• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Por que abrandar a necessidade de arrependimento prejudica os pobres

Mez McConnell 23 de Agosto de 2016 - Evangelização

Precisamos dar duro em nossa explicação do arrependimento bíblico verdadeiro quando trabalhamos com os pobres (ou com qualquer pessoa). Sentir-se mal por ter feito algo errado e arrepender-se dos pecados são dois atos completamente diferentes que produzem dois frutos duradouros muito diferentes na vida da pessoa.

O pecado é algo sério para Deus e nos separa dele. O arrependimento significa dar as costas para aquele pecado. A dificuldade pastoral aparece justamente no fato de que o arrependimento pode parecer algo bem diferente quando lidamos com vidas destruídas e caóticas.

Um exemplo é o de Inocência, uma garota de treze anos de idade do norte do Brasil. Ela viveu nas ruas durante a maior parte do tempo de sua curta vida. Seus pais a abandonaram quando ela tinha cinco anos e desde os seis anos ela vendeu seu corpo para comprar comida e alimentar seu vício de cheirar cola. Quando a encontramos, sua vida era uma miséria. Um dos braços dela não tinha mais os movimentos, fruto de uma briga na rua, todos os seus dentes haviam caído e ela havia sido estuprada inúmeras vezes.

Certo dia, quando ela ouviu sobre a verdade transformadora de Deus, a respeito de sua posição pecaminosa perante ele, e as boas-novas acerca do que Cristo havia feito, ela quis se arrepender imediatamente. Oramos com ela e acreditamos que fez uma profissão genuína de fé.

Vários dias depois encontramos a Inocência semiconsciente na rua, com uma sacola de cola industrial aos seus pés (infelizmente essa cola é muito mais letal do que a heroína). Meu grupo brasileiro estava devastado e irado; o arrependimento dela parecia tão genuíno!

Colocamos a moça de pé. Ela tomou um banho em nosso centro, e conversamos com ela a respeito do compromisso que ela tinha feito com Cristo. “Pastor Mez”, disse ela, “eu amo Jesus. Tenho dado as costas para o meu pecado. Na noite passada eu rejeitei um cliente e agora tenho cheirado apenas seis sacolas de cola ao invés de dez”. Ela sorriu toda orgulhosa e eu me senti humilhado. Será que eu esperava que ela fosse o produto final no momento da conversão?

Os arrependimentos nos conjuntos habitacionais da Escócia não são muito diferentes, embora nem sempre tão extremos assim. O que dizer de um homem que chegou a Cristo, tem três filhos com duas mulheres diferentes e deseja abandonar seu passado pecaminoso e abusivo para ser um pai piedoso para seus filhos? O que o arrependimento significa para ele? De uma maneira ou de outra, não será algo simples. Para uma pessoa em situação complicada, o arrependimento envolve tomar decisões difíceis e lidar com as consequências de um estilo de vida egoísta e pecaminoso.

Sharon era uma mulher por volta de trinta anos com uma história terrível. Teve quatro filhos e todos foram tirados dela pelas autoridades locais. Cumpriu várias sentenças prisionais por pequenos furtos e entorpecentes. Era escandalosa e audaciosa, além de ser a líder de uma gangue de ladrões na comunidade onde vivia. Chegou a um centro de visitação onde eu era voluntário e me ouviu explicar o evangelho quando compartilhava o que Cristo fez em minha vida. Ela veio a mim cheia de lágrimas nos olhos e disse: “Eu quero Jesus na minha vida. Quero ser transformada como você foi”. Simpatizei com ela.

Olhei para ela e disse: “Isso vai lhe custar caro e você precisa saber disso. Eu tive de dar minhas costas para tudo que conhecia, incluindo meus amigos e até mesmo alguns familiares, para crescer verdadeiramente como cristão. O que você vê em mim hoje representa dez anos de um crescimento doloroso. Isso não acontece da noite para o dia. Jesus pede que avaliemos o preço antes de decidirmos segui-lo. Cristo não quer que nos enganemos achando que a vida com ele será mais fácil. Na realidade, provavelmente é mais difícil à medida que nossos amigos nos rejeitam e não compreendem nossas motivações para abraçar essa nova vida. Por que você não volta para casa, pensa sobre isso e volta amanhã? Se você acha que Deus está realmente lhe chamando ao arrependimento e a dar as costas para o seu pecado, me encontre aqui amanhã às 10h”. Nunca mais tive qualquer notícia dela.

Será que fiz a coisa certa? Creio que sim. Desde então fiz isso várias vezes. Ao trabalhar com pessoas vulneráveis, a tentação é empurrá-las para algum tipo de compromisso em seu estado emocional fragilizado. Isso é feito facilmente, e pessoas com históricos mais pobres podem ser tranquilamente manipuladas para seguir Cristo por uma série de razões. Mas o arrependimento genuíno é uma obra do Espírito de Deus, e prestamos um tremendo desserviço se não apresentarmos a essas pessoas o verdadeiro preço de se segui-lo.

Uma das minhas perguntas favoritas para viciados em drogas que chegam ao meu escritório e me perguntam se podem “ser salvos” é: “Do que você está preparado para abrir mão para seguir Jesus Cristo?”. Se a resposta for “tudo”, então eles não estão preparados e não compreendem a mensagem do evangelho. A resposta comum é: Mez, eu farei qualquer coisa”. Minha resposta é: “Qualquer coisa? Você tem certeza? Está certo. Me dê seu telefone para que eu retire seu chip e apague seus contatos do tráfico de drogas”. Noventa e nove por cento das vezes eles se levantam e vão embora. Se são incapazes de pagar aquele preço, não irão pagar o preço de seguir Cristo.

 

Direitos: Trecho do livro Igreja em Lugares Difíceis, futura publicação da Editora Fiel

Hits: 2117


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Mez McConnell
Autor Mez McConnell

É pastor sênior da Niddrie Community Church, Edimburgo, Escócia. É fundador do 20schemes, um ministério voltado para...



20schemes
Parceiro 20schemes

20schcmes existe para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia. Nosso desejo de longo prazo...