quarta-feira, 23 de julho
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O mundo, a carne e o diabo juntos contra a nossa sexualidade

Restaurando a sexualidade em meio à batalha espiritual

Nós lutamos em muitas frentes. Existem muitos tipos de males, mais do que conseguimos imaginar de imediato. Alguns são óbvios — outros, nem tanto. Então, o que estamos enfrentando? Enfrentamos “inimigos”. O mundo, a carne e o diabo são a troika clássica de inimigos da luz que se interligam e estão mencionados em Efésios 2.1–3.

No contexto de Efésios, “mundo” (kosmos) refere-se às mentiras, falsas mensagens culturais, enganosas cosmovisões, modelos de vida sedutores e enganadores, e pressões de colegas e amigos que giram ao nosso redor. Os seres humanos que falam e vivem mentiras são poderosos influenciadores. São inimigos da luz de todos os dias. Os amigos dormem com outros e moram juntos sem se casar. A pornografia está a três cliques de distância. As leis reforçam o direito de ser imoral. A opinião pública silencia até mesmo as discussões e discordâncias de princípios.

A “carne” (sarx) em Efésios se refere ao nosso inimigo interno, nossos próprios impulsos desordenados que geram escolhas de estilo de vida. A configuração de desejos, temores e crenças falsas que nos desviam e nos animam pode se tornar em hábito assumido. Somos plausíveis demais para nós mesmos, enganando-nos voluntariamente, suprimindo a luz da consciência, racionalizando o que está errado de modo a parecer a coisa mais natural.

Em Efésios, o “Diabo” (diabolos) enfatiza como um poder tenebroso opera nos bastidores do mundo e no coração das pessoas. Esse inimigo profere mentiras e deseja exercer sobre eles o seu poder perturbador, escravizador, que cega. Esse enganador que escraviza, trabalha de mãos dadas com as forças sociais e os impulsos do coração.

Em suma, somos tentados e desviados pelas imagens e vozes plausíveis que nos cercam, por nossos próprios desejos e pelo Tentador. Os membros dessa troika não podem ser desemaranhados. Os três trabalham em conjunto, criando um nevoeiro de guerra, escondendo as suas operações, escravizando participantes dispostos a tanto. O caos sexual é um assunto complexo. E tem mais. Outras forças se alinham contra a luz. As ênfases distintas de Efésios abrem o debate, mas não esgotam tudo que a Escritura diz sobre as forças que operam sobre nós. “Mundo” e “Diabo” possuem outra faceta que não aparece em Efésios. Enfrentamos males verdadeiros, como também mentiras e falsos valores. Nos Salmos, inimigos Gunanos são agressores, predadores, assassinos e mentirosos. Na primeira carta de Pedro, tanto os inimigos humanos quanto o Inimigo são apresentados principalmente como agressores e opressores. (A segunda carta de Pedro trata sobre os mentirosos.) O mundo não somente nos seduz com falsidades como também traz ameaças, traições, violações, sofrimento e desânimo. Satanás não é o único mentiroso que nos seduz, ele também é o assassino que nos persegue e aflige. Essa violenta realidade é muito vívida para muita gente. Conforme já descrevemos, muitos para os quais o sexo se tornou difícil e tenebroso foram “mais tragados pelo pecado do que fazedores de pecados”.[i] Tamar não teve culpa por aquilo que Amnom fez a ela, mas assim mesmo, ela viveu em vergonha, sofrimento, desânimo e isolamento (2 Samuel 13).

“Carne” tem ainda outra face. O coração humano não é somente ativo na escolha do mal como também reflexivo em trazer a si mesmo a condenação — para então ser ativo ao silenciar a consciência. A consciência frequentemente contradiz de maneiras não previsíveis o sistema de crenças e as escolhas de uma pessoa. Muitas pessoas entraram fundo na licenciosidade sexual achando que não existe pecado, mas se descobriram surpreendentemente abaladas pela culpa. É exigido muita prática, muita propaganda, muito reforço social, muita persistência e negação para cauterizar a consciência.

A condenação é a dimensão altamente contraditória do comportamento humano que também afeta a forma como o mundo e o Diabo operam. Assim, por exemplo, Bill Clinton e Monica Lewinsky eram dois adultos fazendo coisas sexuais consensuais em uma cultura que exalta as escolhas pessoais em questões sexuais. Mas eles foram publicamente acusados, maculados em suas reputações, degradados, e (no caso dele) sofreu um processo de inpeacGnent. Em um paralelo à vergonha e às reprovações públicas, Satanás opera como acusador, sendo ainda grande mentiroso, tentador, escravizador e assassino. Sendo assim, o mundo, a carne e o Diabo não somente nos fazem desviar como também nos acusam e condenam quando nós nos desviamos.

As experiências de autocondenação, culpa, humilhação pública e vergonha fazem outra parte da sexualidade sombria que pede uma urgente renovação.

Finalmente, existe mais um fator significativo que vai além das múltiplas dimensões do mundo, da carne e do Diabo. Inúmeras dificuldades, dores do coração e pressões enfrentadas pelas pessoas não envolvem qualquer agente maligno mais óbvio. Enfermidades, luto, dificuldades financeiras, caos político, desastres naturais e morte podem afligir a qualquer um de nós. Não devemos necessariamente levar para o lado pessoal a busca de alguém sobre quem possamos colocar a culpa. O “último inimigo” e as sombras da morte podem significativamente afetar os sentimentos e comportamentos sexuais.

Por exemplo, uma mãe de trinta e oito anos quase morre de uma infecção sistêmica depois de um parto. Até que ela consiga recuperar a sua saúde dois anos mais tarde, ela passou de ser uma pessoa jovem, vivaz e cheia de energia, para ser envelhecida, desgastada e vagarosa para agir. Desapareceu todo o seu interesse sexual. O sexo se tornou uma tarefa levemente desagradável, em lugar do alegre deleite conjugal de antes. O seu marido tinha trinta e quatro anos quando ela adoeceu, e ele continua jovem, cheio de paixão pela vida. Ele começa a procurar uma companheira mais animada e se torna um adúltero em série. Ele não tem nenhuma desculpa para isso. Porém, uma significativa pressão e perda na vida mudou seu casamento, dando-lhe o contexto em que ele caiu em pecado ao invés de aprender um tipo mais difícil de amor e autocontrole.

Sendo assim, o mundo ao nosso redor também age como o mentiroso, o agressor e o acusador. O coração humano gera tanto o desejo quanto a condenação. O Maligno mente, seduz, mata, degrada e acusa. E tem também toda essa aflição, decepção e perdas comuns. Temos muitos nós para desatar nessa renovação de nossa sexualidade. Este capítulo vai enfocar cinco coisas específicas.

O artigo acima é um trecho adaptado e retirado com permissão do livro Fazendo nova todas as coisas: restaurando a esperança para traumas sexuais, de David Powlison, Editora Fiel.

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[i] William Shakespeare, King Lear, ato 3, cena 2.


Autor: David Powlison

David Powlinson leciona e dá aconselhamento na Escola de Aconselhamento Bíblico (Aconselhamento Cristão & Fundamentos da Educação) do Seminário Teológico Westminster.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

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