Renovação. Tenho falado sobre a guerra, a direção da jornada e o destino. A palavra final na restauração de alegrias aos que estão sexualmente alquebrados é começar a agir. Nossa renovação diária tem três partes.
Identificando as lutas de hoje
Primeiro, onde está a nossa luta de hoje? Nossa luta sempre é travada passo a passo, não tudo de uma só vez. “O problema de hoje” é onde você encontrará o auxílio de Deus. Uma visão clara daquilo que enfrentamos vai definir nossos “pontos de escolha”, as bifurcações na estrada que está diante de nós. Onde você é tentado agora? Pode ser na área sexual. Mas lembre-se que a luta nem sempre trata de sexo. Deus mantém em vista muitas questões ao trabalhar a nossa santificação. Como você lida com as pressões da vida? Está se lamentando ou ansioso? Será que a autojustiça nos torna defensivos e julgadores? Trabalhamos demais ou estamos preguiçosos, fugindo das responsabilidades? Estamos nos esquecendo de Deus? Qual é o nosso relacionamento com o dinheiro? Quando lutamos bem em qualquer área, vemos efeitos cascata em todas as demais áreas da vida. Tom, por exemplo, tinha de pensar em como lutar novamente nas noites de sexta-feira, para não continuar sendo um perdedor. Ele teve de repensar as suas expectativas básicas sobre Deus, e o modo como ele tinha desalinhado todo o seu relacionamento com Deus.
E você? Será que uma sexualidade enegrecida ainda é o seu principal campo de batalha hoje em dia? Ao lidar com aquilo que obscurece a sexualidade, com o que você está lidando entre os níveis 1 e 40? Onde está o ponto de escolha de hoje? A luta atual é o lugar onde o Vinicultor está fazendo a poda. É onde você precisa de apoio para a vida, apoio que procede da Videira. Tornar novas todas as coisas sempre trata de algo que está acontecendo hoje. A restauração de alegrias puras não é mera teoria. É o que está acontecendo aqui e agora. Não se trata de perfeição instantânea (espero que a essa altura isso esteja bem claro).
Também não se trata de ontem. Se você ainda estiver se remoendo e obcecado pelos fracassos de ontem, hoje o ponto de escolha será: “Como lidar com os fracassos?” Dá para parar de olhar para si mesmo depois que caiu, e começar a tratar dos seus pecados dependendo da livre misericórdia? Você vai sempre precisar de seu Pai, Salvador e Consolador para ajudá-lo, perdoá-lo e ensiná-lo. O problema de hoje identifica onde está esse processo.
Encontrando Deus nos problemas de hoje
Segundo, qual a primeira coisa a respeito de Deus em Cristo que fala diretamente sobre o problema de hoje? Assim como não mudamos tudo de uma vez, também não aprendemos toda a verdade em uma gigantesca transfusão de Bíblia. Somos pessoas limitadas. Não conseguimos nos lembrar de dez coisas ao mesmo tempo. Invariavelmente, se conseguirmos lembrar apenas de uma verdade vital no momento da provação, para então buscar nosso Deus, então seremos diferentes. Os versículos bíblicos não são mágicos. Mas as palavras de Deus são a revelação de Deus para a nossa redenção. Quando realmente nos lembramos de Deus, não pecamos. O único jeito de pecarmos é quando suprimimos Deus, esquecendo, desligando-nos de sua voz, mudando de canal e escutando outras vozes. Quando na verdade nos lembramos de Deus, realmente nós mudamos. De fato, lembrar é a primeira mudança.
Temos aqui um simples exemplo. Muitas vezes Deus diz: “Eis que estou convosco”. São essas as suas palavras exatas. Como é que aplicar isso ao coração transforma totalmente o roteiro de suas trevas sexuais? E se você estiver enfrentando a tentação de cometer uma imoralidade? Para início de conversa, nada é particular, não é possível nenhum segredo.“Eis que estou convosco. Estou com você…” Diga isso de dez diferentes modos. Diga isso a Deus como o Salmo 23.4 faz:“Tu estás comigo”. Diga devagar. Diga rapidamente. Diga em voz alta. Provavelmente você descobrirá que precisa imediatamente dizer mais: “Tu estás comigo. Ajuda-me. Faz-me saber disso. Tem misericórdia de mim. Não me abandona. Eu preciso de Ti. Faz-me entender”.
