sexta-feira, 3 de abril
Home / Artigos / Aplique as Escrituras à vida cotidiana de seus filhos

Aplique as Escrituras à vida cotidiana de seus filhos

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi do livro Instruindo o Coração da Criança, de Tedd e Margy Tripp, Editora Fiel.

As crianças precisam de instrução para aplicarem as Escrituras a questões como autoridade, obediência, resolução de conflitos e papéis designados por Deus nos relacionamentos. A vida cotidiana propicia dezenas de oportunidades de relacionar as Escrituras à vida — desde a perda de uma mochila escolar até o rompimento de amizades e notas baixas nas provas. Inúmeras oportunidades de treinamento evaporam sem que as percebamos, enquanto estamos no corre-corre diário, pensando que o tempo de devoções com nossos filhos é suficiente. As nossas reações diante das circunstâncias e crises do cotidiano tornam a nossa teologia real.

As histórias da Bíblia irradiam ilustrações de crianças cujo conhecimento das Escrituras se traduziu em obediência, coragem e ação. As palavras de Davi a Saul pareciam ingênuas e infantis diante do exército filisteu e das ameaças aterrorizantes de Golias: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu” (1Sm 17.32). Mas a vida espiritual de Davi e a sua experiência como jovem pastor de ovelhas ressoaram com seu direito de falar. “Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu” (1Sm 17.34-37).

O discurso corajoso que Davi fez a Saul e o subsequente desafio a Golias não surgiram da audácia de uma fantasia da adolescência. Davi acreditava no poder e na autoridade de Deus. O Deus que libertara a Israel do Egito era o mesmo que o havia livrado do urso e do leão. Sua confiança veio do fato de que ele enfrentara o urso, clamara ao Senhor por socorro e experimentara o livramento de Deus. Saul olhou para Golias, que lhe pareceu grande; Deus e Suas promessas lhe pareceram pequenos. Davi olhou para Golias e para a multidão de filisteus considerando em sua mente a história de Israel e o seu duelo perigoso. Ele aplicou aquilo que acreditava ser verdade a respeito de Deus e de Suas promessas. Em consequência, Deus lhe pareceu grande em face do gigante terreno e finito. “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos… Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (1 Sm 17.45-47).

Seja um modelo de vitalidade espiritual para seus filhos

Ser um modelo para os filhos é a maneira mais segura de ensiná-los a aplicar a verdade de Deus às circunstâncias da vida. A paternidade que exibe um relacionamento vital com Deus em todas as alegrias e tempestades da vida é irresistível tanto para as crianças como para os jovens. Em contrapartida, ter a “forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (2Tm 3.5), é a maneira mais segura de endurecer o coração de nossos filhos em relação a Deus.

Nossos lares são o laboratório de vida para nossos filhos. Eles acreditarão que o cristianismo é genuíno se conhecemos a Deus — e não apenas sabemos fatos a respeito de Deus. À medida que os filhos se tornam adultos em nossas igrejas, eles buscam desesperadamente uma fé que possua o fervor e a vitalidade de um relacionamento íntimo com o Deus vivo e o apoio seguro da sã doutrina que resiste às tempestades da vida. O relacionamento com Deus é a garantia de que o Deus da Bíblia pode ser conhecido pelo seu povo em todas as experiências da vida. O nosso relacionamento com Deus induzirá os nossos filhos a se aproximarem de Deus como sua fonte de conforto e descanso.

Desenvolva um relacionamento maduro com seus filhos

Empenhe-se por desenvolver um relacionamento mútuo de vida e de trabalho pelo reino de Deus, com seus filhos. A vida cristã é vivida em comunidade. Em toda a história da redenção, os filhos de Deus têm testemunhado as obras impressionantes de Deus e se gloriado, uns com os outros, na proteção e na provisão de Deus. Também precisamos ter em vista as gerações futuras. Ao falarmos sobre a fidelidade e a provisão de Deus para a família física e a família espiritual, devemos manter a mesma perspectiva — a de que trabalharemos juntos para proclamar o reino de Cristo até que Ele venha. Josué declarou esta perspectiva: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24.15).

Esse mesmo tema encontra-se no Livro dos Salmos. Salmos 48.12-14 nos diz: “Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres; notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para narrardes às gerações vindouras que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte”

Salmos 78.3-7 nos recorda: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos”.


Autor: Tedd Tripp

Tedd Tripp é pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, desde 1983. Dr. Tedd é graduado pelo Geneva College (BA em História), pelo Philadelphia Theological Seminary (MDiv) e pelo Westminster Theological Seminary (DMin), com ênfase em Aconselhamento Pastoral.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Deus está prestando atenção ao meu sofrimento?

Deus está prestando atenção? Se sim, por que não faz algo? Eu digo que sim, que ele fez, que ele está fazendo algo e que fará algo.