quarta-feira, 17 de abril

Deus, você e a igreja

Ouvir Artigo

O que você pensa acerca da Igreja de Cristo? Como você a vê? Qual a importância dela em sua vida? Estas são questões muito importantes, cujas respostas revelam sua situação diante de Deus. Quero dizer, seu amor ou desprezo pela igreja revelam seu amor ou desprezo para com o próprio Deus. Por isso, através deste artigo, quero fortalecer sua visão, esperança e amor pela igreja de Cristo. Porém, antes de apresentar-lhe meus argumentos principais trago à sua mente algumas frases anotadas na capa de minha Bíblia:

Onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida com pureza, ali existe uma igreja de Deus, mesmo que ela esteja repleta de falhas.
João Calvino

A igreja não é uma democracia na qual escolhemos a Deus, mas uma teocracia na qual Ele nos escolheu.
John Blanchard

Não vamos à igreja, somos a igreja.
Ernest Southcoot

Sei que a Igreja tem suas tolices, incoerências e irrelevâncias; mas eu a amo, assim como amo minha mãe, a despeito de suas fraquezas e rugas.
Stanley Jones

Estas frases expressam a opinião de alguns homens, mas nada como a opinião do próprio Deus! Por isso, baseando-nos em 1 Coríntios 3, vejamos o que Deus pensa sobre a igreja; como ele a vê; como ele se relaciona com ela; o que ele está fazendo por ela.

Como Deus vê a igreja

Escrevendo para a igreja em Corinto, o apóstolo Paulo é usado pelo Espírito Santo para nos revelar como Deus vê a igreja. Usando figuras de linguagem, ele nos ensina que o Senhor vê a sua igreja como “cooperadores de Deus” (3.9a); “lavoura de Deus” (3.9b); e “edifício de Deus” (3.9c). Interessante que no original grego a palavra Deus precede os substantivos, ficando assim: “De Deus somos cooperadores; de Deus lavoura, de Deus edifício sois vós”. E o propósito disto no grego é salientar vigorosamente que nós, os instrumentos, não temos importância, e enfatizar que tudo é de Deus, e todos pertencem a Deus. Tanto é que no verso 6 e 7 Paulo confirma esta ideia: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento”.

Através destes versos Deus está dizendo: “Dentro da minha igreja não há lugar para personalidades indispensáveis!” Isto significa que devemos pensar menos acerca de nós mesmos ou de qualquer outro líder humano. Eu e você passaremos, mas a igreja prosseguirá vitoriosa. Como alguém disse: “Deus sepulta seus servos, e prossegue nos seus projetos”. Por isso precisamos dizer uns aos outros: “Na igreja de Cristo, eu não sou indispensável! Você não é indispensável! Somente Deus é indispensável!” Alguém disse que pastores e líderes vivem estressados porque se esquecem de quatro importantes leis espirituais, que são:

Deus existe!
Você não é ele!
Arrependa-se! Pare de “dar uma de Deus”.
Faça sua parte e descanse nele.

Deus Honra Sua Igreja

O texto diz: “Porque de Deus somos cooperadores…” (9a). O que significa isto? Isto significa que o Deus todo-poderoso, autossuficiente, e completo em si mesmo, na sua condescendência nos confere a honra de trabalhar na sua seara. Isto me faz lembrar quando eu tinha quatro anos e gostava de ajudar meu pai a lavar o carro. Lembro-me do dia que estraguei boa parte da pintura do capô. Hoje sei que eu mais atrapalhava do que ajudava, porém meu pai me honrava diante de toda família dizendo que eu o ajudava a lavar o carro. Esta era uma forma dele me aproximar de si mesmo, de me amar, de me ensinar a crescer. Da mesma forma, o nosso Deus “que não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo…” (At 17.25a) nos confere a honra de sermos seus cooperadores.

Deus Fortalece Sua Igreja

Ao mesmo tempo em que o texto exalta a primazia da ação sobrenatural e soberana de Deus na edificação da sua igreja, o próprio texto não esconde o fato dele usar seu povo para abençoar o seu povo. No início do capítulo vemos Deus usando Paulo para alimentar a sua igreja (3.2). Depois vemos Deus usando os discursos de Apolo e o ensino de Paulo para conferir o dom da fé a eles (3.5). E, logo em seguida vemos Deus usando a vida de Paulo e Apolo, para plantar e regar (3.6). Logo, concluímos que “Deus fortalece seu povo através do seu povo”.

Isto não é uma teoria fria e morta, mas uma prática comum e observável dentro de toda igreja de Cristo. A cada encontro, formal ou informal, Deus mesmo fortalece seus filhos. Se alguém está necessitado, Deus usa seu povo para suprir sua necessidade. Se alguém está passando por uma luta, ele usa seu povo para fortalecê-lo! Se alguém está entristecido, ele usa seu povo para consolá-lo! Se alguém está confuso, ele usa seu povo para aconselhá-lo! Se alguém está caído, ele usa seu povo para levantá-lo! Se alguém conquista uma vitória, ele usa seu povo para alegrar-se com ele! Por isso, quando a igreja de Cristo se reúne, às vezes ela se assemelha a um salão de festa cheio de celebração! Às vezes, com a sala de emergência de um hospital que acolhe e trata os feridos! Às vezes, como uma reunião familiar permeada com palavras e atitudes de apoio, carinho e exortação! E, às vezes, com uma escola, um centro de ensino e aprendizado. Num mesmo culto, Deus trata das diversas necessidades do seu povo, através da instrumentalidade do seu povo.

