Este artigo faz parte da série Gênero e Características literárias dos livros da Bíblia, que são artigos retirados e adaptados com permissão da Bíblia de Estudo da Fé Reformada, Editora Fiel.
O conhecimento do gênero literário de um livro bíblico visa conduzir o leitor ao melhor entendimento das Escrituras, já que a Palavra de Deus é inspirada e que o próprio Deus planejou a escrita de cada gênero para um determinado fim. Esperamos que conhecer o gênero e a estrutura literária de cada livro ofereça ao leitor uma leitura e estudo bíblico mais profundo e proveitoso.
Gênero
Na Bíblia em português, Josué é agrupado aos livros históricos, reflexo de seu gênero primário, a narrativa histórica. Como uma história de conquista, o livro também reflete aspectos de história militar ou de relatos militares, tais como os trazidos no capítulo 13.
Características literárias
O tema da terra — ou, talvez com mais exatidão, tomar posse da terra — domina o livro. Os relatos vívidos da travessia dos israelitas do rio Jordão sob a liderança de Josué e da captura da cidade murada de Jericó dominam os capítulos iniciais e lançam uma extensa sombra sobre tudo que é registrado.
Essa ênfase na posse da terra é ainda mais destacada quando olhamos para a estrutura global do livro, envolvendo amplamente duas partes. Os capítulos 1 a 12 descrevem o processo pelo qual se supera a oposição à conquista israelita da terra. Isso culmina, no capítulo 12, com uma lista dos trinta e um reis derrotados por Josué. Doravante, nos capítulos 13 a 21, apresentam-se detalhes sobre como a terra deve ser alocada entre as nove tribos e meia que cruzaram o Jordão. As tribos de Rúben, Gade e metade de Manassés já estavam assentadas no lado oriental do Jordão antes da conquista.
Edição por Renata Gandolfo.

Este artigo foi retirado e adaptado com permissão do material de estudo da Bíblia de Estudo da Fé Reformada, Editora Fiel e Ligonier.
CLIQUE AQUI para ler os demais artigos da série.