quinta-feira, 28 de março

Como um pastor realiza o aconselhamento pré-matrimonial?

Ouvir Artigo

Eu inicio o aconselhamento pré-matrimonial com um jovem casal em nossa igreja nesta noite. Muitas vezes, recebo perguntas sobre aconselhamento pré-matrimonial. No entanto, aconselhar aqueles que se preparam para o casamento pode ser muito complexo e complicado a ponto de ser difícil saber como realizar o aconselhamento através de um modelo. Contudo, as muitas perguntas que têm sido feitas a mim ultimamente me estimularam a escrever sobre esse tipo de aconselhamento na forma de um modelo. Isso é tudo o que estas 3 sugestões são: um modelo que eu espero possa ser aplicado aos vários contextos que são representados por aqueles que leem este blog.

À luz da tendência de simplificar ou facilitar para o seu casal de noivos que tem muito a fazer, aqui há 3 áreas que considero muito úteis e abrangentes, tanto se você tem poucas semanas quanto se tem “muitas semanas à vontade” antes do grande dia.

Leia e estude a Palavra de Deus

Sempre comece aqui. Ignore todos os materiais que vendem a você um guia de estudos dos “10 passos para um casamento feliz” e mostre a esse casal que está se preparando para o casamento o que Deus diz sobre o casamento e o que Deus espera do casal no casamento. Use toda a Bíblia e não somente Efésios 5 e 1 Pedro 3. Use Gênesis 1-3, Provérbios 5, Cântico dos Cânticos, Oséias e outros livros e passagens do Antigo Testamento que claramente falam sobre o desígnio e propósito de Deus no casamento cristão. Penso que é mais útil dar-lhes passagens para lerem juntos por conta própria e depois discuti-las como parte do seu tempo de aconselhamento.

Use um questionário para avaliar as áreas essenciais da vida conjugal

Há milhões de opções, desde testes de personalidade até muitas páginas de avaliações, para serem usadas. Seja sábio no que você usa para se certificar de que essa ferramenta abra as portas certas da conversa nas áreas que precisam ser discutidas: crescimento espiritual, vida familiar, finanças, filhos, modo de comunicação, familiares e outras áreas que devem ser abordadas em um aconselhamento antes do casamento. Diferentes tipos de questionários podem funcionar como uma ferramenta para realizar isso, se usados adequadamente.

Leia um livro sobre casamento

Escolha um excelente livro para que o casal leia junto e venha pronto para discuti-lo com você. O livro que eu mais gosto de usar é “Quando Pecadores Dizem ‘Sim’” (Editora Fiel), escrito por Dave Harvey. Ele trata das questões do pecado do coração que muitas vezes causam conflitos no casamento. Ele também tem um guia de estudo que você pode comprar com o livro para ajudar a conduzir o seu tempo com o casal. Verifique a minha página de Recursos Recomendados para ter mais sugestões.

Lembre-se que este é apenas um modelo que espero poder ajudá-lo a pensar no que será melhor para os casais em sua igreja que estão se preparando para o casamento. Eu tento agendar seis sessões com cada casal.

Pastores, que recursos vocês têm considerado úteis?

 

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: How does a pastor approach pre-marital counseling?


Autor: Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

Parceiro: Practical Shepherding

Practical Shepherding
O ministério Practical Shepherding visa equipar pastores e líderes de igrejas nas questões práticas do ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.