quarta-feira, 20 de agosto
Home / Artigos / Arrependimento e fé

Arrependimento e fé

Estamos marchando com dois pés em direção ao céu. Um destes chama-se “arrependimento”; o outro, “fé”. Porque eu creio, arrependo-me de certo pecado, hábito ou atitude. Visto que me arrependo, procuro aprender mais para fortalecer minha fé. Esta me conduz a mais arrependimento. Esquerda, direita… esquerda, direita — um pé após o outro — fé e arrependimento, fé e arrependimento. Isto foi muito bem ilustrado no livro O Peregrino, de John Bunyan. Naquela história alegórica, Cristão arrependeu-se porque a Cidade da Destruição era maléfica. Isto o conduziu à fé. Ele pensou novamente e leu sua Bíblia, o que o levou à fé em Cristo. Esta, por sua vez, o trouxe ao arrependimento, que o motivou a abandonar a Cidade da Destruição. Com esses dois passos (arrependimento e fé), Cristão prosseguiu adiante, até à Cruz, onde seus pecados foram removidos. Em seguida, caminhou em direção à Cidade Celestial, arrependendo-se e crendo durante toda a jornada.

Um dos principais erros a evitarmos é a ideia de que precisamos acumular certa quantidade de arrependimento, antes que, de uma vez por todas, creiamos em Cristo para a salvação. De maneira alguma! A certeza da fé para a salvação é uma ordem divina: “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (At 16.31). Se admitirmos a ideia de que precisamos ter certa quantidade de arrependimento, antes que tenhamos a fé salvadora, onde isto nos conduzirá? Quem pode dizer-nos se já pensamos com suficiência ou demonstramos bastante tristeza em nosso reconhecimento e arrependimento do pecado? Se cremos que Jesus é o Filho de Deus, capaz e disposto a perdoar-nos e transformar-nos, isto em si mesmo constitui o arrependimento adequado para nos rendermos completamente a Cristo, por meio da fé.


Autor: Erroll Hulse

É editor da Revista Reformation Today. Conferencista internacional. Em 2001, pregou nas Filipinas, Burma, Singapura, Malásia e África do Sul. Promove conferências para famílias, pequenas igrejas e grandes conferências internacionais para líderes. É responsável pela Conferência Carey para pastores, que em janeiro desde ano reuniu 150 participantes de 22 países. É autor de vários livros, dentre os quais citamos: O Batismo do Espírito Santo, editado pela Editora Fiel, Quem são os Puritanos, A vida de Adoniram Judson e O Grande Convite. É membro do Comitê da Conferência de Westminster, onde apresentou vários artigos teológicos. Foi preletor da Conferência Fiel no Brasil, em 1993.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

Pedido de oração pela Conferência Fiel Nampula 

Nos apoie em oração para que Deus abençoe este trabalho em Nampula, Moçambique. Confira os pedidos em primeira mão de um de nossos correspondentes diretos, o missionário Charles.