Transcrição do vídeo
Jesus disse: é mais fácil passar um camelo pelo fundo da agulha que um rico entrar no reino de Deus. Ele afirma que, quando se tem dinheiro, riqueza material e conforto, você se sente invencível, como se não precisasse de Deus; em seu retrato externo, você não se sente como o menor, não sente carência espiritual. Dessa forma, as pessoas ficam cada vez mais difíceis, amarguradas… e cada vez mais intelectualmente distantes da verdade do Evangelho.
Em nossas comunidades, as pessoas não estão felizes, mas têm mais chance de admitir que são pecadores, que a vida não é perfeita, que há um problema. Em nossas comunidades, as pessoas creem no sobrenatural. É muito difícil encontrar ateus em comunidades carentes, comunidades economicamente desfavorecidas. Embora possível, o problema das pessoas não é com Deus, mas com o conceito de igreja. Muitos veem a igreja como uma instituição intelectual de classe média, e não deixa de ser.
Então, essa é a batalha apologética que travamos. Nas comunidades ricas, as pessoas têm dois carros na garagem, uma bela casa e uma boa conta bancária. De muitas formas, é mais difícil de alcançá-los, pois todo esse bem-estar e conforto os faz pensar que são invencíveis, que não precisam de nada fora de si mesmos. Sempre digo que meus amigos que trabalham e evangelizam nessas comunidades estão em uma situação bem difícil.
Vídeo do livro Igreja em Lugares Difíceis, de Mez McConnell e Mike McKinley, publicado pela Editora Fiel.