditava ser a verdade. Mas meu conselho teria sido diferente se eu soubesse a verdade.

Outros clientes na?o mentiam abertamente, mas usavam uma ta?tica do tipo “se ela na?o me perguntar, eu na?o direi”. Obviamente, eram ta?o enganadores quanto aqueles que mentiam abertamente. Assim como alguns dos meus clientes, e? muito fa?cil sermos caluniadores, escondendo parte da verdade ou, e? claro, mentindo abertamente. Mas devemos fazer o contra?rio, as palavras que dizemos precisam ser verdadeiras.

Contudo, uma palavra de precauc?a?o: entenda que, mesmo quando falamos a verdade, ainda assim, podemos caluniar o nosso pro?ximo. Mesmo falando a verdade, voce? pode dar mau testemunho ao inve?s de bom testemunho.

Palavras de “boa fama”

Ao guardar cuidadosamente suas palavras, considere se aquilo que voce? esta? para dizer e? de “boa fama” (Filipenses 4.8). Pensamentos e, subsequentemente, palavras de boa fama na?o levam a? calu?nia ou difamac?a?o, mas favorecem a reputac?a?o do outro. Estes sa?o os tipos de pensamentos com os quais devemos ter muito cuidado. De outra sorte, poderemos dar falso testemunho e nos tornarmos aquilo que Tito 2.3 diz para na?o sermos – caluniadoras.

Se ha? algo sobre a outra pessoa que possa difama?-la, va? ate? ela e fale sobre isso. Sua conduta deve ser ama?vel e gentil, contudo clara, verdadeira e direta. Seja algue?m que transmita esperanc?a, e na?o um mau testemunho. Na?o seja caluniadora.

Ale?m de guardar cuidadosamente as suas palavras…


Autor: Martha Peace

Martha Peace é formada em enfermagem pelo Grady Memorial Hospital School of Nursing. Desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico para mulheres, tendo recebido seu treinamento pela National Association of Nouthetic Counselors.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A Inerrância da Escritura Sagrada – parte 3

Com o nascimento da ciência moderna a Bíblia começou a ser considerada um livro de origem humana e sua inerrância foi colocada ainda mais em cheque.