• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Ambição pela glória de Deus no local de trabalho (Parte 1)

Dave Harvey 27 de Janeiro de 2017 - Vida Cristã

Há alguns anos, eu escrevi o livro Resgatando a Ambição [Editora Fiel] e convoquei a um resgate. Eu desejava desviar a ambição das muitas motivações más e colocá-la em ação para a glória de Deus. Eu quis que os cristãos percebessem que para compreender a nossa ambição, devemos entender que estamos em uma busca por glória. E onde encontramos a glória determina o sucesso da nossa busca. Desde que escrevi esse livro, muitos sugeriram que eu abordasse o propósito de Deus para a ambição no ambiente de trabalho e na vocação diária. O que segue é a primeira parte de uma série em várias partes sobre o resgate da ambição no ambiente de trabalho.

“Se você pudesse dizer algo aos cristãos envolvidos no mundo dos negócios, o que seria?”

Eu fiz a pergunta a um amigo, um bem-sucedido diretor executivo de várias empresas há muitos anos no mercado. Em quatro décadas de liderança, ele tinha visto cristãos de todos os tipos, formas e tradições no local de trabalho. E, para ser sincero, ele não ficou impressionado.

Diante de mim, ele disse: “Eu diria a eles que é certo aos cristãos competirem no mercado”. Ele prosseguiu explicando que há uma maneira dos cristãos compreenderem a piedade que parece remover a sua motivação por realizações.

Os cristãos se tornaram tão modestos que aspiravam por pouco. A humildade era uma ambição sufocante. E em suas mentes era bom, porque a ambição é má.

Meu amigo executivo estava combatendo algo importante. A ideia de ambição — buscar glória, valorizar grandes sonhos e se esforçar para alcançá-los — é embaraçosa para os cristãos no mercado. Talvez isso ocorra porque no debate cultural, a ambição muitas vezes tem uma má reputação. A ambição gera suspeitas. Esconde aqueles lugares obscuros na alma onde germinam a agressividade, o orgulho e a competição fria e calculista. A ambição tem fome insaciável de dinheiro, poder e prestígio. Sempre deseja, nunca fica satisfeita. Ou parece ser assim.

Nós todos conhecemos “essa pessoa”. Na verdade, oramos para que não nos tornemos “essa pessoa”. Você sabe, o chefe difícil de lidar, o colega de equipe que vence a qualquer custo, o suposto amigo que usa pessoas para subir na escada social. Shakespeare o resumiu bem: “Eu te desafio, põe de lado a ambição: por causa desse pecado, caíram os anjos”.[1]

Adeus ambição, olá felicidade! Certo?

Eu não tenho tanta certeza.

Mas acho que meu amigo está certo. Quando se trata de cristãos no ambiente de trabalho, a ambição precisa ser resgatada.

Resgatada do quê?

Resgatada do egoísmo

Em sua forma mais santa, a ambição é simplesmente o desejo de usar nossos dons para a glória de Deus. Há um impulso inerente em nós para criarmos e produzirmos de uma maneira que reflita o próprio Criador. Em Gênesis 1-2, somos ordenados a sermos fecundos e nos multiplicarmos para enchermos a terra, subjugarmos a terra e termos domínio sobre ela. Antes do advento do pecado, Adão agia em harmonia com o modo que foi criado: trabalhava no jardim, iniciava um trabalho frutífero, dedicava-se à criação na presença de Deus. A ambição era originalmente nobre porque expressava um instinto de produzir para a glória de Deus.

Se você quiser encontrar a fórmula bíblica para a ambição nos negócios, pode começar com o mandato da criação — encaminhe-se para o trabalho intenso, a capacidade de inovar, a visão para construir — tudo isso vinculado à criação. As pessoas criadas à imagem de Deus deveriam estar envolvidas no mundo dos negócios. Então, onde está o problema?

Contudo, a ambição foi corrompida na queda. O coração de Adão foi corrompido, ficou contaminado com um profundo desejo de ser “como Deus” (Gênesis 3.5). A glória de Deus foi desviada para a busca da glória pessoal. A ambição se curvou para dentro e se tornou egoísta. E isso é o que foi transmitido para nós. Nossa ambição natural não é mais glorificar a Deus ou refletir a Deus. Queremos substituir Deus e entronizar o eu.

O que poderia ser mais insensato do que tentar destronar a Deus? Imagine se eu disputasse um negócio totalmente dependente de contratos do governo. E um dia eu decidisse me revoltar contra o governo, e rasgasse todas aquelas especificações governamentais. O governo quer 10.000 unidades em cinza e branco? Vamos lhe dar cinquenta mil na cor amarela. Nós recrutamos a nossa equipe de marketing a partir da Al Quaeda.[2]  O que você pensa que acontecerá com minhas perspectivas de negócios? Você acertou, a empresa fracassa e, na verdade, eu vou preso. Essa é a queda do homem em toda a sua estupidez. Essa é a corrupção da ambição.

Quando a ambição busca a sua própria satisfação, seja nos negócios ou na vida, deixa de produzir o que deveria. Torna-se, na linguagem do livro de Tiago, “sentimento faccioso”, produzindo “confusão e toda espécie de coisas ruins”. Mas no evangelho não há apenas resgate de nós mesmos, há resgate das nossas ambições. Nós redescobrimos a alegria de viver para a glória de Deus e para o bem dos outros. Nosso trabalho, inovação e visão são investidos em direção ao proveito nesse mundo e no vindouro.

(Essa é a parte 1 de uma série de cinco partes: “Resgatando a ambição no ambiente de trabalho”).

 

#1: Shakespeare, Rei Henrique VIII, ato 3, cena 2.

#2: Grupo terrorista islâmico.

 

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: RESCUING AMBITION IN THE WORKPLACEHOMEAM I GODLY?RESCUING AMBITION IN THE WORKPLACE

Hits: 996


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Dave Harvey
Autor Dave Harvey

Dave Harvey é pastor na Convenant Fellowship Church, Pennsylvania (EUA), que faz parte da família de igrejas do ministério Sovereign Grace. Dave...



Am I Called?
Parceiro Am I Called?

Toda semana, diversos homens (muitas vezes jovens, mas também de outras faixas etárias) lutam com uma pergunta incômoda. Eles tem sonhos e...

Produtos Relacionados

Não há produto relacionado