sexta-feira, 25 de abril
Home / Artigos / Esperança para o deprimido

Esperança para o deprimido

Lidando com pensamentos suicidas

Antes de estar deprimido, você nem poderia imaginar um pensamento sobre suicídio. Mas quando a depressão começa a se aproximar, você nota um pensamento de morte que passa em sua mente, depois outro e outro até que a morte age como um perseguidor.

Lembre-se, a depressão não conta toda a verdade. Ela diz que você está sozinho, que ninguém te ama, que Deus não se importa, que você nunca mais se sentirá diferente disso e que não é capaz de viver mais um dia. Até seu cônjuge e seus filhos não parecem ser motivos para continuar vivo quando a depressão atinge o pior ponto. Sua mente lhe diz, todo mundo ficará melhor sem mim. Mas isso é uma mentira – eles não ficarão melhor sem você.

Por você não estar trabalhando com todos os fatos, simplifique. A morte não é uma decisão sua. Deus é quem dá e quem tira a vida. Enquanto ele lhe der vida, ele tem um propósito para você. Um propósito que sempre está bem a sua frente é o propósito de amar outra pessoa. Comece com esse propósito e depois busque a ajuda de um amigo ou de um pastor. A depressão diz que você está sozinho e que deve agir de acordo. Mas isso não é verdade. Deus está com você e ele o chama a buscar alguém que o ouvirá, se importará com você e orará por você.

Persevere em esperança

Sua depressão irá embora? Talvez. Se você seguir essas sugestões, sua depressão será, pelo menos, alterada. Mas garantir que você estará livre da depressão é como garantir que você nunca terá sofrimento em sua vida. A cruz de Cristo é um sinal para nós de que compartilharemos dos sofrimentos de Jesus em vez de estarmos livres de todas as dificuldades.

Sua esperança repousa em algo muito mais profundo do que o alívio da dor. A depressão não pode roubar-lhe a esperança, porque a sua esperança está em uma pessoa, e essa pessoa, Jesus, está viva e com você. O apóstolo Paulo colocou seu sofrimento em uma balança e descobriu que o sofrimento pesava menos do que todos os benefícios que ele tinha em Cristo. É claro que esse tipo de esperança e visão não vêm da noite para o dia – mas, de fato, elas vêm. Eleve sua visão. Você pode estabelecer um rumo onde você diz “Amém” com Paulo.

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

(2 Coríntios 4.16-18)

 

Por: Edward Welch. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor e Revisor: Renata Gandolfo.


Autor: Edward Welch

Dr. Edward T. Welch é conselheiro e membro do corpo docente da Christian Counseling & Educational Foundation (Fundação de Educação & Aconselhamento Cristão – CCEF).

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A mullher e sua união com Cristo

Nesta palestra, Mary Cassian instruiu as mulheres sobre o valor e o poder de nossa união com Cristo, ressaltando que se as mulheres vivessem sob uma consciência plena de sua união com Cristo, viveriam mais unidas, bem como seus casamentos seriam mais saudáveis e a cooperação entre homens e mulheres no Reino de Deus faria com que ele avançasse grandemente.