quarta-feira, 8 de janeiro
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Catecismo Nova Cidade: currículo infantil

Introdução

Seja calorosamente bem-vindo ao Currículo do Catecismo Nova Cidade! Nossa oração é que este Currículo sirva para equipar as crianças que estão confiadas aos seus cuidados, a fim de que sejam seguidoras de Cristo teologicamente desenvolvidas, confiantes, virtuosas e corajosas. O Currículo é composto de 52 lições, e cada lição corresponde a uma das perguntas do Catecismo Nova Cidade. Voltado a crianças de 8 a 11 anos, é projetado para ser usado em uma ampla variedade de contextos: escola dominical, culto doméstico e em escolas cristãs. O Catecismo será mais eficaz se for ensinado simultaneamente na igreja local e no contexto da família.

O que é um Catecismo?

Catecismo é uma coleção de doutrinas bíblicas reunidas no formato de perguntas e respostas.

O termo vem de katecheo, uma palavra do Novo Testamento que significa simplesmente “ensinar ou instruir”. O processo de catequese tem ricas raízes na Reforma. Martinho Lutero, João Calvino e outros reformadores se empenharam em catequizar tanto crianças como adultos, com o fim de combater a ignorância doutrinária e o analfabetismo bíblico. Esse processo, originado na Bíblia, provou-se de grande influência em pontos críticos da História da Igreja. Acreditamos que, mais do que nunca, a Igreja necessita dessa antiga prática, com o fim de capacitar o povo de Cristo a permanecer firme diante de uma cultura em constante mudança e, muitas vezes, hostil.

O que este Currículo se propõe a fazer?

Catequizar crianças

As crianças estão constantemente aprendendo. Suas mentes inquiridoras absorvem informações em um ritmo espetacular. Elas estão tentando compreender um mundo complexo e em constante transformação, adquirir as habilidades necessárias à sua sobrevivência — e até mesmo prosperidade na vida. E, à medida que vão aprendendo, uma estrutura de compreensão é estabelecida em suas mentes. Essa estrutura é chamada de cosmovisão. Todas as crianças e todos os adultos observam o mundo e interagem com ele por meio de suas próprias cosmovisões.

É uma grande e empolgante responsabilidade educar crianças e moldar o entendimento que elas têm do mundo, de como ele funciona e do propósito singular de cada uma delas nele. Catequizar crianças é proporcionar-lhes um sistema de pensamento coerente e amplo, um sistema que as equipe para interpretarem com confiança o mundo e suas experiências nele por meio de uma estrutura bíblica.

Essa prática também nutre nas crianças o amor pelas doutrinas essenciais da fé cristã e promove a respectiva compreensão. Catequizar crianças é lançar fundamentos bíblicos profundos e fortes para toda uma vida de fé.

Desenvolver virtude

O Currículo do Catecismo Nova Cidade foi elaborado para ajudar as crianças a aprenderem não apenas a sã doutrina, mas também como responder a ela e praticá-la em suas vidas. Cada lição do Catecismo Nova Cidade tem uma visão de virtude que cobre uma das dez virtudes cristãs que, de alguma forma, se conectam com a pergunta do Catecismo. As virtudes são Admiração Reverente, Perdão, Gratidão, Honestidade, Esperança, Humildade, Alegria, Amor, Perseverança e Confiança.

A ênfase e a intenção do Currículo do Catecismo Nova Cidade consistem em moldar e influenciar os corações das crianças, de modo que elas participem de cada lição, na expectativa de que o Catecismo contribua, de forma significativa, para a educação de jovens piedosos, maduros e virtuosos. Definitivamente, não se trata de modificação de comportamento, mas, sim, de ajudar as crianças a responderem à Palavra de Deus com uma consciência interior aguçada, que elas encontrarão no Catecismo e no Currículo — e também por meio do Catecismo e do Currículo. O Currículo visa desenvolver nas crianças um caráter cristão maduro, moldado pela Escritura, que será contracultural e notável em nosso mundo. Ao cultivar as habilidades de caráter tanto no coração como na mente das crianças, este Currículo as prepara para amar a Deus e aos outros. (Para mais informações e pesquisa sobre desenvolvimento de fé e virtude em crianças, visite fiel.in/catecismo.)

