Quando o sofrimento chega (e nesse mundinho caído em que vivemos é certo que o sofrimento nos alcançará), percebemos que a dor é individual. Cada uma de nós tem uma sensibilidade diferente para processar os tempos difíceis. Embora sejamos diferentes em nossa percepção à dor, podemos estar mais ou menos preparadas para resistirmos nos dias maus. E, embora a dor seja individual, particular, não significa que temos que passar pelos tempos maus sozinhas. Podemos procurar auxílio em Deus, nas amizades, na igreja e também nos livros.
O sofrimento permeia nossa vida direta ou indiretamente. Esse é um assunto sobre o qual as pessoas evitam falar, mas não podem evitar sentir a dor do sofrimento. As adeptas da corrente positivista até recomendam que nos afastemos de pessoas negativas ou com problemas. O mundo faz assim, elimina a pessoa com dor ou que sofre (porque incomoda) e acredita que isso resolve o assunto.
Não, não resolve, o problema apenas fica afastado de você (quando é possível), porque alguém de quem você não poderá se afastar nem eliminar de sua vida vai precisar de ajuda no tempo de sofrimento.
O sofrimento tem muitas ramificações: podemos sofrer por um problema físico, emocional ou psíquico e, embora um desses problemas possa ser o motivo principal do sofrimento, geralmente um afeta o outro, tornando a vida um tanto sobrecarregada.
Pensando nesses tempos difíceis, vamos nos preparar e passar pelas dificuldades de maneira que o fardo não seja impossível de carregar.
Ande na luz
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmo 119.105
Esteja bem alimentada da palavra de Deus. Procure a esperança das promessas de nosso Senhor enquanto faz sua leitura bíblica. Quando criamos o hábito de buscar esperança e conforto nas Escrituras, o Espirito Santo pode nos fazer recordar dos versos de que necessitamos, e eles vão ficando impregnados em nossa mente, escritos em nosso coração e tornam-se uma arma para nos defender da derrota nos dias maus.
Pratique a Palavra
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1.21
Conhecer as Escrituras e lembrar-se de versículos e trechos bíblicos são realmente úteis quando podemos praticar, afinal não nos será muito útil termos apenas informação de conceitos, precisamos realmente saber aplicar os conselhos do nosso Deus Criador em nosso sofrimento.
E, ovelha, passar pela fornalha ardente do sofrimento, seja ela de que espécie for, vai estreitar seu relacionamento pessoal com nosso Senhor no momento em que você o buscar. Ele irá refiná-la, purificá-la, fortalecê-la, ajudá-la e consolá-la. Ele será seu melhor amigo, Maravilhoso Conselheiro, será seu bálsamo de consolo nos dias ardidos.
Eu escrevi esse texto porque pensei em deixar aqui umas boas dicas de livros para os dias de chuva e trovoada da vida.
Se você leu algum livro que a ajudou muito nos dias de sofrimento, considere compartilhar conosco.
1. Antes de Partir, de Nancy Guthrie, Editora Fiel
Esse livro reúne ricas meditações sobre a morte, extraídas de sermões e escritos de grandes pregadores e teólogos clássicos e contemporâneos, como Martinho Lutero, João Calvino, Charles Spurgeon e John Piper, com o propósito de resgatar as verdades bíblicas desse assunto tão pouco abordado. Nancy nos faz lembrar que o viver e morrer com o objetivo de glorificar a Deus, confiante de que Ele fará o bem em todas as suas promessas, é algo muito bom. Neste livro, o leitor encontrará conforto e esperança para sua alma, e será encorajado a encarar a realidade inevitável da morte com confiança em Deus.
2. Bom Demais para ser Verdade, de Michael Horton, Editora Fiel
Nessa obra, Michael Horton aborda o problema e a realidade do mal, do sofrimento e das angústias da vida humana à luz da teologia da cruz, contrastando-a com a cada vez mais popular teologia da glória. Tratando com sensibilidade os dramas da vida, Horton apresenta uma robusta teologia da providência e graça de Deus, e oferece ao leitor esperança ao falar do triunfo de Cristo na ressurreição.
3. Um Coração Inabalável, de Elyse Fitzpatrick, Editora Fiel
Experimentando o consolo de Deus nas tempestades da vida.
