quinta-feira, 28 de março

Amadurecendo para servir

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi extraído do Livro Sábia e Conselheira, de Martha Peace, Editora Fiel.

Frequentemente os crentes possuem um zelo exuberante, porém bem pouco conhecimento. É comum que o seu desejo de servir ao Senhor seja grande, mas que seu caráter cristão seja lamentavelmente falho. São como uma estagiária iniciante em enfermagem, que chega ao hospital com seu uniforme novo e engomado, os sapatos brilhando, e os cabelos cuidadosamente presos num coque impecável! Ela fica entusiasmada e emocionada por estar ali! Seu exterior mostra um visual profissional e competente. Contudo, as aparências enganam.

Se ela não tiver plena consciência de suas limitações, seu trabalho pode ser extremamente perigoso!

Quando comecei minha caminhada cristã eu era como aquela jovem estagiária de enfermagem, empolgada e muito ativa. Queria servir ao Senhor por meios grandiosos. Pensava que logo seria como aquela famosa professora de estudos bíblicos de quem ouvira falar, cujas classes dobravam em frequência a cada semana. Logo não havia mais espaço para novos frequentadores.

Quando era nova convertida fui abordada por uma senhora de nossa igreja chamada Linda. Ela demonstrou desejo em dirigir um grupo de estudo bíblico em sua casa. E me disse: “Você quer dar o estudo?” Pensei: “será que consigo?” Com grande entusiasmo respondi: “Sim!!!”

Linda e eu convidamos nossas amigas, vizinhas e todo mundo que nos desse a chance de convidar. Nosso estudo acontecia às quartas-feiras pela manhã, e começamos com duas ou três senhoras. Ensinei o Evangelho de João, versículo a versículo. A frequência era escassa e instável. Uma semana, em particular, chamou minha atenção. Tivemos oito senhoras firmemente comprometidas a voltar na quarta-feira seguinte. Dediquei-me ainda mais na preparação do estudo, e Linda preparou a casa. Quando chegou o dia, linda levantou mais cedo e fez biscoitos de calabresa. Quando cheguei, os aromas do café e da calabresa estavam irresistíveis! Ficamos tão entusiasmadas! Oramos e esperamos com expectativa cada uma das convidadas chegar.

Logo chegou a hora, e a hora passou… Ficou tão tarde que tivemos que encarar a realidade: ninguém apareceu! Senti vontade de chorar. Linda disse: “Talvez o Senhor não queira que tenhamos um grupo de estudo bíblico”. Minha esperança de ver grandes grupos de senhoras ouvindo minhas palestras estava destruída bem diante dos meus olhos. Não obstante, ao invés de cancelarmos as reuniões, decidimos tirar uma semana para orar e depois faríamos pelo menos mais um estudo.

Na semana seguinte, fiquei ansiosa pensando no que o Senhor estaria por fazer. Agora, olhando para trás, parece-me óbvio o que Deus estava fazendo. Ele estava começando a moldar o meu caráter, e protegendo aqueles grandes grupos de senhoras (muitos dos quais, a propósito, nunca vieram) de minha imaturidade na doutrina e no caráter. Eu olhava o presente, mas Deus contemplava toda a estrada futura, e começava a me preparar para servi-lo. Naquele tempo, meu zelo sem conhecimento ou sem caráter moldado era tão perigoso quanto aquela enfermeira iniciante, desenfreada.

Neste capítulo, explicarei três áreas em minha própria vida, nas quais o Senhor primeiramente trabalhou para que, agora, eu pudesse instruir e encorajar outras mulheres. As três áreas eram, e ainda são: doutrina, caráter e ministério.


Autor: Martha Peace

Martha Peace é formada em enfermagem pelo Grady Memorial Hospital School of Nursing. Desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico para mulheres, tendo recebido seu treinamento pela National Association of Nouthetic Counselors.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Sorriam! Estamos sendo observadas

Jesus diz aos discípulos que a demonstração de amor entre eles atesta que realmente são seus discípulos.