Como usar este Currículo

O Currículo do Catecismo Nova Cidade foi projetado para ser participativo, dinâmico e criativo, destinando-se a crianças de 8 a 11 anos. A intenção é que ele seja ensinado em ordem, iniciando-se pela Pergunta 1, e trabalhado até a Pergunta 52. Ele pode ser ensinado sem interrupção durante um ano, abordando-se uma lição por semana, mas também pode ser fragmentado da maneira que melhor se adequar ao horário de sua igreja ou escola.

O Currículo é dividido em três partes e publicado em três volumes correspondentes.

Parte 1: Deus, Criação e Queda, Lei

(20 lições que cobrem as Perguntas 1-20)

Parte 2: Cristo, Redenção, Graça (15 lições que cobrem as Perguntas 21-35)

 Parte 3: Espírito, Restauração,

Crescimento em Graça (17 lições que cobrem as Perguntas 36-52)

Cada lição foi planejada para ter uma duração flexível, a fim de se adequar a uma variedade de contextos. Na página 12, você encontrará três exemplos de planos de aula. Esses exemplos têm diferentes durações, ressaltando como o Currículo pode ser adequadamente trabalhado, de modo a atender às necessidades de cada classe. Os elementos mais essenciais foram incluídos nos planos mais curtos. Se você tiver mais tempo, outras atividades que reforçam os componentes essenciais podem ser escolhidas a partir dos planejamentos mais longos.

Cada componente tem uma duração prevista; o objetivo desse indicador de tempo é funcionar apenas como um guia aproximado. O tempo que um componente vai demandar depende de uma variedade de fatores, como, por exemplo, o número de crianças na classe, as idades correspondentes e o número de professores. Avalie cuidadosamente quanto tempo cada componente pode demandar em seu contexto específico. Se uma atividade estiver fluindo bem, você pode ir além do tempo previsto ou, se parecer uma providência sábia, abreviá-la.

Por favor, não se sinta obrigado a fazer exatamente conforme a descrição do plano de aula!

Se você achar que sua classe ama determinada forma de Recapitulação do Catecismo, sinta-se à vontade para usar essa forma com mais frequência do que a indicada pelo plano de aula.

De forma semelhante, se alguns métodos de memorização funcionarem melhor com sua turma que outros, escolha os métodos bem-sucedidos com mais frequência.

Algumas classes terão crianças que amam trabalhar de forma silenciosa em atividades manuais; outras precisarão de mais atividade física. Quanto mais você buscar ilustrar e aplicar as lições de uma forma que funcione especificamente com sua turma, mais sucesso terá em educar as crianças com a ajuda do Currículo do Catecismo Nova Cidade.

A memorização é um elemento essencial deste Currículo. Há ênfase em ajudar as crianças a aprenderem as perguntas e as respostas do Catecismo, bem como os versículos correspondentes. Cada lição tem início com um desafio de memorização (a Recapitulação do Catecismo) e se encerra com um jogo de memorização (a Atividade de memorização). A Recapitulação do Catecismo ajuda as crianças a relembrarem e reforçarem as perguntas do Catecismo já abordadas. A Atividade de memorização pode ser usada tanto na aprendizagem dos versículos da Escritura como na memorização da nova pergunta do Catecismo.

Você notará que, ao longo de todo Currículo, além das atividades acima descritas, haverá diversas outras atividades a serem realizadas em aula que requerem um material específico à pergunta que está sendo trabalhada.

Todos esses Recursos para Atividades (RA) estão disponíveis para serem baixados gratuitamente, em PDF e formato A4, em fiel.in/catecismo. Assim, sempre que encontrar a sigla (RA), isso significa que a atividade sugerida estará disponível para download no site do Catecismo, conforme descrito acima.

Alguns recursos são páginas que acompanham as atividades, e você precisará de uma folha por criança. Outros recursos são auxílios visuais para a discussão em classe. Dependendo da atividade sugerida, será útil ampliar essas fotos e ilustrações antes de imprimi-las.

Liderando bem e amando as crianças

Crianças aprendem melhor em ambientes que têm relacionamentos de qualidade, caracterizados pelo amor. A liderança consistente da classe facilita a geração de bons relacionamentos entre as crianças e seus professores. Embora nem sempre seja possível, algum grau de continuidade é altamente encorajado.

Como orar

A melhor forma de amar cada vez mais as crianças de sua classe é orando diligentemente por elas. Divida a classe em sete grupos e ore por um grupo durante cada dia da semana.

Antes de cada aula, reúna-se com os demais professores e, juntos, orem para que Deus trabalhe no coração e na mente de cada criança que virá à sala de aula.

