quinta-feira, 28 de março

Cantai ao Senhor um cântico novo

Ouvir Artigo

Música e canto é uma parte única e fundamental do culto corporativo. Única em sua distinção como ato de culto comunitário e participativo – diferente da leitura da Bíblia, oração e pregação da Palavra – por sua natureza unificadora, onde toda a igreja se une em uma só voz para cantar louvores a Deus.

A música também é uma parte importante da identidade cultural escocesa. Quando você visita a Escócia, não demora muito para ouvir as gaitas de foles mundialmente famosas em nossos centros urbanos, o som de artistas de rua nas ruas e a música ao vivo – tradicional ou contemporânea – em muitos de nossos bares e clubes. O Festival de Edimburgo e as Conexões Celtas em Glasgow tornam a Escócia conhecida em todo o mundo como um respeitado centro de música.

“As comunidades de moradias populares estão cheias de talentos criativos, pessoas com algo a dizer, mas sem oportunidade de dizer”. Em nossas comunidades, a música também é uma parte importante da vida. A maioria dos bares locais realiza noites semanais de “open mic” ou “jam sessions”. Muitos músicos e artistas que lutam para conseguir pagar por moradia em áreas mais abastadas, devido a natureza de seu negócio, povoam nossas comunidades. Na indústria da música, apenas alguns “conseguem”. A maioria não. Por causa disso, nossas comunidades estão sempre cheias de talentos criativos e musicalidade. Pessoas com algo a dizer, mas pouco ou nenhum meio ou oportunidade para dizê-lo.

No 20schemes, estamos ansiosos por ver pessoas salvas de seus pecados e depositar sua fé em Jesus. Quando isso acontece, os pecadores resgatados de repente têm a maior e mais excitante história que já tiveram para compartilhar. Eles começam a frequentar a igreja local, eles contam suas histórias (testemunhos) uma vez no dia do batismo, aprendem o repertório de hinos e canções escritas centenas de anos atrás ou mais recentemente por líderes americanos profissionais de “adoração”. Então mantêm suas bocas fechadas, guardam suas histórias para si mesmos e apenas prosseguem com a “vida cristã”.

Ok, então o que você vai fazer sobre isso?
Nós fomos criados à imagem do Criador. Somos uma igreja local cheia de criadores. O plano, portanto, é:

Começar criando um álbum de canções originais e autênticas e hinos escritos por crentes de nossas próprias comunidades locais.
Garantir que o conteúdo seja cuidadosamente planejado e executado para que as histórias locais sejam adequadamente expressas dentro de uma estrutura bíblica e útil.
Produzir um produto de alta qualidade, utilizando, quando possível, recursos em nosso grupo existente de membros/crentes em todos os nossos projetos do 20schemes.
Promover o conceito de incentivar os crentes locais, que são compositores e músicos, a usar suas habilidades dadas por Deus dentro do contexto de suas próprias igrejas locais e deliberadamente não procurar criar artistas além de suas igrejas locais*
Proporcionar, em nossa comunidade, uma plataforma onde todos os crentes locais possam escrever sobre sua fé, expressar criativamente suas alegrias e lutas e aprender ou se desenvolver em como responder ao Salmo 42.10, em vez de apenas ler sobre ele na Bíblia.
Queremos continuar ensinando aos novos crentes hinos e canções existentes e recebê-los naquilo que já fazemos. Usar os hinos e canções bíblicos estabelecidos e bem escritos por todos os nomes familiares usuais, tanto atuais como do passado, enquanto adicionalmente criamos um ambiente onde as igrejas locais também cantem seus próprios repertórios distintos para o aprofundamento dos relacionamentos e encorajamento mútuo.

(*) Não estamos criando novos artistas – esse é um modelo de igreja local. Igrejas locais cantando suas próprias canções, testemunhos, orações, experiências dentro de uma sólida estrutura bíblica e verdadeiro entendimento doutrinário que é, em última análise, uma responsabilidade perante Deus, sua Palavra e, portanto, sua igreja. Também não estamos procurando fazer nada de novo. Não se trata de sermos inovadores; nós não estamos querendo reinventar a roda. Trata-se de permitir que mais histórias da obra de Deus sejam expressas e ouvidas.

Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo. (Sl 33.3)

Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. (Sl 98.1)

A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores. (Sl 144.9)

Aleluia! Cantai ao SENHOR um novo cântico e o seu louvor, na assembleia dos santos. (Sl 149.1)

Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores. (Is 42.10)

Eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome. (Rm 15.9)

Parece maravilhoso, qual é o seu nome mesmo?
Meu nome é Sol Fenne. Eu sou um músico, que fui salvo de todos os meus pecados por Jesus Cristo. Junto com minha esposa Carlie e nossos filhos Hamish e Betsie, eu moro em Gracemount. Somos membros da Niddrie Community Church desde 2008 e agora fazemos parte da equipe de plantação da Gracemount Community Church.

Eu sou um compositor que teve peças apresentadas no Royal Albert Hall em Londres, bem como na BBC Radio 2 e na BBC. Eu também sou um ex-percussionista orquestral profissional e baterista que tocou em diferentes bandas locais e conjuntos nos últimos 20 anos.

Eu não sou ninguém na indústria da música, mas recebi um dom de Deus para a música e uma paixão por isso. Há tantas pessoas lá fora como eu. Meu papel em tudo isso será:

Coordenar e supervisionar o projeto, identificando e utilizando as habilidades e talentos dos outros.
Procurar indivíduos e suas histórias trabalhando com eles e outros compositores e letristas dentro de nossas igrejas.
Incentivar os crentes a “produzir alguma coisa” e depois transformar o que eles produzirem em música.
Há muito talento e habilidade no 20schemes e acredito que nossas igrejas estão cheias de potenciais escritores, compositores e artistas criativos que não têm oportunidade de serem ouvidos, e estou muito animado com tudo isso. Já existe um núcleo central de músicos e compositores em nossas igrejas que formarão a base do projeto.

Nesse meio tempo, já estou planejando vários blogs baseados em música para os próximos meses, onde discutirei “os acontecimentos bíblicos para a composição de músicas” e “a cultura musical da classe trabalhadora da Escócia”.

Então, continue nos acompanhando…

Tradução: Paulo Reiss Junior.

Revisão: Filipe Castelo Branco.

Fonte: Sing To Him A New Song.


Autor: Sol Fenne

Sol Fenne, Coordenador de Música do “20schemes”.

Parceiro: 20schemes

20schemes
20schemes existe para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.