O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro A Arte da guerra para mulheres cristãs, de Renata Gandolfo, Editora Fiel.
Então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel. Josué 4.7
Ao contarmos às novas gerações o testemunho do poder de Deus, imprimimos em suas mentes e corações a confiança de que sempre seremos guiadas por Deus.
Sim, nosso Deus anda no meio de seu povo, ele vai a frente, mas também protege nossa retaguarda. Sim, ele anda conosco, no meio de nós. Emanuel.
Entre uma batalha e outra, quando a guerra cessar é bom que você possa se recordar cada luta vencida. Lembre-se de onde veio a sua força. Quem te protegeu e sustentou. Medite na palavra de Deus que nos guia. Confie nas estratégias de guerra do Senhor dos Exércitos. Guarde no coração as vitórias. Não deixe de anotar as grandes dificuldades e a geografia por onde caminhou. Cada vale enfrentado com fé com certeza te fez uma guerreira mais bem preparada. Cada montanha transpassada que fortaleceu os músculos da sua fé em seu salvador. Lembre-se dos abrigos que o Senhor dos Exércitos providenciou nas grandes dificuldades. Pense em como foi possível enfrentar os gigantes. Recorde cada irmão que o Senhor providenciou para andar ao seu lado: consolando, edificando, ensinando.
Edifique um memorial que estampe em sua mente o vigor e a força do Todo-Poderoso Deus pelos campos de batalha.
Nós não andamos sozinhas, não lutamos com nossas próprias forças, nós temos um Senhor dos Exércitos que batalha por nós, que vai a nossa frente80, que fere o inimigo até apagar a influência dele em nossa terra prometida.
O que um memorial de guerra pode fazer por nós?
Um memorial vai te dar um profundo relacionamento com Deus — algumas lutas são muito particulares, como por exemplo, aquelas que acontecem em lugares ocultos de nossos próprios corações, ali onde apenas você e Deus conhecem. Então, poder recordar-se das maravilhas que Deus fez por você, fará com que você crie um profundo relacionamento com Deus. Uma cumplicidade entre Pai e filha que lhe trará deleite e aumentará sua confiança nos cuidados dele por você.
Um memorial vai fortificar a sua fé no Salvador
Lembrar-se do poder de Deus em meio as guerras vai manter sua fé afiada como uma espada cortante. A fé não permitirá que você foque nas dificuldades, ela fará que você mire no céu onde está nosso Senhor81.
Um memorial vai resgatar sua alma do abatimento
No dia em que estiver perdendo as forças por causa do cansaço das muitas lutas, ter um memorial do que Deus tem realizado em sua vida será um estímulo para seguir em frete.
Um memorial vai renovar sua esperança na graça futura
Sempre que você olhar para as promessas que o Deus Altíssimo já cumpriu você vai ter suas esperanças renovadas para a vida na terra prometida, diante do trono de Deus.
Um memorial vai suscitar louvores em sua alma!
Louvores brotam de lábios que amam, brotam dos corações agradecidos. Quanto mais andamos com Deus em meio as batalhas, mais o conhecemos. Conhecer o Deus que nos protege e guia pelos campos de batalha nos fará abrir a boca para louvá-lo em sua grandeza e majestade. Mas, se sua batalha ainda não sessou, você pode louvá-lo por fé.
Um memorial vai fazer você confiar na volta de Cristo!
Maranata! O mais importante do memorial é Cristo. Ele não vai nos abandonar nesse mundo tenebroso em meio as lutas. Cristo é o mesmo hoje e sempre. Ele está conosco hoje. Ele virá nos resgatar. Nós viveremos com Jesus Cristo eternamente.
Celebrando as vitórias:
“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” – Êxodo 12.14
Quando o anjo do Senhor passou na terra do Egito matando todos os primogênitos dos egípcios e livrando todos os israelitas da escravidão foi deixada uma ordenança para que fosse celebrada a vitória de geração em geração.
Venha celebrar e se alegrar no Deus da nossa salvação! Avente, ovelha!