Você provavelmente descobrirá que as vozes mentirosas e tentadoras tornam-se mais óbvias. São astutas e argumentativas. Elas tentarão abafar a realidade de Deus. Elas zombarão daquilo que Deus diz. Zombarão de você. Procurarão atraí-lo ou sobrepujá-lo, fazendo-o mergulhar num escuro universo paralelo sem Deus. Na medida em que nos lembramos que o Senhor está conosco e que nós o estamos buscando, essas outras vozes soarão indiretas, ineficazes e hostis ao nosso bem-estar.
Como essas vozes podiam parecer atraentes? O contraste, a batalha de vontades, o conflito entre o bem e o mal serão mais evidentes. A sua escolha imediata — que voz eu escutarei? — será vista com nitidez. Lembrar o que é a verdade não resulta em vitória automática. Mas fazemos coisas secretas apenas quando estamos nos enganando. Toda vez que nos lembramos que estamos em público, passamos a viver uma vida pública.“Eu estou com você” quer dizer que estamos sempre em campo aberto, visível.
Mesmo quando pecamos por escolha arbitrária, estaremos à plena luz do dia diante dos olhos de Deus que nos busca. Ele ainda está aqui. Podemos abrir nossos olhos, escutar e nos voltarmos para encontrar a ajuda que precisamos. Aquele que ama você, diz: “Eu estou com você” para despertá-lo e encorajá-lo.
E se hoje você tiver de enfrentar uma luta diferente? Se você se sentir vencido pela solidão e o medo, enterrado pelo sofrimento, abandonado e traído pelas pessoas? “Eu estou com você.”“Eu estou com você.”“Eu estou com você.” Novamen- te, quando ouvimos isso de verdade e o trazemos ao coração, saberemos que não estamos sós. Estamos seguros.
A lascívia de uma pessoa manipuladora e violenta pode tê-lo agredido; mas o firme e constante amor de Deus jamais o trairá. Se estivermos totalmente abalados pela sujeira de fracassos passados, o que fazer? Sentimo-nos culpados, envergonhados, inaceitáveis, perguntando:“Como é que Deus pode me aceitar?” Ele responde: “Eis que estou com você”. Deus não se choca com a feiura de nossas maldades em tempo real. Ele veio dar sua vida pelo “principal dos pecadores” (como Paulo chamou a si mesmo duas vezes — 1 Timóteo 1.15 -16). Cristo realmente perdoa. De verdade.
Qualquer que seja a sua luta, o “eu estou com você” de Deus muda o terreno da batalha. Você começa a ver a saída na estrada. Existe um caminho de vida. Nossas escolhas têm consequências, e podemos escolher a vida. Uma boa Estrada sobe o monte em direção à luz, onde antes só sabíamos tropeçar e cair à beira do abismo.
Conversando e andando com Deus
Terceiro, coloque seus problemas diante, junto de Deus. Comece a falar e comece a caminhar com Deus. Já falamos como acontece esse processo nos parágrafos anteriores. Era impossível identificar os pontos de maior destaque e oferecer promessas e revelações da parte de Deus sem começar a entender as respostas humanas sinceras: fé em Deus e amor construtivo ao próximo. Como nos Salmos, temos de colocar os problemas a Deus e conversar sobre isso. “Lembrar-se” não é uma recitação mecânica de versículos da Bíblia. Hoje você está buscando ajuda. Isso tem importância — ainda que você saiba que amanhã ou no mês que vem ou no ano que vem a sua batalha vai mudar para outra nova forma. Ainda não somos aquilo que um dia seremos, mas estamos crescendo, indo passo a passo nessa direção à vida verdadeira.
Andar na luz não é um passe de mágica. Quando vemos mais claramente a encruzilhada (a luta de hoje), e vemos e ouvimos o Senhor com maior clareza (algo que ele nos diz), começamos a necessitar, começamos a falar, começamos a confiar. Então, começamos também a fazer a escolha mais difícil, significativa, cheia de alegria, de amar hoje mesmo as pessoas. Entre em ação na luta de hoje. Essa é a nossa palavra final. Ela nos leva para onde nosso Salvador intervém, fazendo diferença. É onde nosso Pai está tornando-nos mais frutíferos. É exatamente onde o Espírito de Vida está nos renovando para sua imagem de luz e deleite.

O artigo acima é um trecho adaptado e retirado com permissão do livro Fazendo nova todas as coisas: restaurando a esperança para traumas sexuais, de David Powlison, Editora Fiel.
Também disponível em e-book ao assinar o Fiel Digital, junto a mais de 300 títulos da Editora Fiel, reprises de nossas conferências e mais de 10o cursos disponíveis.