Pergunta 1
Qual é nossa única esperança na vida e na morte?
Resposta
Que não somos de nós mesmos, mas pertencemos a Deus.
Ideia geral
A esperança certa é encontrada apenas em um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo.
Objetivo
Ajudar as crianças a compreenderem que os filhos de Deus pertencem a ele e devem ansiar por viver por ele.
Passagem bíblica
Romanos 14.7-12
Versículo para memorização
“Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Rm 14.7-8)
Virtude
Perdão
Notas
Notas do Líder
As crianças podem não se sentir inclinadas a considerar com regularidade o propósito de sua existência, mas encontram diariamente mensagens que buscam ensiná-las sobre o significado da vida. A mídia, a escola, os amigos e a família, todos buscam moldar e direcionar a criança para o futuro. Alguns dirão que o propósito da vida é ser bem-sucedido e ganhar muito dinheiro; outros ensinarão que o propósito da vida é simplesmente ser feliz; e outros ainda talvez insistam que o objetivo da vida é causar impacto positivo no mundo.
O coração das crianças frequentemente é nutrido para depositar esperança em si mesmas ou nas coisas criadas, e não no Criador.
Esta lição tem o objetivo de ajudar as crianças a compreenderem que elas foram criadas por Deus e para Deus. A lição lhes mostrará que elas devem colocar sua esperança em Deus à medida que vão se achegando a ele por meio do perdão conquistado em seu favor pelo Senhor Jesus Cristo, reconhecendo que somente ele é digno de confiança na vida e na morte.
Coisas que devem ser lembradas ao se planejar e ensinar:
- As crianças estão familiarizadas com o conceito de esperança, porém de forma limitada. Elas podem esperar pela neve amanhã ou por um presente muito legal no próximo aniversário. O entendimento que elas têm do conceito de esperança eterna tem de ser desenvolvido.
- É claro que não há nada de errado em desfrutar os bons presentes que Deus provê na vida, assim como o dinheiro, ou em desfrutar o sentimento de felicidade. A dificuldade surge quando essas boas coisas se tornam deuses.
- A habilidade de esperar em Deus vem apenas àqueles que conhecem o perdão dele por meio da obra salvífica de Jesus.
- Lembre-se de misturar e combinar as atividades da lição de acordo com o tempo disponível (veja a p. 12, para alguns exemplos de esboço). Você não terá tempo para realizar todas as atividades. Sinta-se livre para adaptar cada atividade com base nos pontos fortes e fracos de sua classe.
A Oração do Líder
Deus amoroso, por favor me dê alegria no conhecimento de que o Senhor é minha esperança na vida e na morte. Por favor, faça-me consciente das áreas em minha própria vida em que me sinto tentado a depositar esperança nas coisas criadas, não colocando minha esperança em ti, o generoso Deus Criador.
Por favor, ajude as crianças que ouvirão esta lição a compreenderem claramente quão maravilhoso é conhecer o perdão por meio do Senhor Jesus, para que elas possam colocar a esperança delas no Senhor tanto agora como para sempre. Em nome de Jesus. Amém.
Kit de Ferramentas do Líder
- Dois pedaços grandes de papel
- Pincel atômico
- Cópias das Ilustrações da P1 (RA)
- Cada palavra do versículo para memorização impressa em um cartão próprio; dois conjuntos de cartões.
Introdução ao Catecismo
Essa é uma oportunidade de explicar às crianças o que é um catecismo. Explique que consiste simplesmente em uma forma de aprender mais o que a Bíblia diz acerca de diversas coisas. A forma como ele funciona é por meio do aprendizado de perguntas e respostas. Motive as crianças dizendo-lhes que essa é uma forma bíblica, divertida e animada de crescer na fé cristã. Explique a elas que, em diferentes períodos na história, Deus usou essa forma de aprendizado sobre ele mesmo e sua Palavra para fazer crescer, fortificar e equipar sua igreja em diferentes países ao redor do mundo.
Distribua cópias do Catecismo Nova Cidade para Crianças, para que as crianças possam ver.
Introdução à Pergunta 1
Pergunte às crianças se elas conseguem dizer a quais histórias as seguintes frases se referem:
A única esperança do príncipe era encontrar a dona do sapatinho de cristal.
Cinderela
A única esperança do coelho era a de que o senhor McGregor não o encontrasse no regador.
A história de Pedro Coelho (Beatrix Potter)
A única esperança das crianças era Aslam.
O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (C. S. Lewis)
Em seguida, pergunte às crianças o que elas acham que significa a frase “a única esperança deles era”. Elas reconhecerão que cada personagem se encontrava em uma situação na qual alguma ajuda se fazia necessária para que pudessem escapar. Destaque para as crianças que, em geral, ter esperança envolve confiar em alguém ou em alguma coisa. Pergunte às crianças que tipo de coisa elas esperam para seu futuro.
Apresente a Pergunta 1: “Qual é nossa única esperança na vida e na morte?”. Explique às crianças que, na vida, as pessoas esperam por muitas coisas, mas que, na realidade, a Bíblia ensina que existe apenas uma esperança certa na vida e na morte — e essa esperança é que não pertencemos a nós mesmos, mas, sim, de corpo e alma, na vida e na morte, a Deus e a nosso Salvador, Jesus Cristo.
