• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Como um pastor deve proceder em um culto fúnebre?

Brian Croft 02 de Agosto de 2016 - Práticas da Igreja

Iniciar um culto fúnebre pode fazer alguém se sentir tão estranho quanto aquelas primeiras palavras que você fala para a família que acaba de perder seu ente querido. No entanto, por causa da atenção que as pessoas dão nesses momentos, devemos aproveitar a oportunidade para escolher cuidadosamente nossas palavras, visto que elas definirão o tom de todo o funeral. Uma boa regra de ouro é sempre cuidar para que Deus fale antes de você. Tenha em mente isto: embora existam diferentes tipos de pessoas presentes no funeral, todos estão, cada um do seu modo, perguntando: “Deus, por quê?”.

Escolha uma passagem da Escritura que remova completamente as perguntas, tristeza e ceticismo, por declarar o caráter imutável do nosso grande Deus. Prepare-se de forma que você possa se levantar, se dirigir ao púlpito e, em seguida, diga: “Ouçam estas palavras sobre nosso grande e imutável Deus...”.

Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre (Salmos 145:17-21).

As palavras de Deus serão sempre mais poderosas, profundas e penetrantes do que as nossas. Comece por permitir que Deus acabe com as dúvidas, por falar primeiro. Depois de ter preparado uma recepção para aqueles que tem um interesse especial na reunião, prepare os outros aspectos da liturgia do culto fúnebre em torno de cinco áreas, perguntando como o evangelho pode ser retratado com precisão em cada uma delas: oração, louvor, leituras bíblicas, eulogia e sermão.

 


 

Tradução: William Teixeira

Revisão: Camila Rebeca Almeida

Original: What should be the opening words of a funeral service?

Hits: 2847


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Brian Croft
Autor Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering...



Practical Shepherding
Parceiro Practical Shepherding

O ministério Practical Shepherding fornece conteúdo centrado no evangelho que visa equipar pastores e líderes nas questões práticas...

Produtos Relacionados

Não há produto relacionado