terça-feira, 19 de agosto
Home / Artigos / Aids! Uma chamada ao arrependimento

Aids! Uma chamada ao arrependimento

Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”. (Lucas 13.4-5)

Nosso interesse em notícias sobre calamidades

Se existe algo peculiar à raça humana é o nosso interesse por notícias. E, admiravelmente, as que mais despertam nossa atenção são as notícias sobre calamidades. Através do rádio, da televisão ou dos jornais, estamos constantemente ouvindo a respeito de milhares de pessoas que estão sendo mortas em diferentes partes do mundo. Um dos importantes assuntos de nossos jornais é a AIDS. A mídia não fala com tanta importância quanto deveria a respeito deste assunto; mas o caderno social é o primeiro que a maioria procura ler nos jornais, a fim de saber qual pessoa importante também adquiriu a doença. E, se você começa a perder peso, iniciam-se os boatos dizendo que você está com AIDS!

A tragédia de tudo isso não está no silêncio da mídia oficial, tampouco na excitação da mídia popular, mas na incapacidade de se interpretar a escritura. O que Deus está querendo nos dizer através do flagelo de AIDS? Parece que a maior parte das autoridades em AIDS está interpretando a escritura no sentido de que todos devemos sempre ter preservativos conosco a vida toda ou no sentido de que o Estado deve fornecer gratuitamente milhares e milhares de preservativos, de modo que estes se tornem tão abundantes quanto a grama ao nosso redor. Esse tipo de interpretação errônea não é novidade. O Senhor Jesus Cristo abordou um erro semelhante em seus próprios dias, um erro descrito na passagem bíblica citada no início. Na interpretação dos discípulos, a tragédia mencionada naqueles versículos alcançou somente aqueles que avançaram muito em seu pecado. Esse tipo de interpretação também estava errada.

A AIDS é um julgamento, mas…

É verdade que o flagelo de AIDS, de alguma maneira, está relacionado com Deus. Ele mesmo disse: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”. (Is 45.7).

Porém não é correto pensar que aqueles sobre os quais este flagelo vêm são mais ímpios do que os não atingidos por ele. Quando Deus envia julgamento sobre a terra, os inocentes também são destruí- dos nele. O dilúvio da época de Noé assolou inclusive aqueles que haviam acabado de nascer.

Quando Deus fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra, Ele poupou os bebês? Portanto, não devemos pensar que são maiores pecadoras do que nós as pessoas cujas vidas estão sendo consumidas pela AIDS. Algumas delas estão indo para o sepulcro por causa da irresponsabilidade criminosa de seus cônjuges.

Uma correta interpretação da AIDS

O Senhor Jesus disse que a maneira correta de interpretarmos a escritura é vê-la como uma chamada para que todos nos arrependamos. Ele afirmou: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”.

O fato de que este flagelo ainda não o apanhou indica que até agora você está na época da graça de Deus.

Não significa que você não é um pecador. Sempre que seus olhos virem alguém morrendo de AIDS, você deve afirmar: Pela graça de Deus, não estou nesta situação. O bondoso Deus ainda está lhe dando oportunidade para se arrepender de todos os seus pecados e experimentar o perdão que Ele concede a todos os que crêem em seu Filho. As calamidades têm o propósito de causar reflexão e levá-lo a meditar sobre como Deus vê a sua vida. Ele está feliz com a sua maneira de viver?

A resposta é o arrependimento, e não preservativos

Enquanto a AIDS continua ceifando dezenas de milhares entre nós, não caiamos na onda das campanhas dos preservativos. A escritura não pode ser obscurecida por homens de negócio que desejam ganhar espaço no mercado, oferecendo-lhe seus invendáveis preservativos. Deus o está chamando a acertar a sua vida com Ele, antes que você também seja conduzido à eternidade. A morte está à espreita pelas ruas. Talvez você seja a próxima vítima. Esteja certo de que já está preparado para quando chegar a sua vez, quer seja por causa da AIDS, quer não. Reconheça e abandone seus caminhos pecaminosos. Não endureça seu coração. Em Cristo existe salvação plena e gratuita para todos que vierem a Ele com verdadeiro arrependimento e fé. Amém!


Autor: Conrad Mbewe

Pr. Mbewe é pastor da Igreja Batista Kabwata em Lusaka, Zâmbia. Foi preletor da Conferência Fiel no Brasil, autor de vários artigos e faz parte do núcleo da Reforma África Austral. É conhecido pelo seu amor para com o Senhor e fidelidade à Sagradas Escrituras. Veja o seu artigo na revista “Fé Para Hoje”, nº16, com o título “Pureza Pastoral”.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

Pedido de oração pela Conferência Fiel Nampula 

Nos apoie em oração para que Deus abençoe este trabalho em Nampula, Moçambique. Confira os pedidos em primeira mão de um de nossos correspondentes diretos, o missionário Charles.