terça-feira, 19 de março

Aplique as Escrituras à vida cotidiana de seus filhos

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi do livro Instruindo o Coração da Criança, de Tedd e Margy Tripp, Editora Fiel.

As crianças precisam de instrução para aplicarem as Escrituras a questões como autoridade, obediência, resolução de conflitos e papéis designados por Deus nos relacionamentos. A vida cotidiana propicia dezenas de oportunidades de relacionar as Escrituras à vida — desde a perda de uma mochila escolar até o rompimento de amizades e notas baixas nas provas. Inúmeras oportunidades de treinamento evaporam sem que as percebamos, enquanto estamos no corre-corre diário, pensando que o tempo de devoções com nossos filhos é suficiente. As nossas reações diante das circunstâncias e crises do cotidiano tornam a nossa teologia real.

As histórias da Bíblia irradiam ilustrações de crianças cujo conhecimento das Escrituras se traduziu em obediência, coragem e ação. As palavras de Davi a Saul pareciam ingênuas e infantis diante do exército filisteu e das ameaças aterrorizantes de Golias: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu” (1Sm 17.32). Mas a vida espiritual de Davi e a sua experiência como jovem pastor de ovelhas ressoaram com seu direito de falar. “Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu” (1Sm 17.34-37).

O discurso corajoso que Davi fez a Saul e o subsequente desafio a Golias não surgiram da audácia de uma fantasia da adolescência. Davi acreditava no poder e na autoridade de Deus. O Deus que libertara a Israel do Egito era o mesmo que o havia livrado do urso e do leão. Sua confiança veio do fato de que ele enfrentara o urso, clamara ao Senhor por socorro e experimentara o livramento de Deus. Saul olhou para Golias, que lhe pareceu grande; Deus e Suas promessas lhe pareceram pequenos. Davi olhou para Golias e para a multidão de filisteus considerando em sua mente a história de Israel e o seu duelo perigoso. Ele aplicou aquilo que acreditava ser verdade a respeito de Deus e de Suas promessas. Em consequência, Deus lhe pareceu grande em face do gigante terreno e finito. “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos… Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (1 Sm 17.45-47).

Seja um modelo de vitalidade espiritual para seus filhos

Ser um modelo para os filhos é a maneira mais segura de ensiná-los a aplicar a verdade de Deus às circunstâncias da vida. A paternidade que exibe um relacionamento vital com Deus em todas as alegrias e tempestades da vida é irresistível tanto para as crianças como para os jovens. Em contrapartida, ter a “forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (2Tm 3.5), é a maneira mais segura de endurecer o coração de nossos filhos em relação a Deus.

Nossos lares são o laboratório de vida para nossos filhos. Eles acreditarão que o cristianismo é genuíno se conhecemos a Deus — e não apenas sabemos fatos a respeito de Deus. À medida que os filhos se tornam adultos em nossas igrejas, eles buscam desesperadamente uma fé que possua o fervor e a vitalidade de um relacionamento íntimo com o Deus vivo e o apoio seguro da sã doutrina que resiste às tempestades da vida. O relacionamento com Deus é a garantia de que o Deus da Bíblia pode ser conhecido pelo seu povo em todas as experiências da vida. O nosso relacionamento com Deus induzirá os nossos filhos a se aproximarem de Deus como sua fonte de conforto e descanso.

Desenvolva um relacionamento maduro com seus filhos

Empenhe-se por desenvolver um relacionamento mútuo de vida e de trabalho pelo reino de Deus, com seus filhos. A vida cristã é vivida em comunidade. Em toda a história da redenção, os filhos de Deus têm testemunhado as obras impressionantes de Deus e se gloriado, uns com os outros, na proteção e na provisão de Deus. Também precisamos ter em vista as gerações futuras. Ao falarmos sobre a fidelidade e a provisão de Deus para a família física e a família espiritual, devemos manter a mesma perspectiva — a de que trabalharemos juntos para proclamar o reino de Cristo até que Ele venha. Josué declarou esta perspectiva: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24.15).

Esse mesmo tema encontra-se no Livro dos Salmos. Salmos 48.12-14 nos diz: “Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres; notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para narrardes às gerações vindouras que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte”

Salmos 78.3-7 nos recorda: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos”.


Autor: Tedd Tripp

Tedd Tripp é pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, desde 1983. Dr. Tedd é graduado pelo Geneva College (BA em História), pelo Philadelphia Theological Seminary (MDiv) e pelo Westminster Theological Seminary (DMin), com ênfase em Aconselhamento Pastoral.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Mulheres odeiam mulheres?

Quando nos colocamos em competição, seja por qual motivo for, qual é mesmo o prêmio desta rivalidade?