sábado, 27 de abril

Cinco dicas para memorizar a Bíblia

A memória das Escrituras é uma ferramenta na maleta da meditação

Alguns sistemas de memorização das Escrituras são incrivelmente desenvolvidos. Eles podem incluir caixas de versículos memorizados em cartões ou longas listas de versículos memorizados anteriormente para revisão. Eu admiro e aprecio aqueles que perseveram nesses sistemas e os consideram saudáveis e sustentáveis no longo prazo. No meu caso, tal processo ameaçaria dominar ou até devorar o tempo limitado que eu realmente tenho diariamente para a devocional.

Em vez disso, descobri que a memória das Escrituras é para mim uma ferramenta na maleta da meditação e um caminho importante para a aplicação da Bíblia. A meditação é o hábito inegociável da graça que desejo praticar todos os dias, mesmo que apenas brevemente, quando as circunstâncias da vida devoram meu tempo. A memorização das Escrituras não é algo que eu pratico diariamente, ao menos em todas as épocas da vida, mas tento semanalmente, se não algumas vezes por semana, gastar alguns minutos procurando memorizar algum texto poderoso que descobri na minha leitura bíblica e quero não apenas meditar, mas memorizar, para minha própria alma ou para meu ministério ao próximo.

Com relação a esse último ponto, uma vez fiz uma lista de “Dez passagens para o pastor memorizar por completo”, que são textos que achei especialmente úteis para ministrar a outros. Quanto ao primeiro, de alimentar sua própria alma, incluí nas páginas seguintes “Dez versículos do evangelho para manter aquecidos”, além de “Doze passagens do evangelho para mergulhar”.

Antes de fornecer essas duas listas curtas de textos do evangelho, aqui estão cinco dicas simples para memorizar as Escrituras.

1. Diversifique suas escolhas

Você pode memorizar livros ou capítulos inteiros (Romanos 8 é um ótimo ponto de partida, ou Filipenses 3) ou seções chave.3 Minha preferência com o passar dos anos são as seções chave (geralmente de quatro a sete versículos, como Tito 3.1-7) que encontro ao avançar em um plano de leitura da Bíblia. Geralmente é uma seção que considero tão rica que meditar nela por apenas alguns minutos parece terrivelmente inapropriado. Para desfrutar mais de seus benefícios, preciso colocá-la na memória (Se você está procurando algumas seções chave para começar a memorizar, tente Cl 1.15-20; Jo 1.1-14; Hb 1.1-4 e Fp 2.5-11).

2. Leve com você ao longo do dia

Escreva a passagem ou torne-a evidente e facilmente acessível em um tablet ou telefone. Eu não sugeriria restringir sua memorização à quarentena em um determinado período do dia, mas estendê-la para todo o seu viver. Reproduza uma gravação de áudio no carro, leia um pedaço de papel enquanto estiver na fila. Coloque um texto na tela inicial para que você veja quando olhar para o seu smartphone.

3. Procure compreender, sentir e aplicar o texto enquanto você memoriza

Resista ao impulso de ver apenas a memória como objetivo. Aprender o texto “de cor” é secundário; levar o texto ao coração é o principal. Não memorize sem pensar, mas envolva-se no texto e em seu significado — não apenas nas implicações para sua vida, mas nos efeitos que ele deve ter em suas emoções.

4. Transforme seu texto em oração

Momentos de oração pessoal e comunitária são ótimos para exercitar o que você está memorizando, e ver e sentir de um ângulo novo ao voltar-se para Deus e expressar seu significado para os outros. Houve momentos em que orar algum texto memorizado tornou-se o caminho para ver novas glórias que até então estavam escondidas para mim.

5. Memorize à luz do Evangelho

Finalmente, deixe a verdade de Colossenses 3.16 moldar sua memorização: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo” A “palavra de Cristo” aqui, ou “mensagem de Cristo”, não é primariamente a Escritura, mas o evangelho. Então, em outras palavras, memorize à luz do evangelho.

Memorizar as Escrituras, por si só, não é algo necessariamente cristão. Jesus falou com líderes judeus que haviam memorizado mais do Antigo Testamento do que nós, e disse-lhes: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.39-40). E Paulo falou sobre os judeus que conheciam intimamente as Escrituras:

“Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.” (2Co 3.14-16)

Quer estejamos memorizando textos do Antigo Testamento ou do Novo, esta é a nossa necessidade constante: nos convertermos ao Senhor. Em nossa memorização, seja de livros inteiros, capítulos, passagens ou versículos únicos, devemos sempre ter em mente as grandes lições de Jesus em Lucas 24 sobre a interpretação da Bíblia: “expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24.27), e “lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”, e que “importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44-45).

 


O texto acima foi extraído com permissão do livro Hábitos Espirituais, de David Mathis, Editora Fiel


Autor: David Mathis

David Mathis é pastor assistente do Pastor John Piper na Bethlehem Baptist Church e do ministério Desiring God em Minneapolis, Minnesota, EUA.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Descanso para os viciados em trabalho

É no coração que encontramos as raízes dos problemas do trabalho excessivo. Cada vez mais, a escravidão ao trabalho é impulsionada a partir de dentro, e não de fora.