quinta-feira, 7 de julho

A membresia da igreja

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O que você pensaria de uma mãe e um pai que, após o seu filho recém-nascido ser trazido ao mundo, o abandona para se defender sozinho? Isto seria desastroso para o filho, e os pais seriam culpados de abuso infantil. O que Jesus faz com seus filhos espirituais recém-nascidos? Aqui está, ao menos em parte, a essência e significância da membresia de igreja.  Aqueles que são chamados pelo Pai, comprados pelo Filho, e nascidos de novo pelo Espírito Santo não são abandonados para se defenderem sozinhos contra o mundo, a carne e o diabo. Jesus leva seus filhos recém-nascidos que foram batizados para dentro da igreja invisível pelo Espírito Santo, e ele as batiza para dentro da igreja visível no sacramento do batismo com água. Através do batismo de água, Jesus traz novos crentes e filhos de crentes para dentro da igreja visível também. Quando uma pessoa é batizada com água no nome do Deus triúno, ela é adicionada à membresia da igreja visível e lá deve ser cuidada e nutrida espiritualmente.

Estou convencido de que uma das razões que a membresia de igreja não é estimada como deveria é porque ela não é entendida como um meio pelo qual o Bom Pastor cuida e provê para suas ovelhas. A igreja é o seu rebanho. Ele entregou sua vida pelas suas ovelhas. Ele as comprou pelo preço de seu próprio sangue, e ele não as abandona nessa terra para se defenderem sozinhas, separadamente e individualmente. A Confissão de Fé de Westminster afirma: “O batismo é um sacramento do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo (…) para solenemente admitir na Igreja visível a pessoa batizada” (28.1). Alguém pode perguntar: onde a membresia é encontrada na Bíblia? A resposta é, na prática do batismo com água. No Novo Testamento, quando alguém crê, é batizado, e pelo seu batismo ele é adicionado na membresia da igreja visível, sob a autoridade e cuidado de líderes que atuam como pastores. É assim que Jesus cuida da sua igreja na terra. Aquelas três mil almas que foram batizadas no Pentecoste foram adicionadas à membresia da igreja em Jerusalém sob os cuidados dos Apóstolos.

Muitos falham em enxergar a conexão entre batismo e membresia, e, portanto, falham em enxergar a significância da supervisão e cuidado que é estabelecido quando uma pessoa é batizada e adicionada à membresia da igreja. Sem membresia, é impossível para um líder da igreja determinar por quais das ovelhas de Cristo ele é responsável. Pedro exorta os presbíteros da igreja em 1 Pedro 5.2–3, dizendo: “Pastoreiem o rebanho de Deus que está entre vocês, exercitando supervisão (…), não dominando os que estão sob seu comando” (tradução do autor). A New American Standard Bible traduz a frase “os que estão sob sua responsabilidade” como “os que foram atribuídos à sua responsabilidade.” O Bom Pastor tem confiado suas ovelhas à responsabilidade e cuidados de certos presbíteros que atuam como seus subpastores. Certamente, os Apóstolos sabiam quais ovelhas Cristo os colocou para supervisionar. Sem membresia por batismo, os Apóstolos não saberiam quais pessoas pertenciam a Jesus e por quem eles eram responsáveis. Sem membresia, as ovelhas não podem saber quem são os pastores que devem seguir e a quem devem obediência. O autor de Hebreus exorta os crentes: “Obedecei a vossos líderes, sendo-lhes submissos, pois eles estão cuidando de vós, como quem há de prestar contas” (13.17, A21).

Quando alguém é adicionado à membresia da igreja invisível ou espiritual, é “liberto do império das trevas e transportado para o reino do Filho amado de Deus” (Cl 1.13, tradução do autor). Para crentes, a membresia na igreja visível ou física na terra corresponde à membresia na igreja invisível ou espiritual. Não há maior privilégio que possa ser concedido ao homem na terra. Ser transferido do mundo (um império de morte, escuridão e condenação) para a igreja (um império de vida, luz e amor redentor) é a maior bênção dada ao homem nesta terra. É na igreja visível que Jesus provê para nós um suprimento abundante dos meios para nosso crescimento espiritual: Palavra, sacramentos, oração, comunhão, disciplina, etc.

De fato, a prática da disciplina eclesiástica pressupõe o conceito de membresia em um corpo visível local. Em Mateus 18.17, Jesus se dirige a um crente não arrependido quando ele diz: “E, se [ele] recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.” Supõe-se que a pessoa está em comunhão com Jesus e sua igreja, mas se não se arrepender, ela deve ser removida da comunhão da igreja. Paulo certamente via isso desta forma quando ele removeu o homem não arrependido em 1 Coríntios 5.2. Ele escreve: “Que aquele que fez isso a vocês seja removido do meio de vocês” (tradução do autor). Se não há membresia, então a ideia de remover alguém da igreja não tem sentido. Só tem sentido remover alguém da igreja se ele for membro na aliança com o povo de Deus, unido a Cristo em seu corpo. O Apóstolo Paulo afirma em Romanos 12.5: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (ACF).

Membresia no corpo de Cristo é o resultado da união com Cristo. Pelo batismo do Espírito Santo (uma realidade interior, invisível e espiritual), crentes são unidos a Jesus e se tornam parte da sua igreja universal, e pelo batismo com água (um sinal exterior, visível e físico) crentes e seus filhos são enxertados na igreja visível, sob o cuidado dos presbíteros. Membresia é sobre cuidado espiritual e responsabilidade. É a bênção de pertencer à noiva de Cristo, e o benefício da supervisão pastoral dele. É na igreja que o senhorio de Cristo é mais claramente manifesto conforme os membros se reúnem no dia do Senhor, providenciam suporte com dízimos e ofertas, usam seus dons espirituais para ministrar uns aos outros e proclamam o evangelho dele por todo o mundo.

Publicado originalmente em Ligonier Ministries.

Tradução: Alex Motta. Revisão: Pedro Henrique Lima de Oliveira.


Autor: Roland Barnes

Rev. Roland Barnes é pastor sênior da Trinity Presbyterian Church (PCA) em Statesboro, Ga. Ele também faz parte da diretoria da Sociedade Missionária Cristã (Christian Missionary Society).

Parceiro: Ministério Ligonier

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Ministério do pastor R.C. Sproul que procura apresentar a verdade das Escrituras, através diversos recursos multimídia.

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