Atividade
Disponha dois pedaços grandes de papel. Na parte superior de um dos papéis, escreva “Minha Família” e, no outro, “Família de Deus”.
Peça às crianças que identifiquem e listem as coisas que são muito legais sobre pertencerem, especificamente, às suas famílias. Talvez elas mencionem o amor de seus pais, o lar em que vivem ou as férias divertidas que costumam ter. Anote as respostas. Pergunte às crianças o que aconteceria se outra criança fosse adotada em suas famílias. Essa criança também se beneficiaria de todas as coisas legais por passar a pertencer à família delas?
Em seguida, peça que elas identifiquem e listem as coisas legais sobre fazerem parte da família de Deus. Esteja preparado para oferecer algumas dicas, como, por exemplo, “Pense no motivo pelo qual Jesus morreu na cruz” ou “Pelo que esperamos depois de morrermos?”. Anote as respostas das crianças.
Explique às crianças que todas as pessoas nascem em uma família humana (talvez seja válido reconhecer que algumas dessas famílias estão aquém do ideal), mas nem todas as pessoas são nascidas na família de Deus. Deus traz as pessoas para sua família, tornando-as seus filhos por meio da adoção! Ensine às crianças que a adoção na família de Deus permite que as pessoas tenham determinado tipo de esperança e que a adoção acontece depois de a pessoa compreender que é pecadora, voltando-se para Jesus a fim de dizer que sente muito e pede seu perdão.
Esboço do Ensino
Inicie o momento do ensino pedindo a ajuda de Deus. Peça que a lição seja ensinada com fidelidade e que as crianças possam ouvir com atenção.
Apresente Romanos 14 às crianças.
Explique que essa carta foi escrita por Paulo e que, nesse capítulo, ele está tentando resolver alguns desentendimentos entre as pessoas na igreja de Roma.
Diga às crianças que essa era uma briga de família! As pessoas que estavam discutindo haviam encontrado o perdão em Jesus e foram adotadas na família de Deus; elas só não conseguiam concordar sobre a forma como deveriam viver. Paulo explica que, em algumas situações, as pessoas da família de Deus farão coisas de maneiras diferentes, mas que o importante é que busquem fazer aquelas coisas que trazem louvor e glória a Deus.
Leia Romanos 14.7-12. Providencie Bíblias para que as crianças leiam com você.
Pergunte às crianças o que elas acham que o versículo 8 significa. Qual é o sentido de
pertencer ao Senhor? Isso é uma coisa boa ou uma coisa ruim?
Ajude as crianças a reconhecerem que a maioria das pessoas crê que suas vidas são delas próprias. No entanto, aqueles que encontraram o perdão em Jesus e foram adotados na família de Deus reconhecem que foram resgatados da ira e da punição de Deus. A Bíblia diz que aqueles que não creem em Jesus são escravos do pecado. E, para que as pessoas escravizadas se libertem, um preço deve ser pago por sua soltura. Jesus pagou o último preço pelos pecadores ao sacrificar sua própria vida e pagar o preço pelo pecado na cruz. A Bíblia diz que aqueles que são adotados na família de Deus foram comprados por alto preço e que, agora, suas vidas pertencem a Deus. Diga às crianças que ser um filho de Deus é a forma mais maravilhosa de viver a vida — a forma mais alegre, libertadora e satisfatória. Paulo está ajudando os romanos a compreenderem que suas vidas não são deles próprios. Tudo o que eles são e têm pertence a Deus.
Pergunte às crianças se acham que é fácil viver para Deus. Pergunte a elas quais seriam as coisas que poderiam fazê-las parar de viver para Deus. Peça que elas reflitam sobre como a lembrança do que Jesus fez na cruz pode motivá-las a viver para Deus. (Esteja preparado para sugerir algumas respostas.)
Ajude as crianças a refletirem sobre como podem viver tendo Deus como o Senhor de suas vidas. Ajude-as a enxergar como algumas vezes elas podem preferir ser o Senhor. Ofereça alguns exemplos das experiências cotidianas em que elas podem encontrar alguma dificuldade para se submeter ao senhorio de Deus. Pergunte em que situações elas se sentem tentadas a colocar a si mesmas em primeiro lugar.
Explique às crianças que Paulo ajuda os cristãos em Roma a focar em suas próprias vidas e a não se preocupar em relação à forma como os outros estão vivendo. Mostre às crianças o versículo 12. Explique que, um dia, todos responderão a Deus sobre como viveram suas vidas. Ajude-as a entender que, por causa do preço que Jesus pagou na cruz, aqueles que foram adotados na família de Deus devem ansiar viver completamente para ele.
Conclua lembrando às crianças que ser adotado na família de Deus significa que recebemos todas as coisas boas que acompanham o fato de fazer parte da família. Confiamos em Deus na vida e na morte, sabendo que ele está conosco e que apenas nele nossa esperança é encontrada.
Encerre o momento de ensino ajudando as crianças a memorizarem a Pergunta 1 e sua resposta.
