sexta-feira, 29 de março

10 verdades que significam para Deus ser quem ele é

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi retirado com permissão do livro Surpreendido por Deus, de John Piper, Editora Fiel.

O que significa para Deus ser quem ele é? Aqui estão dez pontos:

1. O ser absoluto de Deus significa que ele nunca teve um começo. Isso abala a mente. Toda criança pergunta: “Quem fez Deus?”. E todo pai sábio diz: “Ninguém fez Deus. Deus simplesmente é. E sempre foi. Sem começo”.

2. O ser absoluto de Deus significa que Deus nunca terminará. Se ele não surgiu, ele não pode deixar de ser, porque ele é o ser. Ele é o que é. Não há lugar para ir além de ser. Só existe ele. Antes de criar, é tudo o que há: Deus.

3. O ser absoluto de Deus significa que Deus é uma realidade absoluta. Não há realidade antes dele. Não há realidade fora dele, a menos que ele queira e o faça. Ele não é uma das muitas realidades antes de criar. Ele está simplesmente lá como realidade absoluta. Ele é tudo que havia eternamente. Sem espaço, sem universo, sem vazio. Só Deus. Absolutamente lá. Absolutamente tudo.

4. O ser absoluto de Deus significa que Deus é totalmente independente. Ele não depende de nada para trazê-lo à existência ou apoiá-lo ou aconselhá-lo ou torná-lo o que ele é. É isso que as palavras “ser absoluto” significam.

5. O ser absoluto de Deus significa que tudo que não é Deus depende totalmente de Deus. Tudo o que não é Deus é secundário e dependente. O universo inteiro é totalmente secundário, não primário. Ele surgiu por Deus e permanece a cada momento dependente da decisão de Deus de mantê-lo em existência.

6. O ser absoluto de Deus significa que todo o universo comparado a Deus é como nada. A realidade contingente e dependente é para a realidade absoluta e independentemente como uma sombra para a substância. Como um eco para um trovão. Como uma bolha para o oceano. Tudo o que vemos, tudo pelo que estamos maravilhados no mundo e nas galáxias é como nada comparado a Deus. “Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo” (Isaías 40.17).

7. O ser absoluto de Deus significa que Deus é constante. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele não pode ser melhorado. Ele não está se tornando nada. Ele é quem é. Não há desenvolvimento em Deus. Não há progresso. A perfeição absoluta não pode ser melhorada.

8. O ser absoluto de Deus significa que ele é o padrão absoluto de verdade, bondade e beleza. Não há livro de leis para o qual ele se volta para saber o que é certo. Nenhum almanaque para estabelecer fatos. Nenhuma guilda para determinar o que é excelente ou belo. Ele mesmo é o padrão do que é certo, do que é verdadeiro, o do que é belo.

9. O ser absoluto de Deus significa que Deus faz o que lhe agrada, é sempre correto e sempre belo e sempre de acordo com a verdade. Não há restrições sobre ele que venham de fora dele e que possam impedi-lo de fazer qualquer coisa que lhe agrade. Toda realidade que está fora dele, foi ele quem criou, projetou e governa como a realidade absoluta; então, ele está totalmente livre de quaisquer restrições que não se originam do conselho de sua própria vontade.

10. O ser absoluto de Deus significa que ele é a realidade mais importante e mais valiosa e a pessoa mais importante e mais valiosa do universo. Ele é mais digno de interesse, atenção, admiração e desfrute do que todas as outras realidades, incluindo o universo inteiro.


Autor: John Piper

John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980.

Parceiro: Desiring God

Desiring God
Ministério de ensino de John Piper que, há mais de 30 anos, supre ao corpo de Cristo com livros, sermões, artigos.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Sorriam! Estamos sendo observadas

Jesus diz aos discípulos que a demonstração de amor entre eles atesta que realmente são seus discípulos.