Deus Avalia Seu Povo

Dentro de um capítulo de aplicação corporativa encontramos quatro versículos com aplicação individual. Isto significa que Deus se relaciona com a igreja como um todo, e ao mesmo tempo com cada membro individualmente. Paulo fala do seu ministério inicial a favor da igreja e a partir daí passa a falar da responsabilidade de cada membro na edificação da mesma – “veja cada um como constrói” (10). Seu argumento é que o próprio Deus avalia como cada membro realiza a obra da edificação do corpo de Cristo; que Deus vê quem edifica sobre o fundamento prescrito, que é Cristo (vs. 10-11); Deus vê quem ensina e vive a verdade do evangelho (ouro, prata, pedras preciosas). E Deus vê quem fornece um ensinamento inadequado, ou deixa a desejar no seu testemunho (madeira, feno, ou palha) (v.12).

Mas qual o resultado desta avaliação divina? Primeiro: Deus recompensa os fiéis! “Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão” (14). Segundo: Deus disciplina os infiéis! “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano…” (15a). Terceiro: Deus salva a todos! “… mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo” (15b). É maravilhoso saber que Deus salva todos os que são seus filhos! Que ele não desiste de nenhum deles! Nem daquele que faz a obra do Senhor relaxadamente. Contudo, devemos nos perguntar: Por que desperdiçar o privilégio de glorificar com o nosso melhor àquele que é digno de toda honra, glória e louvor? Por que desprezar os galardões que Deus promete aos fiéis?

Deus Protege Sua Igreja

Já ouvi crentes usando os versos 16 e 17 deste capítulo para combater a glutonaria, tabaco, promiscuidade, etc. Porém nestes versos o autor já voltou a falar da igreja de forma corporativa. Sim, o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1Co 6.19), mas estes versos afirmam uma outra maravilha: Que, de forma especial, nós, a igreja de Cristo, somos santuário de Deus (16); e que, se alguém atacar a igreja, Deus mesmo o destruirá! Pois a igreja é território sagrado (17).

Isto significa que, se durante um culto alguém decidir contar o número de pessoas presentes, não deve se esquecer da pessoa mais importante: O próprio Deus!

Muitos de nós estamos preocupados. Vemos certas barbaridades sendo introduzidas ao cristianismo (ex.: misticismo, pragmatismo) e tememos pelo presente e futuro da igreja. Porém, há uma palavra de consolo para nós nestes versos! Explico isto com a seguinte pergunta: O que você faz para defender um leão? Resposta: Você simplesmente senta e assiste ele defender-se a si mesmo! Da mesma forma, a igreja é o corpo de Cristo, e Cristo é o leão de Judá! Podemos ficar tranquilos! Cristo sabe muito bem como proteger, cuidar e preservar sua igreja. Confie nele!

Deus Abençoa Sua Igreja (21-23)

Como muitas igrejas em nossos dias, a igreja em Corinto estava cometendo um grande erro. O erro de depender e se orgulhar de certos líderes a quem estavam ligados. Então, Paulo conduz seus pensamentos para os maiores e melhores tesouros que eles já possuíam em Cristo. Ele os recorda que todos os mestres, dons, sabedoria, e até as riquezas e coisas criadas têm sua origem em Cristo, e que, em Cristo isto tudo já lhes pertencia! Por isso, desprezar a Cristo a fim de depender, exaltar e apoiar-se em alguns mestres humanos é tolice! É empobrecer-se! (21-22).

Nós, igreja de Cristo, precisamos apreciar esta grandiosa declaração e demonstração de amor! Nestes versos, Paulo revela que Deus criou o universo, para sua própria glória, pensando na sua igreja! Que ele espalhou as estrelas no céu por causa da igreja! Que ele criou as flores, montanhas, vales, e pássaros para o aprazimento da sua igreja. Que ele concedeu dons aos homens pensando na igreja! Assim como ele realizou a grande obra da redenção por causa da sua igreja! Não podemos nos esquecer disto! Não devemos desviar a devoção e louvor devido a ele! Nenhum herói da fé, mártir, pai da igreja, teólogo, autor, pastor ou cantor evangélico merece os elogios e dependência que devemos somente a ele.

Cristão, espero que estas considerações o ajudam a fortalecer sua visão, esperança e amor pela igreja de Cristo. Se você encontra-se numa igreja onde a Palavra de Deus é pregada e ouvida com pureza, não se desanime diante dos erros e fraquezas. Faça sua parte, dê um bom testemunho, encoraje seu pastor a continuar pregando a Palavra e ore para que o Espírito a use poderosamente na salvação dos perdidos e edificação dos salvos.

E se o querido leitor ainda não faz parte da igreja de Cristo, o desafio de Deus para você é o seguinte: Creia que “Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia” (1Co 15.3). “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Ro 10.9). E assim você também será introduzido ao que há de mais importante nesta vida: A igreja de Deus!


Autor: Sillas Campos

Sillas Campos é pastor da Igreja Batista Central de Campinas (SP). Formado em Teologia pelo San Diego Christian College (EUA) e mestrando em Teologia pela Liberty University.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.