quinta-feira, 28 de março

Os territórios de guerra: O Mundo

Ouvir Artigo

A arte da guerra para mulheres
Nós começamos essa série aprendendo quem são nossos inimigos, como eles nos atacam e nos enfraquecem e chegamos agora nos territórios onde o inimigo atua. Vamos falar primeiro do território inimigo, posteriormente vamos aprender sobre como o inimigo avança em nosso território. Vamos nos tornar guerreiras preparadas para as batalhas (você não foi embora, não é mesmo?). Coragem, ovelha!

Os territórios de guerra
Louva, Jerusalém, ao SENHOR; louva, Sião, ao teu Deus. Pois ele reforçou as trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti; estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e te farta com o melhor do trigo. (Salmo 147.12-14)

Conhecer os territórios da guerra é um dos pontos importantes das estratégias de guerra. Saber os recursos que o espaço nos oferece e as dificuldades do território pode nos favorecer no confronto.

O Mundo – A guerra no território do inimigo
A Bíblia usa a palavra mundo de diversas formas, tanto em seu sentido físico (planeta terra) quanto social e espiritual (cidades e sociedades). Ela ensina que Deus criou o mundo: o Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra. Atos 17.24. E Deus criou um mundo onde tudo era bom: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. Gênesis 1.31-2.1

Porém, quando Adão caiu isso afetou o mundo tanto em seu sentido físico quanto social e espiritual. O mundo continuou pertencendo a Deus, embora estivesse corrompido sob os poderes do maligno[i]. A terra foi entregue à vaidade e as sociedades dos homens ficaram corruptas – sistemas caídos dominados pelo maligno.

Quando Cristo veio, ele subjugou o diabo, e recebeu toda autoridade nos céus e na terra. O mundo pertence ao Senhor, porém ainda não chegou o dia em que teremos novos céus e nova terra. Enquanto isso, o mundo ainda é um lugar corrompido. Vivemos entre esta era caída e a nova era que Cristo conquistou na cruz.

Assim, o mundo é o nosso atual território da guerra. Ovelha, é guerra e estamos em território inimigo, mas nem por isso precisamos andar camufladas ou usar o uniforme do inimigo para não sermos reconhecidas, NÃO! Ao contrário disso, nós, que somos de Cristo, nos vestimos de santidade; nossas vestes têm que ser destacadamente alvas, como a neve, e nas vestimentas também nos submetemos ao poder da graça generosa de Deus que nos transforma de glória em glória. Nós somos do exército de Cristo, enviadas[ii] para fazermos a diferença neste mundo tenebroso, somos LUZ[iii] e SAL; somos a candeia acesa para iluminar[iv], não para ficarmos escondidas, reféns do medo ou da preguiça, porque o mundo não reconheceu a verdadeira luz[v] que veio ao mundo, Jesus, o Salvador do Mundo![vi]

O inimigo quis subjugar até nosso Senhor Jesus Cristo[vii], quanto mais nós, ovelhas (tontas), não seremos enganadas e trapaceadas em território inimigo. Por isso nos reunimos e congregamos com os santos, para recebermos as instruções do Senhor dos Exércitos e estarmos cada dia mais aptas para, em Cristo[viii], vencermos esta guerra. Porque Deus nos ama, ama, ama tanto e tão intensamente que nos enviou seu Filho para nos dar a vida eterna[ix] e derrotar a morte que nos mantinha cativas.

Amada ovelha, não se engane com as coisas deste mundo, tudo aqui é passageiro, preocupe-se em amar e gastar sua vida com as coisas eternas[x], aquelas coisas que não vemos como vemos as coisas deste reino, lembre-se cobiçamos[xi] aquilo que idolatramos e nos tornamos parecidas com o que idolatramos. Para onde você está olhando?

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1 João 2.15-17

O sistema do mundo tem sua própria sabedoria[xii] em contraste com o conhecimento de Cristo, que é sabedoria de Deus[xiii] por isso precisamos estar saturadas do Pão da Vida, Cristo o Verbo encarnado que é o Vencedor do mundo[xiv].

O senhor nos capacita a vencermos o mundo pela fé[xv] e a suportarmos as tribulações[xvi] que são passageiras. É ovelha, tudo vai passar menos a Palavra de Deus! Não sejamos amigas deste mundo, nem conformadas a esta era. Esperemos pelo novo céu e nova terra, onde o príncipe deste mundo já terá sido julgado e expulso.[xvii] Aleluia!

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 2 Pedro 3.13

E, finalmente, o Senhor reinará neste mundo por todos os séculos.

O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11.15

[i] 1 João 5.19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

[ii] Marcos 16.15 Jesus enviou seus discípulos ao mundo.

[iii] Mateus 5.14 Vós sois a luz do mundo.

[iv] Lucas 8.16 Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.

[v] João 1.10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.

[vi] 1 João 14.4 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.

João 4.42 Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do Mundo.

[vii] Mateus 4.8,9 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

[viii] João 11.25,26 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

[ix] João 3.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

[x]2 Coríntios 4.18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

[xi] Colossenses 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.

[xii] 1 Coríntios 1.21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.

[xiii] 1 Coríntios 1.24 Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

[xiv] João 16.33 Eu venci o mundo.

[xv] 1 João 5.4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5.4

[xvi] João 16.33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

[xvii] João 12.31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.


Autor: Renata Gandolfo

Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista Maranata, serve no editorial feminino online do Ministério Fiel. Renata participa, desde 2015, das Conferências de Treinamento em Aconselhamento Bíblico da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblico), é licenciada em Letras, pós graduanda em Aconselhamento Bíblico pelo CETEVAP e escreve regularmente na coluna Vida de Ovelha, do Voltemos Ao Evangelho.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.