sexta-feira, 3 de maio
pecado sexual

Ministrando às mulheres desoladas por pecado sexual

Olhando para Jesus, Deus Conosco

O trecho abaixo foi retirado com permissão do livro Ministério de Mulheres, de Gloria Furman e Kathleen Nielson, Editora Fiel.

 

O primeiro e principal ingrediente do ministério com mulheres encurvadas pelo pecado sexual é o primeiro e mais importante ingrediente do ministério a qualquer um, a qualquer hora. É olhar para Jesus, Deus conosco. Nessa cena de Lucas, Jesus foi à sinagoga para ensinar. Mas Jesus é mais do que um professor que apresenta verdades sobre Deus. Jesus é o nosso templo (João 2.21), o lugar santo, onde o pecado é expiado e onde Deus e o seu povo se encontram. Jesus é a personificação do clamor do coração de Deus: “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” (Ezequiel 11.20). Jesus é muito mais do que um professor ou um líder espiritual em uma sinagoga. O Filho de Deus veio a esse mundo pecaminoso; ele morreu, ressuscitou, vencendo o pecado e a morte, e ele subiu aos céus – mas não está distante. Por meio de seu Espírito, ele fez a sua morada em nós, seu povo.4 O Cristo ressurreto é o Senhor que vive em nós, que se aproximou daqueles de coração despedaçado – dentro de nossos próprios corações.

Mulheres sexualmente desoladas em nossas igrejas e comunidades precisam, em primeiro lugar, ser chamadas a Jesus, que é Deus conosco. Muitas que assumem ser crentes talvez precisem realmente colocar a sua fé pela primeira vez nesse Redentor que veio a nós em nosso pecado, morreu por esse pecado, e chamou-nos da mesma forma que chamou a mulher encurvada em Lucas 13: “Mulher, estás livre” (v. 12). Muitas das que pertencem a Cristo precisam do tipo de discipulado pessoal que, com compaixão e desafio, ajude-as a aproximar-se do Salvador que se aproximou de nós. Muitas precisam nos ouvir, suas companheiras pecadoras, que se aproximaram e encontraram graça, para auxiliá-las em tempo de necessidade, contando nossas histórias da suficiência de Cristo. É do evangelho, a boa nova do que Deus fez por nós em Jesus Cristo, que todos nós precisamos continuamente.

Recebi um golpe anos atrás quando uma jovem mulher, filha de líderes de ministério, procurou-me por causa do seu próprio pecado sexual e, depois de alguns minutos, disse para mim: “Mas, Ellen, filhos de pais cristãos não devem supostamente lutar com essas coisas”! Meu coração se partiu e, honestamente, fiquei frustrada também. Acho que foi uma frustração justa – como ela havia chegado a essa conclusão, e quem havia lhe ensinado que os cristãos estão além da tentação sexual? Além do pecado sexual? Hebreus 4.16 nos lembra de forma maravilhosa que somos acolhidos no trono do Rei Jesus porque somos seus! Não há nenhuma placa na porta da sala do trono que diz: “Todos os pecadores necessitados sejam bem-vindos, exceto os pecadores sexuais”.

O ministério terreno de Jesus foi ousado não apenas porque ele se colocava na presença daqueles que a sociedade marginalizava, mas também porque ele derramava seu amor sobre eles de forma extravagante. A mulher no poço em João 4 era uma mulher encurvada, sexualmente desolada. Jesus a buscou e respeitou e, então, desafiou-a a viver de forma diferente. A mulher pega em ato de adultério em João 8 era uma mulher encurvada, de coração quebrado. Não sabemos os seus motivos para dar lugar ao pecado sexual, mas sabemos isto: quão humilhada ela deve ter se sentido diante de uma multidão de curiosos hipócritas; quão aterrorizada ela deve ter ficado enquanto se abaixava no chão, esperando que pedras fossem atiradas com ódio brutal para acabar com sua vida. Jesus também estava lá: amando, falando, perdoando e chamando-a para uma nova vida.

Estando Presente com as Mulheres que Travam Lutas Sexuais

Seguimos os passos de Jesus ao estarmos intencionalmente presentes com as mulheres que travam essas lutas sexuais. Trazemos a presença dele até elas e chamamos a atenção delas para a presença dele. Mas como vamos encontrá-las? Como nos aproximamos delas quando elas permanecem tão escondidas, com medo de buscar ajuda? Sirvo em um ministério conhecido por fornecer ajuda a pessoas que têm lutas sexuais, assim, em certo sentido, é fácil para mim. Mas, dentro ou fora do meu escritório, busco estar cada vez mais presente com as mulheres, compartilhando as minhas próprias lutas diárias e minha necessidade de Jesus e de sua Palavra que dá vida. Aprendi que, quando permito que outros conheçam aspectos da minha própria encurvatura e como estou procurando andar pela fé diante de Deus, barreiras lentamente se desfazem nos corações das mulheres que travam essas batalhas. Quando mulheres feridas compreendem que Jesus não está distante de nós, mas, em vez disso, está presente conosco em nossas lutas e realmente falando a nós pelo Seu Espírito através da sua Palavra, elas descobrem a sua graça que persuade todos nós a segui-lo.

Esse capítulo sobre ministrar às mulheres no meio de lutas com a sexualidade deve ser lido, é claro, à luz do conteúdo dos outros capítulos desse livro dedicado ao ministério de mulheres.

A ministração da Palavra no centro de tudo isso, relacionamentos baseados em Tito 2 entre as mulheres nas igrejas e comunidades locais, juntamente com a compreensão de como Deus nos habilita para servir, serão ingredientes-chave à medida que buscamos também ser discipuladoras intencionais de mulheres em lutas de cunho sexual.5


Autor: Gloria Furman

Gloria Furman é esposa, mãe, trabalhadora trans-cultural e autora dos livros "Vislumbres da Graça", "Sem Tempo para Deus" e "A Esposa de Pastor" (todos pela Editora Fiel). Website: www.gloriafurman.com

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A cilada da procrastinação

O resultado da procrastinação é a mistura de cansaço com ressaca moral — a culpa por não termos atendido ao nosso chamado.