(Essas notas servem apenas como um guia. Por favor, expanda-as, acrescentando outras que possam adequar-se às suas crianças e ao seu contexto. Anote a conversa com suas próprias palavras e inclua ilustrações e aplicações que você sabe que vão conectar-se com suas crianças.)
Atividade
Ao redor de sua sala de aula, coloque figuras de várias coisas que representam a vida das crianças. Recorte e utilize as Ilustrações da P1 (RA). Sinta-se à vontade para acrescentar suas próprias figuras.
- Televisão
- IPad/ Computador
- Escola
- Esportes
- Música
- Amigos
- Dinheiro
- Compras
- Família
Organize as crianças em pares e envie um par para cada figura. Peça que elas discutam de que forma pertencer a Deus afeta a maneira como elas deveriam interagir com os diversos componentes de suas vidas. Quando todos os pares tiverem visitado todas as figuras, peça-lhes que voltem aos seus assentos e discutam com o grupo se acham que pertencer a Deus faz diferença em sua vida diária.
Momento de discussão e de perguntas
Algumas perguntas que podem surgir incluem:
Será que isso simplesmente significa que deixamos de ser escravos do pecado para sermos escravos de Deus?
Explique às crianças que elas foram criadas para ter um relacionamento com Deus — e que, nesse relacionamento, encontram a perfeita liberdade. Portanto, embora o mundo possa pensar que o cristianismo se resume a regras e regulamentos, a verdade é que fazer parte da família de Deus é a melhor forma de desfrutar a vida em sua plenitude.
E se simplesmente não conseguimos viver para Deus o tempo todo?
Explique às crianças que, nesta vida, haverá dificuldade para viver para Deus, mas que Deus vai ajudá-las por meio de seu Espírito. Elas podem orar e pedir ajuda.
Também aproveite essa oportunidade para ajudar as crianças a pensarem em suas próprias vidas e sobre como essa pergunta e essa resposta do Catecismo as afetam pessoalmente.
- Como elas vão reagir às mensagens que o mundo comunica sobre o significado da vida?
- Como vão buscar sempre ter a esperança delas em Deus?
- Como seriam capazes de explicar a própria esperança a alguém da escola?
Visão de virtude
Perdão
Lembre às crianças a conversa anterior, sobre os benefícios de estar em uma família. Quando Deus nos adotou em sua família, nós recebemos o perdão por meio de Jesus. Pertencemos a Deus e desfrutamos todos os privilégios de estar em sua família. Embora possa ser fácil aceitar o perdão, pode ser difícil dar o perdão. Mas, quando nos tornarmos parte da família de Deus, vamos querer imitar nosso Pai. Deus mostrou grande misericórdia aos pecadores quando enviou Jesus para morrer na cruz. Os filhos de Deus devem estar prontos a perdoar porque fomos perdoados.
Compartilhe este breve testemunho com as crianças:
Corrie ten Boom foi presa por ajudar o povo judeu, durante o Holocausto, a escapar das pessoas que queriam matá-los. Muitos anos mais tarde, após a sua libertação, ela estava em um culto na igreja quando avistou um homem que fora seu guarda na prisão. Corrie tinha falado tudo sobre o perdão que Deus oferece por meio de Jesus. O homem veio até ela depois de ela falar na igreja e lhe disse que havia encontrado o perdão em Jesus e que havia sido adotado na família de
Deus. Ele queria apertar a mão de Corrie, mas Corrie se lembrou de todas as coisas horríveis que haviam acontecido com ela e com outras pessoas na prisão.
Ela simplesmente não conseguia apertar a mão daquele homem. Mas, então, Corrie se lembrou de quem ela era:
uma filha de Deus que havia sido perdoada. Na qualidade de alguém que pertencia a Deus, ela deveria viver para ele. Então, ela orou e pediu a Deus que lhe desse forças para perdoar esse antigo guarda e se alegrar com o fato de ele também fazer parte da família de Deus. Deus respondeu à oração de Corrie.
Atividade de memorização
Imprima cada palavra do versículo a ser memorizado em seu próprio cartão você precisará de dois conjuntos de cartões.
Se você optar por não fazer um versículo de memorização, essa atividade pode ser usada para ajudar as crianças a memorizarem a pergunta e a resposta do Catecismo.
- Divida as crianças em duas equipes.
- Leia para as crianças o versículo a ser memorizado.
- Leia o versículo a ser memorizado, convidando as crianças a repetirem cada palavra depois de você.
- Leia novamente o versículo a ser memorizado e convide as crianças a se juntarem a você, falando em voz alta.
- Distribua um conjunto completo de cartões de versículos a cada equipe; certifique-se de que os cartões não estejam em ordem! Peça às crianças que coloquem as palavras na ordem correta. A equipe que primeiro organizar os cartões corretamente recebe pontos.
Momento da oração de encerramento
Encerre a lição convidando as crianças a fazerem pequenas orações pedindo a Deus que as ajude a viver para ele e a permitir que ele seja o Senhor de suas vidas.
Este artigo é um trecho adaptado com permissão do Volume 1 do kit Catecismo Nova Cidade: currículo infantil, Editora Fiel.
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