Como planejar uma lição

Planejar uma lição é algo sério. Não deixe para prepará-la na noite anterior à aula!

Inicie seu planejamento orando para que Deus o ajude a ensinar a lição de uma forma que seja fiel e envolvente para as crianças que se encontram sob seus cuidados. (Cada lição inclui uma Oração do Líder.) Separe um tempo para ler todo o material do Currículo e refletir cuidadosamente em cada componente que você utilizará para construir seu plano de aula. Preste atenção ao tempo, tomando cuidado especialmente para que possa ensinar bem a passagem bíblica.

Uma vez que você tiver decidido quais componentes serão incluídos em seu plano de aula, consulte a lista do Kit de Ferramentas do Líder e defina quais recursos serão necessários para a lição.

É importante verificar essa lista com antecedência suficiente, para o caso de você precisar comprar materiais. A maioria dos materiais listados pode ser encontrada em qualquer papelaria.

Por fim, leia diversas vezes a passagem bíblica e o Esboço do Ensino. Esse esboço deve servir-lhe apenas como guia. Você deve expandi-lo ou alterá-lo para se adequar às suas crianças e ao seu contexto.

Escreva com suas próprias palavras o que você dirá e inclua ilustrações e aplicações que você sabe que se conectarão com as crianças em sua classe.

Cada lição inclui um esboço de Momento de discussão e de perguntas. O objetivo não é que essas perguntas sejam feitas pelos líderes às crianças, e sim que ajudem os professores a se prepararem para as diferentes questões que as crianças possam apresentar. As crianças de sua classe podem ter perguntas completamente diferentes. Ore para que o Espírito Santo ajude você a responder bem e de acordo com a Palavra de Deus.

Como conduzir uma sala de aula

As crianças apreciam e prosperam em situações nas quais existem limites claros. Comunique com clareza às crianças quais são suas expectativas em relação ao comportamento que devem ter em sua sala de aula. Por exemplo:

  • Levante a mão se quiser falar.
  • Não fale se outra pessoa estiver falando.
  • Não saia da sala de aula sem permissão.
  • Seja amável e gentil com os outros durante todo o tempo.

No entanto, lembre-se de que as crianças não estão na escola. Por isso, embora os limites claros sejam úteis, o ambiente de aprendizagem deve ser alegre e saturado de graça. Cada professor deve esforçar-se para ser um exemplo claro de virtude cristã para as crianças, especialmente das dez virtudes destacadas no Currículo do Catecismo Nova Cidade.

Em geral, as estripulias ocorrem quando as crianças estão entediadas ou na hipótese de haver um hiato na lição. Portanto, o planejamento e a preparação bem-feitos vão ajudar a conduzir a classe.

Mantenha-se próximo das crianças mais falantes e bagunceiras, encorajando-as a prestar atenção e a participar a contento. Tente não chamar a atenção desnecessariamente de uma criança enquanto estiver ajudando-a a ter foco. Quanto menos alarde, melhor.

Esforce-se para saber os nomes das crianças da turma e convide-as a participar das atividades, chamando-as pelo nome. Nutra uma postura de escuta ativa nas crianças, encorajando-as a se envolverem de forma interativa ao longo da lição.

Interaja individualmente com as crianças que causam bagunça demais. Explique a elas quão prejudicial e perturbador é esse comportamento para o restante da sala. Se a bagunça continuar, envolva os pais da criança na discussão.

Como motivar a memorização

A chave para a memorização é a repetição! É irreal esperar que as crianças se lembrem de algo que ouviram apenas uma vez. A repetição criativa é especialmente útil na memorização. Por exemplo: ouvir, ou cantar, uma música várias vezes faz com que a informação seja incorporada à memória. Lembre-se de que crianças aprendem segundo uma variedade de estilos, de modo que ouvir, ver e fazer ajudam as crianças com a memorização.

A revisão também é um recurso útil para a memorização, e é por isso que cada lição do Currículo do Catecismo Nova Cidade começa com uma Recapitulação do Catecismo. A revisão constante aumentará, de forma significativa, a memorização. Esse é um dos motivos para o Currículo do Catecismo Nova Cidade ser mais eficaz se for estudado tanto em casa como na igreja, de forma concomitante.

A explanação também é importante para a memorização. É muito mais fácil lembrar-se de algo se você compreender a informação. As crianças estarão mais aptas a memorizar as perguntas do Catecismo se compreenderem o que a pergunta e a resposta estão abordando.

