A melhor maneira de cuidar de viúvas de longa data é não esquecer que a perda que elas sentiram há muito tempo ainda é real hoje. A dor nunca desaparece. Elas podem aprender melhor a viverem sozinhas, manterem-se ocupadas com a vida, mas o vazio sempre permanece. Aqui está uma sugestão prática que minha maravilhosa esposa inspirou: Visite-as e surpreenda-as com um presente que elas não estavam esperando.
Recentemente, minha esposa e nossos filhos passaram um dia fazendo doces de chocolate. Eles fizeram tantos doces que minha esposa sugeriu que levassem alguns para as viúvas da nossa igreja (minha esposa é cheia de ideias boas e espontâneas). Meus filhos ficaram entusiasmados, então, se prepararam em um dia muito quente, refrigeraram os doces e foram até várias casas de viúvas da nossa congregação.
Foi maravilhoso quão grata cada senhora ficou ao ver Cara e as crianças. Como elas estavam gratas pelo chocolate e simplesmente pela companhia. Essa é uma ótima maneira de incentivar as nossas viúvas de longa data que muitas vezes se sentem esquecidas na ocupação de nossas vidas e com o passar dos anos. Faça-o com fé, pois você nunca sabe como a sua vontade de servir dessa maneira será usada por Deus.
Cara não tinha ideia de que uma viúva específica que eles visitaram naquele dia estava enfrentando um dia especialmente difícil — o trágico dia do afogamento do marido há 39 anos. Aquela viúva compartilhou comigo no domingo seguinte como foi um presente de Deus o fato de eles terem-na visitado naquele dia.
Dedique um tempo para visitar as viúvas. Leve os seus filhos. Faça algo com as crianças e permita que elas levem para fora quaisquer guloseimas que tenham feito. Visite uma viúva nesta semana e espere que Deus o use para incentivar e ministrar a essa santa solitária em formas especiais que irão lembrá-las de que Cristo e o seu povo não as esqueceram.
Mais uma coisa. Deixe alguns doces para o papai para quando ele voltar para casa. Ele gostará muito disso… confie em mim.
Tradução: Camila Rebeca Teixeira
Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva
Original: How do you encourage a widow whose husband has been gone for many years?