segunda-feira, 18 de março

Lúcia cresceu, e você?

Ouvir Artigo

É surpreendente como o escritor C.S.Lewis traz à luz grandes verdades em suas narrativas. Certa vez, assistindo ao filme “Crônicas de Nárnia – Principe Caspian”, fiquei impressionada com o reencontro entre os personagens Aslan e Lúcia:

“- Aslan, como você cresceu!” – exclama a menina, agora, no segundo episódio, maior e mais velha, e o leão, então, responde àquela jovem:

“- Lúcia, à medida que você cresce, eu cresço também”.

O que Lewis queria nos transmitir? Qual o aprendizado que poderíamos sorver dali?

Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. – Tiago 4:14

O tempo voa! Nossa vida passa ligeiramente. Lembranças invadem nossas mentes como uma fotografia capturada ainda ontem, “outro dia”!

Certamente você, assim como eu, tem lembranças da sua infância, da adolescência… Pois é, como toda mulher, crescemos!

O crescimento da mulher é evidenciado, primeiramente, através de um processo visível de grandes transformações físicas, mudanças que demonstram que aquela menina está se tornando uma mulher.

À medida que o tempo passa, essas transformações não deixam de ocorrer, mas vão se tornando mais lentas, a mulher vai amadurecendo – algumas, porém, simplesmente envelhecem, infelizmente – mas, essa é uma outra conversa!

O fato é que, de repente, olhamos para o espelho e nos deparamos com a realidade de uma “Lúcia” já crescida.

O crescimento físico é um processo natural. Mas, e espiritualmente, será que é possível crescer?

(…) antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! – II Pedro 3:18

Lições Para o Nosso Crescimento Espiritual

  • “Antes,…”

O apóstolo Pedro inicia esse versículo exortando-nos a nos guardar do engano daqueles que, com escárnio, questionam e deturpam as Escrituras. Irmãs, a Palavra de Deus é suficiente, ela é pura e verdadeira, e uma doutrina que não tem base bíblica deve ser rejeitada pela mulher cristã.

  • “(…) crescei…”

Todo ser humano, independente da fé que professa, é um ser espiritual. O grande problema é que, devido a nossa natureza caída, somos totalmente depravados e maus, desde o nascimento (Gn 6:5).

Possuidores de um coração enganoso (Jr 17:9), crescemos naturalmente servindo ao pecado, distantes de Deus (Rm 8:7). Espiritualmente, somos todos natimortos.

Para que possamos desfrutar desse crescimento que Pedro nos insta a buscar, uma coisa nos é necessária: um novo nascimento (Jo 3:3-7).

Portanto, só um ser nascido de novo, nascido do Espírito, pode caminhar rumo ao crescimento espiritual.

Cara irmã, devemos nos avaliar, verificar se já desfrutamos da vida (Jo 3:36), se já podemos ser chamadas filhas (Jo1:12). Se já fomos habilitadas a crescer.

  • “(…) na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…”.

Aqueles que outrora estavam mortos em seus delitos e pecados (Ef 2:1-5) agora passam a ter um Senhor.

Muito embora ainda haja uma guerra sendo travada no interior de todo crente e, consequentemente, de toda mulher cristã (Rm 7:15-24), esse Senhor deve ser honrado e obedecido (Ml 1:6; I Sm 15:22), e ele aponta a direção na qual devemos crescer, na graça e no conhecimento.

A salvação é uma obra graciosa da parte de Deus para conosco (Ef 2:8). É a concessão de um favor que não merecemos e nem temos condições de pagar por ele. Crescemos nesse favor, na graça, à medida que compreendemos que o Senhor foi rico em misericórdia para conosco em não nos dar aquilo que merecíamos (a condenação eterna) e em nos agraciar com aquilo que não merecíamos (a vida eterna em Cristo Jesus).

Muitas mulheres cristãs pecam por achar que teologia é um assunto exclusivamente masculino. Verdadeiramente, não o é!

Teologia é o estudo acerca da Pessoa de Deus. Todo cristão, homem ou mulher, é exortado a crescer no conhecimento do Senhor. Paulo, falando aoscrentes de Corinto, diz que é vergonhoso não ter conhecimento de Deus (1Co 15:34).

Conhecer os atributos de Deus, sua santidade, onipotência, soberania, justiça…, trará para a mulher cristã uma visão de quão grande é o Deus que a resgatou. Ela será confrontada e confortada no momento em que reconhecer quem ela é e quem é o Eu Sou. Isso trará glória a Deus.

Lucia experimentou esse crescimento, na medida em que ela crescia no conhecimento de Aslan, o Leão parecia-lhe ainda maior, nesse sentido, ele crescia também!

Irmã, quão grande é o Seu Deus?

Cada uma de nós tem seu tempo, mas faz-se necessário que o crescimento aconteça, pois através dele somos aperfeiçoadas, unimo-nos em fé, alcançamos completa estatura, deixamos a meninice, a inconstância e seguimos a verdade em amor como um corpo bem ajustado, cuja cabeça é Cristo (Efésios 4:12-16).

Busque, então, ler a Bíblia diariamente e estudar a Palavra constantemente para que você possa crescer na graça e no conhecimento do Senhor, “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6).


Autor: Laise Helena de Oliveira

Laise Oliveira é Coordenadora Pedagógica do Curso Fiel de Liderança, do Ministério Fiel, e formada em Pedagogia. É uma das responsáveis pelo ensino de mulheres da Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos, onde vive com sua família. Laise é esposa de pastor e mãe de três filhas.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.