quinta-feira, 28 de março

Como começar um ministério de misericórdia em sua igreja

Ouvir Artigo

Se você quer que sua igreja ajude pessoas pobres, apenas decida como você fará isso, ache pessoas que precisam ser ajudadas, comece a servir e fale de Jesus enquanto serve.

Bem, admito que deve haver um pouco mais que isso para começar um ministério de misericórdia. Na Guilford Baptist Church, dois anos atrás, iniciamos um ministério que inclui uma despensa de alimentos e atende pessoas sem-teto e jovens em riscos. Baseados em nossa breve experiência, desenvolvemos uma lista extensa de “coisas que devem ser feitas” e “coisas que não devem ser feitas” quando se começa um ministério de misericórdia. Nossas três coisas mais importantes que “devem ser feitas” são decidir como você servirá, achar pessoas e pregar o evangelho.

Decida Como Você Servirá

Pessoas de baixa renda podem ter diferentes necessidades e, talvez, procurarão ajuda que você não lhes poderá oferecer. Por isso, é importante decidir como você servirá à sua comunidade. Você precisa definir que serviços sua igreja oferecerá.

Em nossa igreja, às vezes, temos nos sobrecarregado tentando atender muitas necessidades de uma vez. Pessoas ficam frustradas pelo fato de que não podemos ajudá-las, e o nosso alvo principal de compartilhar Cristo vai, infelizmente, para segundo plano. Por isso, achamos proveitoso criar uma lista de referência de outras entidades e organizações situadas em nossa comunidade que podem ajudar essas pessoas de outras maneiras, que a nossa igreja não pode.

Para decidir como a sua igreja pode servir melhor aos pobres em sua comunidade, equipare as forças do corpo de sua igreja às necessidades de sua comunidade.

A sua igreja está cheia de famílias? Envolva as crianças no servir. Talvez você possa contatar escolas públicas e perguntar como pode servir às crianças necessitadas ali. Ou pode oferecer-se para instruir alunos de baixa renda e, depois, convidá-los para estudos bíblicos.

Você tem grandes conselheiros em sua igreja? Comece um estudo bíblico para viciados em drogas ou meninas grávidas.

Em nossa igreja, começamos uma despensa de alimentos porque estamos cercados de pessoas de fala espanhola que não estão qualificadas para receber o auxílio-alimentação do governo. Coletamos doações de alimentos não perecíveis e produtos de uso doméstico de igrejas e supermercados locais e os distribuímos no terceiro sábado de cada mês depois de um breve culto evangelístico.

Quando você decidir fazer isso, entre em contato com organizações que oferecem serviços semelhantes e obtenha ideias de como estruturar seu ministério. Não há necessidade de inventar coisas novas.

Ache Pessoas

Provavelmente, a coisa mais importante a fazer, ao começar um ministério de misericórdia, é entrar em contato com pessoas. Uma igreja pode ter prateleiras de alimentos, roupas para oferecer gratuitamente e, apesar disso, não ter um ministério de misericórdia. Portanto, ache pessoas carentes através da comunicação com outras organizações e entidades, em sua região, e os informe sobre o que sua igreja pretende fazer. Entre em contato com o departamento local de serviços sociais, entidades beneficentes, centros comunitários e escolas públicas. Envie-lhes os detalhes sobre o seu serviço, para que eles possam espalhar a notícia. Observe áreas de alto índice de criminalidade em sua cidade e distribua panfletos ali.

Achar pessoas nem sempre é agradável. Não foi agradável quando saímos para lugares onde havia trabalhadores diaristas, para distribuir panfletos sobre nossa despensa de alimentos. A princípio, não foi agradável passar algumas horas no abrigo dos sem-teto. Às vezes, é esquisito bater à porta de estranhos para oferecer comida de graça e um convite para um estudo bíblico, como faz um dos pastores hispânicos da Guilford Baptist Church. Mas é extraordinariamente estimulante quando algumas destas pessoas aparecem na igreja ou nos estudos bíblicos e conseguimos compartilhar com elas as boas novas do que Deus fez em Cristo para salvar pecadores.

Lembro que, certa noite, recebi uma chamada de uma mulher sem-teto. Ela disse que, se eu não fosse pegá-la, os oficiais de polícia iriam levá-la para a cadeia por uma noite, porque os abrigos estavam cheios. A amizade daGuilford com aquela mulher eventualmente transformou-se em ministério no nosso abrigo local.

Pregue o Evangelho

Isto é o mais importe: use seu ministério de misericórdia para alcançar perdidos com o evangelho. Isto é o que distingue os ministérios de misericórdia cristãos dos programas sociais que podem ser oferecidos por outras pessoas.

Portanto, insista em vidas arruinadas com a mensagem restauradora da cruz, sempre que você puder. Isto significa fazer o esforço de conhecer realmente pessoas necessitadas. Muitas das pessoas que servimos na Guilford Churchsão imigrantes ilegais e vivem com medo de serem deportados. Várias delas são mães solteiras que sofreram abuso intenso. Alguns são viciados. Vários de nossos contatos moram em tendas por toda parte de nossa comunidade.

Por causa do tipo de vida que os necessitados levam, eles se sentem frequentemente embaraçados em ir a uma igreja para receber ajuda, a menos que sejam convidados calorosamente. Então, encoraje os membros de sua igreja a se envolverem em maneiras específicas pelas quais podem servir e orar por pessoas necessitadas (com sensibilidade à privacidade) que entram em contato com seu ministério, aceitando, assim, amorosamente os pobres em seu meio.

Na Guilford Baptist Church, usamos um banco de dados para atualizar regularmente os arquivos de pessoas que ajudamos. Também mantemos listas de voluntários e doadores. Quando surgem necessidades e pedidos de oração, nós os enviamos por e-mail aos mantenedores. Também pode ser proveitoso criar uma presença na Internet, por meio de um blog ou uma página no Facebook, para ajudá-lo a manter as pessoas informadas e entusiasmadas quanto aos seus ministérios.

O Trabalho Vale a Pena

Embora possua muitos desafios, começar um ministério de misericórdia pode ser um processo bastante simples. E, embora o pecado e a corrupção deste mundo tornem o ministério de misericórdia incômodo e desafiador, louve a Deus porque ele usa nossos esforços para atender às necessidades dos outros e propagar o evangelho que transforma radicalmente e redime.


Autor: Layla Wilder

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.