terça-feira, 15 de outubro
Home / Artigos / A oração como virtude da igreja

A oração como virtude da igreja

Série "Reunindo a igreja, as quatro virtudes"

Muitos homens, especialmente no Ocidente global, são viciados em trabalho. É compreensível — a produtividade oferece uma euforia mais pura do que qualquer droga e sem ressaca. Isso pode ser igualmente (até especialmente) verdadeiro para os pastores, porque temos o devido cuidado de não ser preguiçosos ou infrutíferos no ministério. Queremos provar que somos trabalhadores esforçados na vinha do Senhor, para que possamos ouvir: “Muito bem, servo bom e fiel”. No entanto, a oração nem sempre parece tão produtiva para nós quanto nos acorrentarmos ao computador, liderar uma reunião do conselho, aconselhar um membro problemático, ler um bom livro com um aspirante a pastor ou sair e fazer a obra de um evangelista.

A correção excessiva, então, é negligenciar ou subestimar a súplica porque presumimos erroneamente que a oração é de alguma forma semelhante à procrastinação — adiar o trabalho. A verdade é que a oração é uma parte do trabalho. A oração revela a nossa dependência de Deus. Honra-o como a fonte de todas as bênçãos, recordando-nos que converter as pessoas e edificar a igreja é uma obra de Deus, e não nossa (1Co 2.14-16; 3.6-7). Jesus nos garante que, se permanecermos nele, e as suas palavras permanecerem em nós, podemos pedir tudo de acordo com a sua vontade e ter certeza de que ele nos dará (Jo 15.10, 16). Que promessa! Tenho receio de que ela se tornou tão familiar para muitos de nós, que estamos em perigo de ouvi-la como uma trivialidade. Contudo, temos de ouvi-la como aquilo que nos desperta de uma negligente falta de oração e nos mova a nos ajoelharmos com alegria.

Então, pelo que devemos começar a orar, quando começamos a trabalhar em benefício da saúde e da santidade da igreja?

1. Existem súplicas mais apropriadas a um pastor que labora em benefício da igreja do que as súplicas do apóstolo Paulo em favor das igrejas que ele havia implantado (Ef 1.15-23; 3.16-21; Fp 1.9-11; Cl 1.9-12; 2Ts 1.11-12)? Permita que essas súplicas sejam o ponto de partida para orar conforme as Escrituras, de modo mais amplo e consistente.[i] Essa é outra maneira como você pode desencadear o poder transformador do evangelho na vida dos membros da igreja.

2. Ore para que sua pregação do evangelho seja fiel, exata e clara.

3. Ore em favor da maturidade crescente da congregação; peça a Deus que a sua igreja local cresça corporativamente em amor, santidade e doutrina correta e que o testemunho da igreja na comunidade seja distintivamente puro e atraente aos incrédulos.

4. Ore em favor dos pecadores, para que eles sejam convertidos e a igreja, edificada por meio de sua pregação do evangelho.

5) Ore por oportunidades para que você mesmo e outros membros da igreja façam evangelização pessoal.

Uma das ações mais práticas que você pode realizar em benefício de sua própria vida de oração, bem como dos outros membros da igreja, é criar um livro de oração dos membros da igreja (com fotos, se possível), para que eles orem uns pelos outros, lendo uma página por dia. O livro de oração dos membros de nossa igreja inclui 27 pessoas em cada página. Incluímos seções para membros que moram na cidade, mas não podem frequentar a igreja, e para os que vivem noutros lugares. Separamos uma página para presbíteros, diáconos, diaconisas, oficiais, diretoria e estagiários. Temos uma seção que inclui os filhos dos membros da igreja, seminaristas ajudados pela igreja, obreiros sustentados (como os missionários), ex-membros da diretoria e ex-estagiários. Encorajamos as pessoas a orarem seguindo o número da página que corresponde ao dia do mês em curso (por exemplo, 1º de junho, página 1; 2 de junho, página 2, etc.).

Seja modelo de fidelidade para a sua igreja ao usar esse livro de oração em seu próprio tempo devocional e os encoraje publicamente a criarem o hábito de orar todos os dias usando esse livro. As suas orações em favor dos outros não devem ser longas — mas, apenas, bíblicas. Escolha somente uma ou duas sentenças das Escrituras para orar em favor deles; em seguida, formule uma ou duas frases com base naquilo que você sabe a respeito do que se passa com eles no presente. Procure conhecer as ovelhas de seu rebanho, de modo que possa orar mais particularmente por elas. E, quanto àqueles que você não conhece bem, ore por eles apenas com base no que lê diariamente em sua Bíblia. Ser um exemplo desse tipo de oração para os outros e encorajar a igreja a segui-lo pode ser uma influência poderosa para o crescimento da igreja. Desestimula o egoísmo na vida de oração particular dos cristãos, e um dos seus mais importantes benefícios é que fomenta o desenvolvimento de uma cultura de oração que caracterizará gradualmente sua igreja como pessoas que são fiéis em orar.


O trecho acima foi retirado com permissão do Livro: Como edificar uma igreja saudável – Um guia prático para liderança intencional, de Mark Dever e Paul Alexander, Editora Fiel.

CLIQUE AQUI para ver os demais artigos que são trechos deste livro.


[i] D. A. Carson, Um Chamado à Reforma Espiritual (São Paulo: Cultura Cristã, 2007).


Autor: Mark Dever

Mark Dever é diretor do Ministério 9 Marcas, nos Estados Unidos, e pastor da Igreja Batista de Capitol Hill, em Washington D.C. Graduado na Universidade de Duke, obteve mestrado em Divindade no Gordon Conwell Theological Seminary e Ph.D. em História Eclesiástica na Universidade de Cambridge.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

10 versículos-chave da Bíblia sobre Providência

O ponto central da doutrina da providência é a ênfase no governo de Deus sobre o universo. O que Deus cria, ele também sustenta.