Como cultivar a aplicação do coração

O treinamento e a instrução de crianças, bem como o cultivo e a natureza de seus corações, estão inextricavelmente associados. Portanto, na condição de pessoas que pretendem ministrar ensinamento a crianças, temos de nos preocupar em ajudá-las a transferir da cabeça para o coração aquilo que aprenderam. Existe diferença real entre saber e compreender algo intelectualmente, por um lado, e ter um coração que é profundamente afetado pela verdade, por outro.

Então, como vamos envolver o coração das crianças ao ensiná-las, treiná-las e catequizá-las?

A primeira coisa que temos de admitir é que isso não é fácil; essa tarefa requer trabalho árduo e grande determinação. É razoavelmente fácil ensinar bem a Bíblia — fornecer conhecimento para a cabeça —, mas é relativamente difícil aplicar bem o ensinamento ao coração das crianças — cultivar o conhecimento do coração.

É importante lembrar-se de que moldar e formar o coração constituem um processo. Isso leva tempo e surgirá de diversas formas, dependendo da idade, do estágio e do desenvolvimento (físico, emocional e social) de cada criança, individualmente. Cada criança é única; por isso, não há uma abordagem universal quando se trata de desenvolvimento espiritual.

Tente usar a “linguagem do coração” com as crianças. Isso servirá para instilar nelas uma consciência de que seus corações importam e de que seus corações afetam a forma como elas vivem.

É muito mais difícil fazer uma verdadeira aplicação do coração com crianças quando há uma mudança de líder toda semana, levando os professores a terem relacionamentos subdesenvolvidos com as crianças. Os líderes precisam conhecer bem as crianças, de modo a aplicar bem a Palavra de Deus. Ao contrário do que acontece quando simplesmente se conhecem coisas sobre Deus, envolver o coração das crianças para que elas conheçam o próprio Deus requer um relacionamento significativo. As crianças têm de observar constantemente a vida de cristãos mais velhos que estão buscando aplicar a Palavra de Deus aos seus próprios corações e que se mostram dispostos a ter vidas honestas e transparentes diante delas.

Lembre-se de que a virtude não é algo apenas ensinado; é algo que também deve ser observado! Ao demonstrarmos o caráter cristão em nossas próprias vidas como líderes, estamos modelando para as crianças a forma como as lições se desenrolam no mundo real de hoje. A fé autêntica e a personificação da virtude de um líder podem ser inspiradoras e instrutivas para as crianças; por essa razão, certifique-se de cuidar também de seu próprio crescimento espiritual.

Conversar usando ilustrações e aplicações claras e bem pensadas é uma forma significativa de envolver o coração de uma criança. Por isso é importante trabalhar arduamente, com o fim de personalizar os Esboços de Ensino do Currículo do Catecismo Nova Cidade, de um modo que motive profundamente as crianças de sua classe.

Para envolvê-las de modo efetivo, temos de envidar todos os esforços no sentido de conhecer e compreender seus corações, especialmente nas áreas em que elas se sentem tentadas à idolatria. Isso significa que temos de conhecer e entender bem o mundo delas — o conteúdo ao qual estão assistindo, o que estão aprendendo, o que seus amigos estão dizendo e, por fim, a cosmovisão que elas estão encontrando no mundo.

Envolver-se de forma individual com cada criança é particularmente útil quando se busca envolver o coração; isso pode ser feito pelos professores em sala de aula e pelos pais em casa. O envolvimento individual nos permite fazer perguntas que entram fundo no coração. E convida a criança a também fazer perguntas.

Temos a oportunidade de ensinar às crianças a arte de pregar aos seus próprios corações. É nessa área que o Catecismo é tão eternamente útil.


Autor: Tim Keller

É fundador e pastor-titular da igreja Redeemer Presbyterian Church, em Nova York. É autor de A cruz do Rei, Justiça generosa, Como integrar fé e trabalho e O significado do casamento, publicados por Edições Vida Nova. Seus títulos A fé na era do ceticismo e O Deus pródigo já ocuparam as listas de mais vendidos do New York Times. Por meio da rede Redeemer City to City, projeto que já possibilitou a criação de 200 igrejas em 35 importantes cidades do mundo, Keller é mentor de vários jovens que plantam igrejas e de pastores de igrejas urbanas em Nova York e em outras cidades.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

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