Na parte 1, oferecemos três prioridades para construir uma base firme e inabalável para o ministério de nossos filhos: Ensinar a Bíblia. Valorizar as crianças. Concentrar-se na missão. Esse é o tipo certo de fundamento sobre o qual devemos construir todo o resto.
Agora vamos mudar de marcha. Na parte 2, procuramos pessoas. No centro do plano redentor de Deus está uma operação de resgate — Deus usa pecadores e sofredores caídos e quebrantados (como você e eu) para inspirar, instruir e dar exemplo da verdade para os coraçõezinhos.
Deus usa as pessoas para proclamar sua glória. Quem liderará a equipe e os voluntários? Quem vai ensinar e amar as crianças? Quem vai organizar e executar o nosso programa infantil? Quem são os principais agentes que fazem tudo isso funcionar? Precisamos de pessoas comprometidas, que amam a Jesus e estão cheias da Palavra para administrar o ministério infantil.
Vamos considerar as pessoas que mantêm o motor do ministério infantil funcionando e bem conservado.
Pastores lideram e conduzem. Alguém precisa mostrar liderança, oferecer uma visão para alcançar a próxima geração, cuidar da equipe, definir as prioridades e limites, tomar decisões importantes e fornecer impulso quando as coisas estão desacelerando. Isso e muito mais pertencem aos pastores que supervisionam o ministério infantil.
Dirigentes do ministério infantil organizam e executam. A equipe são as mãos e os pés no chão organizando e executando para fazer o ministério infantil acontecer. Uma pessoa chave garante que o ministério infantil faça o que deve fazer. Os programas são organizados, os voluntários são treinados e alocados, os membros são recrutados, o currículo é escolhido, distribuído e assim por diante.
Membros mantêm o ministério infantil. Se a equipe (e os diáconos) constroem a treliça, os membros aparecem e fazem o trabalho de cultivar a videira. Eles ensinam, instruem e cuidam das crianças. Eles mantêm o ministério infantil funcionando com sua presença, energia e esforços amorosos.
Pais constroem uma parceria robusta. Os pais confiam seus filhos à equipe de ministério infantil, que fornece um ambiente seguro e centrado no evangelho para as crianças. Da mesma forma, a equipe de ministério infantil prepara os pais para serem os principais discipuladores de seus filhos durante o resto da semana. O que se forma é uma parceria saudável no evangelho entre ambos os lados.
O trecho acima foi retirado com permissão do livro O Ministério Infantil, de Deepak Reju e Marty Machowski, Editora Fiel