O que a intriga ou lhe interessa nesse título? Você já imaginou o que significa ter um coração inabalável? Você já se perguntou se o seu coração é firme? Mesmo que a sua maior motivação ao escolher este livro seja descobrir o que é um coração inabalável, creio que outras leitoras estejam interessadas, principalmente, em como experimentar o consolo de Deus, bem aqui e agora, no meio da tempestade pessoal pela qual estão passando. Talvez você nem acredite que possa ser consolada ¿ parece que faz tanto tempo que qualquer coisa parecida com consolo fez parte da sua vida, que você espera poder vislumbrar a face de Deus em algum lugar nessa tempestade escura e sombria.
4. A Depressão de Spurgeon, de Zack Eswine, Editora Fiel
Esperança realista em meio a angústia.
Eu sei, pessoalmente, que não há nada no mundo que o corpo físico possa sofrer que se compare à desolação e à prostração da mente. – Charles Spurgeon
A depressão afeta muitas pessoas, tanto pessoalmente quanto através da vida daqueles que amamos. Neste livro, vemos como o Príncipe dos Pregadores do século XIX, C.H. Spurgeon, lutou com a depressão. O fato de um pastor cristão tão proeminente ter vivenciado a depressão, e dela ter falado tão abertamente, convida-nos à empatia com um companheiro sofredor. Porque esse pastor e pregador saiu à luta com fé e dúvida, sofrimento e esperança, nós ganhamos um companheiro na jornada.
5. Depressão e Graça, de Wilson Porte Jr, Editora Fiel
O Cuidado de Deus diante do sofrimento de seus servos
O que é depressão? Há casos de depressão nas Escrituras?
Embora não encontremos na Bíblia a moderna palavra depressão, vemos seus sintomas nas histórias de homens e mulheres de Deus que experimentaram angústias e sofrimentos. Neste livro repleto de sabedoria e sensibilidade pastoral, Wilson Porte Jr. apresenta ao leitor um cuidadoso estudo bíblico que aponta casos típicos de depressão na vida de servos de Deus nas Escrituras e como eles se viram aliviados de seu sofrimento pela provisão da graça de Deus.
6. Lado a Lado, de Dave Furman, Editora Fiel
Ajuda e consolo para caminhar ao lado dos que sofrem.
Todo mundo tem amigos ou familiares que sofrem com doenças, deficiências, depressão ou a morte de um ente querido. Muitas vezes, as pessoas que amam aqueles que sofrem também passam por suas próprias lutas.
Eles tendem a sofrer em silêncio e sem muito apoio dos outros. Escrevendo a partir da perspectiva de alguém que precisa diariamente da ajuda de outros, Dave Furman oferece insights sobre o apoio, a sabedoria e o encorajamento dos quais essas pessoas precisam para ajudar os que sofrem.
7. Quando os Problemas Aparecem, de Philip Ryken, Editora Fiel
O que você faz quando os problemas aparecem?
Não é tanto uma questão de “se”, mas de “quando”. Em algum momento da vida, todas as pessoas sofrem perdas, lutos, dores, relacionamentos quebrados, perseguição e pecado. Qual é a nossa esperança? Ryken oferece um olhar pastoral, sensível e bíblico sobre o sofrimento a partir da história de homens e mulheres da Bíblia que enfrentaram grandes provações e problemas. Somos lembrados de que, como cristãos, nunca estamos completamente sozinhos em nossas lutas e tribulações.
# Livretos: Série Aconselhamento – Editora Fiel
Livros do Box 2 – (Nº 10 ao Nº 18):
Cura Após Aborto (Nº 10) – David Powlison
Sofrendo com o Suicídio (Nº 15) – David Powlison
Enfrentando a Morte com Esperança (Nº 16) – David Powlison
Eu Quero Morrer (Nº 17) – David Powlison
Sofrendo com a Perda de um Filho (Nº 18) – Ryan Showalter
Livros do Box 3 – (Nº 19 ao Nº 27):
Dores crônicas (Nº 19) – Michael R. Emlet
Doença de Alzheimer (Nº 20) – Robert Smith
Transtorno Bipolar (Nº 21) – Edward T. Welch
Ataques de ansiedade e pânico (Nº 22) – Jocelyn Wallace
Lutando contra o Câncer (Nº 23) – David Powlison