Não é incomum acharmos pessoas que asseveram que a Bíblia contém erros. Essa opinião não se harmoniza com as afirmações da Bíblia a respeito de si mesma ou com a opinião histórica da igreja cristã. O que pretendemos dizer quando afirmamos que a Bíblia é inerrante? Como podemos sustentar essa afirmação à luz de alegadas discrepâncias na Bíblia?
O vocabulário da inerrância[i]
Até meados do século XVII, todas as pessoas que confessavam o nome de cristão aceitavam a Bíblia como totalmente verdadeira em todos os assuntos que afirmava. Com a elevação da razão humana no Iluminismo, algumas pessoas começaram a ter uma opinião mais cética a respeito de textos anteriormente sagrados. Algumas pessoas começaram a julgar a revelação (ou seja, a Bíblia) com fundamento em sua própria razão humana, rejeitando e criticando várias porções da Escritura baseadas no que parecia ser razoável ou provável para elas. Muitos desses críticos queriam manter alguma conexão com a igreja cristã, enquanto, ao mesmo tempo, tornavam-se os árbitros decisivos da verdade. É claro que o testemunho histórico da igreja sobre a veracidade total da Escritura tem continuado apesar dos desafios, mas os críticos da verdade ainda são vistos até hoje.[ii]
Nos últimos 50 anos, devido ao crescente debate cristão sobre a verdade da Escritura, desenvolveu-se um vocabulário para resumir várias afirmações sobre a veracidade da Bíblia. Em seguida, apresentamos alguns dos termos regularmente usados:
• Inerrante/Inerrância. A doutrina da inerrância, ou a afirmação de que as Escrituras são inerrantes, significa que a Bíblia é completamente verdadeira em todas as coisas que os autores bíblicos dizem — ou em detalhes geográficos, ou cronológicos, ou teológicos. Defensores da inerrância sustentam o ponto de vista verbal da inspiração. Ou seja, embora os autores humanos da Escritura tenham sido redatores pensantes, Deus superintendeu de tal modo o processo de escrita que cada palavra escrita estava de acordo com a vontade dele. As palavras foram divinamente guardadas de qualquer erro. Wayne Grudem oferece esta definição proveitosa de inerrância: “A inerrância da Escritura significa que nos originais a Escritura não afirma qualquer coisa que seja contrária aos fatos”.[iii] De modo semelhante, Kenneth Kantzer escreve: “Em palavras simples… a inerrância afirma que a Bíblia nos diz a verdade e nunca nos diz o que não é verdade”.[iv]
• Infalível/Infalibilidade. De acordo com os dicionários modernos, infalível também significa “incapaz de erro”.[v] Entretanto, a palavra tem assumido conotações mais restritas nos debates atuais sobre a Bíblia. Afirmar que as Escrituras são infalíveis significa dizer que são isentas de erro nas questões de teologia e fé. Essa opinião, às vezes, também é chamada inerrância limitada. Defensores da inerrância plena afirmam que as Escrituras são infalíveis, mas nem todas as pessoas que afirmam a infalibilidade da Bíblia afirmam também a inerrância plena. A palavra infalível é mais fraca em conotação e não inclui em si a afirmação de que a Bíblia é livre de todo erro (intencional ou não intencional, teológico ou não teológico). Aqueles que são menos familiarizados com as conotações restritas da palavra infalível podem usá-la inconscientemente como sinônimo de inerrante.
• Inspirada/Inspiração. Afirmar a Bíblia como divinamente inspirada significa afirmar que Deus estava, de algum modo, por trás de sua escrita. Sem esclarecimento adicional, essa afirmação é mais ambígua que os termos anteriores. Alguns que afirmam a Bíblia como inspirada também diriam que documentos não bíblicos são inspirados ou que Deus continua a inspirar pessoas da mesma maneira hoje. Defensores da inerrância afirmam que a Bíblia é inspirada de maneira singular, verbal e plenária (“cada palavra por completo”). Quanto a uma breve discussão de opiniões diferentes sobre a inspiração, veja a Questão 3 (“Quem escreveu a Bíblia: humanos ou Deus?”).
• Neo-ortodoxo/Neo-ortodoxia. “Neo-ortodoxia” significa, literalmente, “nova ortodoxia”; é uma palavra usada para descrever um movimento teológico dos anos 1920 até os anos 1960. Os eruditos neo-ortodoxos costumam afirmar que Deus se revelou na história por meio de atos poderosos, mas que seres humanos falíveis registraram esses atos imperfeitamente. De acordo com os teólogos neo-ortodoxos, esses escritos se tornam a Palavra de Deus quando são proclamados de novo e as pessoas têm um encontro existencial com o Deus vivo. Embora a neo-ortodoxia não seja mais um movimento reconhecível, as obras de teólogos neo-ortodoxos (como Karl Barth, Emil Brunner) continuam a exercer influência.
• Confiável/Verdadeira/Autoritária. Às vezes, alguns críticos acusam que palavras como inerrante e infalível não se encontram na Escritura e se focalizam erroneamente em negação (ou seja, nenhum erro). Não seria melhor, perguntam eles, usar termos positivos como confiável, verdadeira, autoritária? Embora essas afirmações positivas sejam benéficas, o debate moderno sobre a Escritura demanda a precisão de palavras como inerrante (bem como os comentários explicativos sobre o que inerrante significa e não significa). Um vislumbre na história da teologia cristã mostra que novos termos e qualificações são exigidos para se combater o erro teológico.
O artigo acima é um trecho adaptado com permissão do livro Hermenêutica fiel: Introdução à interpretação bíblica, de Robert L. Plummer, Editora Fiel (em breve).
CLIQUE AQUI para acessar os demais artigos que são trechos deste livro.
[i] Os cristãos discordam quanto à maneira de articular e qualificar a doutrina da inerrância. Veja Stanley N. Gundry, J. Merrick e Stephen M. Garrett, eds., Five Views on Biblical Inerrancy (Grand Rapids: Zondervan, 2013).
[ii] Novos desafios contra a inerrância continuam a aparecer. Quanto a uma defesa moderna da inerrância em oposição a detratores recentes, veja Steven B. Cowan e Terry L. Wilder, eds., In Defense of the Bible: A Comprehensive Apologetic for the Authority of Scripture (Nashville: B&H Academic, 2013); Norman L. Geisler e William C. Roach, A Inerrância das Escrituras: Confirmando a Exatidão das Escrituras para uma Nova Geração (Guarulhos: Editora Vida, 2022); Vern Sheridan Poythress, Inerrancy and the Gospels: A God-Centered Approach to the Challenges of Harmonization (Wheaton: Crossway, 2012); e G. K. Beale, The Erosion of Inerrancy in Evangelicalism: Responding to New Challenges to Biblical Authority (Wheaton: Crossway, 2008).
[iii] Wayne Grudem, Systematic Theology: An Introduction to Biblical Doctrine, 2a ed. (Grand Rapids: Zondervan Academic, 2020), p. 85 [edição em português: Teologia Sistemática, 2a ed. rev. ampl. (São Paulo: Vida Nova, 2022)].
[iv] Kenneth S. Kantzer, prefácio a Encyclopedia of Bible Difficulties, por Gleason L. Archer (Grand Rapids: Zondervan, 1982), p. 7.
[v] Essa é a primeira definição de infalível no Merriam-Webster Online Dictionary, www.merriam-webster.com (acesso em 18/09/2024).