Lidando com pensamentos suicidas
Antes de estar deprimido, você nem poderia imaginar um pensamento sobre suicídio. Mas quando a depressão começa a se aproximar, você nota um pensamento de morte que passa em sua mente, depois outro e outro até que a morte age como um perseguidor.
Lembre-se, a depressão não conta toda a verdade. Ela diz que você está sozinho, que ninguém te ama, que Deus não se importa, que você nunca mais se sentirá diferente disso e que não é capaz de viver mais um dia. Até seu cônjuge e seus filhos não parecem ser motivos para continuar vivo quando a depressão atinge o pior ponto. Sua mente lhe diz, todo mundo ficará melhor sem mim. Mas isso é uma mentira – eles não ficarão melhor sem você.
Por você não estar trabalhando com todos os fatos, simplifique. A morte não é uma decisão sua. Deus é quem dá e quem tira a vida. Enquanto ele lhe der vida, ele tem um propósito para você. Um propósito que sempre está bem a sua frente é o propósito de amar outra pessoa. Comece com esse propósito e depois busque a ajuda de um amigo ou de um pastor. A depressão diz que você está sozinho e que deve agir de acordo. Mas isso não é verdade. Deus está com você e ele o chama a buscar alguém que o ouvirá, se importará com você e orará por você.
Persevere em esperança
Sua depressão irá embora? Talvez. Se você seguir essas sugestões, sua depressão será, pelo menos, alterada. Mas garantir que você estará livre da depressão é como garantir que você nunca terá sofrimento em sua vida. A cruz de Cristo é um sinal para nós de que compartilharemos dos sofrimentos de Jesus em vez de estarmos livres de todas as dificuldades.
Sua esperança repousa em algo muito mais profundo do que o alívio da dor. A depressão não pode roubar-lhe a esperança, porque a sua esperança está em uma pessoa, e essa pessoa, Jesus, está viva e com você. O apóstolo Paulo colocou seu sofrimento em uma balança e descobriu que o sofrimento pesava menos do que todos os benefícios que ele tinha em Cristo. É claro que esse tipo de esperança e visão não vêm da noite para o dia – mas, de fato, elas vêm. Eleve sua visão. Você pode estabelecer um rumo onde você diz “Amém” com Paulo.
Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
(2 Coríntios 4.16-18)
Por: Edward Welch. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor e Revisor: Renata Gandolfo.