quinta-feira, 18 de abril

Aids! Uma chamada ao arrependimento

Ouvir Artigo

Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”. (Lucas 13.4-5)

Nosso interesse em notícias sobre calamidades

Se existe algo peculiar à raça humana é o nosso interesse por notícias. E, admiravelmente, as que mais despertam nossa atenção são as notícias sobre calamidades. Através do rádio, da televisão ou dos jornais, estamos constantemente ouvindo a respeito de milhares de pessoas que estão sendo mortas em diferentes partes do mundo. Um dos importantes assuntos de nossos jornais é a AIDS. A mídia não fala com tanta importância quanto deveria a respeito deste assunto; mas o caderno social é o primeiro que a maioria procura ler nos jornais, a fim de saber qual pessoa importante também adquiriu a doença. E, se você começa a perder peso, iniciam-se os boatos dizendo que você está com AIDS!

A tragédia de tudo isso não está no silêncio da mídia oficial, tampouco na excitação da mídia popular, mas na incapacidade de se interpretar a escritura. O que Deus está querendo nos dizer através do flagelo de AIDS? Parece que a maior parte das autoridades em AIDS está interpretando a escritura no sentido de que todos devemos sempre ter preservativos conosco a vida toda ou no sentido de que o Estado deve fornecer gratuitamente milhares e milhares de preservativos, de modo que estes se tornem tão abundantes quanto a grama ao nosso redor. Esse tipo de interpretação errônea não é novidade. O Senhor Jesus Cristo abordou um erro semelhante em seus próprios dias, um erro descrito na passagem bíblica citada no início. Na interpretação dos discípulos, a tragédia mencionada naqueles versículos alcançou somente aqueles que avançaram muito em seu pecado. Esse tipo de interpretação também estava errada.

A AIDS é um julgamento, mas…

É verdade que o flagelo de AIDS, de alguma maneira, está relacionado com Deus. Ele mesmo disse: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”. (Is 45.7).

Porém não é correto pensar que aqueles sobre os quais este flagelo vêm são mais ímpios do que os não atingidos por ele. Quando Deus envia julgamento sobre a terra, os inocentes também são destruí- dos nele. O dilúvio da época de Noé assolou inclusive aqueles que haviam acabado de nascer.

Quando Deus fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra, Ele poupou os bebês? Portanto, não devemos pensar que são maiores pecadoras do que nós as pessoas cujas vidas estão sendo consumidas pela AIDS. Algumas delas estão indo para o sepulcro por causa da irresponsabilidade criminosa de seus cônjuges.

Uma correta interpretação da AIDS

O Senhor Jesus disse que a maneira correta de interpretarmos a escritura é vê-la como uma chamada para que todos nos arrependamos. Ele afirmou: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”.

O fato de que este flagelo ainda não o apanhou indica que até agora você está na época da graça de Deus.

Não significa que você não é um pecador. Sempre que seus olhos virem alguém morrendo de AIDS, você deve afirmar: Pela graça de Deus, não estou nesta situação. O bondoso Deus ainda está lhe dando oportunidade para se arrepender de todos os seus pecados e experimentar o perdão que Ele concede a todos os que crêem em seu Filho. As calamidades têm o propósito de causar reflexão e levá-lo a meditar sobre como Deus vê a sua vida. Ele está feliz com a sua maneira de viver?

A resposta é o arrependimento, e não preservativos

Enquanto a AIDS continua ceifando dezenas de milhares entre nós, não caiamos na onda das campanhas dos preservativos. A escritura não pode ser obscurecida por homens de negócio que desejam ganhar espaço no mercado, oferecendo-lhe seus invendáveis preservativos. Deus o está chamando a acertar a sua vida com Ele, antes que você também seja conduzido à eternidade. A morte está à espreita pelas ruas. Talvez você seja a próxima vítima. Esteja certo de que já está preparado para quando chegar a sua vez, quer seja por causa da AIDS, quer não. Reconheça e abandone seus caminhos pecaminosos. Não endureça seu coração. Em Cristo existe salvação plena e gratuita para todos que vierem a Ele com verdadeiro arrependimento e fé. Amém!


Autor: Conrad Mbewe

Pr. Mbewe é pastor da Igreja Batista Kabwata em Lusaka, Zâmbia. Foi preletor da Conferência Fiel no Brasil, autor de vários artigos e faz parte do núcleo da Reforma África Austral. É conhecido pelo seu amor para com o Senhor e fidelidade à Sagradas Escrituras. Veja o seu artigo na revista “Fé Para Hoje”, nº16, com o título “Pureza Pastoral”.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.