terça-feira, 13 de maio
Home / Artigos / O Grande Pastor

O Grande Pastor

Quando ouvimos a palavra pastor, geralmente pensamos em um homem educado, de maneiras gentis, em uma postura descontraída, cercada por ovelhas pastando serenamente em um vale com belas colinas. Mas isso é apenas parte da imagem. Os pastores são em primeiro lugar os guardiões e protetores das ovelhas. Eles devem ser gentis e fortes, ternos e corajosos, cuidadosos e severos. Hoje em dia, em muitas partes do mundo, como no antigo Oriente Próximo, os pastores são alguns dos mais habilidosos caçadores e guerreiros de seu povo.

É por isso que Jesus chama a si próprio de o “Grande Pastor”, e ele não conduz suas ovelhas indo atrás delas com um chicote, mas chamando-as pelo nome e conduzindo-as por pastos verdejantes.

Antes de enfrentar Golias, Davi descreveu ao rei Saul como ele defendia as ovelhas de seu pai: “Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei”. (1Sm 17.34). Davi sabia o que significava cuidar das ovelhas de seu pai, também sabia tudo o que era necessário para proteger as ovelhas não apenas dos predadores, mas também para evitar que elas lutassem entre si e ferissem umas às outras, além de evitar que se afastassem do rebanho e caíssem de um penhasco. Davi era habilidoso em usar uma funda e, sem dúvida, era hábil em usar seu cajado e seu bordão. Enquanto a funda era usada para parar os predadores à distância, o bordão era um bastão curto que podia ser lançado com grande velocidade em direção a um predador que se aproximasse rapidamente. O bordão também era usado para disciplinar ovelhas quando elas estavam lutando entre si, para examinar as ovelhas, sob sua lã, para garantir que elas estivessem livres de doenças de pele, e para numerar as ovelhas (Ez 20.37). O cajado era um bastão muito mais longo e fino, com um gancho no final que era usado para muitos propósitos, principalmente para guiar as ovelhas e resgatá-las dos matagais ou do penhasco de uma rocha. Enquanto a funda estava tipicamente escondida, a vara e o cajado do pastor eram sempre visíveis para as ovelhas. O pastor andava e morava entre suas ovelhas, ele estava sempre com elas ao invés de estar em uma colina com vista para o rebanho. Seu cajado e seu bordão, as ferramentas que ele usava para guardar, resgatar e proteger suas ovelhas, eram um conforto constante para o seu rebanho.

O quadro bíblico completo que o Senhor pinta para nós é o de um Pastor-Guerreiro que cuida de suas ovelhas. Ele as disciplina amorosamente, as resgata e as protege de si mesmas e de seus inimigos. É por isso que Jesus chama a si mesmo de o Grande Pastor, e ele não conduz suas ovelhas indo atrás delas com um chicote, mas chamando-as pelo nome e conduzindo-as por pastos verdejantes. Pois ele é o autor, o precursor e o comandante da nossa fé, que vai adiante, dando a vida pelas suas ovelhas, e é o consumador da nossa fé, que nos protege e preserva até o fim.

Tradução: Paulo Reiss Junior.

Revisão: Filipe Castelo Branco.

Fonte: The Great Shepherd.


Autor: Burk Parsons

Burk Parsons é pastor na Saint Andrew’s Chapel, em Sanford (Flórida), e editor da revista mensal Tabletalk, publicada por Ligonier Ministries.

Parceiro: Ministério Ligonier

Ministério Ligonier
Ministério do pastor R.C. Sproul que procura apresentar a verdade das Escrituras, através diversos recursos multimídia.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

A mullher e sua união com Cristo

Nesta palestra, Mary Cassian instruiu as mulheres sobre o valor e o poder de nossa união com Cristo, ressaltando que se as mulheres vivessem sob uma consciência plena de sua união com Cristo, viveriam mais unidas, bem como seus casamentos seriam mais saudáveis e a cooperação entre homens e mulheres no Reino de Deus faria com que ele avançasse grandemente.