quinta-feira, 18 de abril

Como você deve aconselhar um cristão que está sendo processado por alguém que não é cristão?

Ouvir Artigo

Certa vez, um querido irmão e amigo em Cristo veio me visitar um dia antes de uma audiência. Ele estava sendo processado por alguém que não é cristão por causa de um desentendimento envolvendo a divisa de um terreno. Meu amigo tinha se esforçado ao máximo para resolver o problema sem envolver o tribunal. Diante de um oponente pouco agradável, ele havia se esforçado para lidar com o problema com graça, paciência e autocontrole. Nós sentamos para conversar, ele me atualizou sobre a situação e eu segui os seguintes passos:

1) Nós lemos, meditamos e discutimos Romanos 13.1-3.

Uma palavra de conforto para todo aquele que está preocupado com a possibilidade de as autoridades não estarem dispostas a favorecer a causa do cristão. Eu lembrei a ele que Deus continuar a governar em seu trono, que Deus soberanamente usaria aquele juiz para realizar sua perfeita vontade e que seu dever era o de se submete àquela autoridade.

2) Eu o desafiei a confiar que nosso Deus, sendo justo, faria justiça.

Deus é perfeitamente justo. Portanto, ele aplicará justiça contra os ímpios e inocentará o seu povo. Contudo, como o salmista nos faz lembrar (Salmo 73), às vezes os ímpios prosperam, os justos sofrem e nem sempre vemos resultados imediatos. Contudo, podemos confiar que um dia nosso justo Deus julgará todas as coisas.

3) Eu orei para que o meu amigo tivesse uma atitude parecida com Cristo.

Nós concordamos que Deus seria mais glorificado em sua atitude humilde, submissa e parecida com Cristo do que por qualquer decisão que o tribunal pudesse tomar. Mais do que ganhar ou perder, o objetivo era manifestar o evangelho para aquele homem, para os escrivães e para o juiz.

Embora cada situação tenha sua particularidade, eu tenho certeza que esses princípios podem ser aplicados a muitas situações em que um incrédulo se levanta contra você e você não tem certeza sobre como deve agir. Que o Senhor lhe dê graça e clareza em situações parecidas que você está sujeito a enfrentar.

 

Tradução: Frank Brito.

Revisão: Vinicius Musselman Pimentel.

Original: How do you counsel a Christian who is being sued by a non-Christian?


Autor: Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

Parceiro: Practical Shepherding

Practical Shepherding
O ministério Practical Shepherding visa equipar pastores e líderes de igrejas nas questões práticas do ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.