sexta-feira, 29 de março

O que acontecerá quando você morrer?

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi retirado com permissão do livro Enfrentando a Morte com Esperança, de David Powlison, Série Aconselhamento, Editora Fiel.

É uma doença com risco de morte, uma grande mudança de vida ou apenas a velhice forçando-o a encarar sua própria mortalidade? Sua possível morte está pairando como uma nuvem escura sobre a sua vida? Você tem certeza do que vai acontecer quando morrer? Como você está lidando com suas dúvidas acerca da morte? Com medo? Terror? Negação? Mantendo-se ocupado?

Provavelmente, como a maioria de nós, você iria preferir não pensar ou falar sobre sua própria morte. Mas ignorá-la não a impedirá de acontecer — a probabilidade de uma pessoa morrer ainda é de 100%. Avanços na medicina podem prolongar a vida, mas ninguém vive para sempre. No final, os médicos perdem todos os pacientes. Em algum momento, você e todos aqueles que você ama morrerão. Toda vida nesta terra termina em morte.

Mas a morte é de fato a última frase no livro da nossa vida? Ou existe algo além da morte? Cristãos têm testificado com todo o coração durante séculos: “Creio na ressurreição dos mortos”. O que isso significa? Significa que, se você seguir Jesus, sua morte física não será a última frase no livro da sua vida. A ressurreição de Jesus faz com que a morte seja a penúltima frase na sua vida. Quando você morrer, se você crê em Jesus, você ouvirá a palavra final de Jesus sobre a sua vida: “Muito bem, servo bom e fiel […] entra no gozo do teu senhor!” (Mt 25.21).

Talvez você saiba que Jesus ressuscitou dos mortos, mas, ainda assim, quando pensa sobre a sua morte, você sente medo e terror. Isso acontece porque apenas saber dos fatos sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus não é suficiente. Você precisa conhecê-lo intimamente. A coragem para encarar sua morte vem quando você põe toda a sua fé e confiança nele. Este livreto foi escrito para o ajudar a encarar a morte honestamente e a conhecer Jesus intimamente.

A morte não é uma amiga
Quando as pessoas finalmente criam coragem para falar sobre a morte, elas geralmente a romantizam. Elas falam vagamente sobre se livrar da dor, ir para um “lugar melhor” e estar unido novamente com pessoas queridas. Mas a Bíblia nunca retrata a morte como uma amiga. A morte é chamada de “o último inimigo”. A morte é a perda final. Ela parece algo errado e não natural porque ela de fato o é. Deus nos criou para vivermos para sempre. A morte não é o que Deus planejou para o seu mundo.

Encarando as sombras da morte
Você não enfrenta a morte apenas no fim da vida. Durante sua vida, você enfrenta aquilo que Davi, no Salmo 23, chamou de “sombra da morte” (v. 4). Uma sombra traz a sensação de que as trevas se aproximam. O andar pelo “vale da sombra da morte” pode se dar de várias formas. A morte é a perda final, mas muitas perdas menores também trazem a sombra da morte para a sua vida. Você provavelmente já encarou algumas dessas sombras:

Perda de saúde: se você está lidando com uma doença crônica ou uma catástrofe repentina, as perdas que vêm com o sofrimento físico prefiguram a morte.
Perda de entes queridos: quando a morte vem para aqueles que amamos, nós sentimos a sombra dela de uma forma vívida. Mas também passamos por perdas quando um relacionamento termina por qualquer razão. Quando você é traído em um relacionamento, você sente um pouco do gosto amargo da alienação, do isolamento e do abandono que é a experiência final da morte.
Perda da juventude: os anos se acumulam, o cabelo fica branco, surgem as rugas, o corpo começa a ficar mais frágil e a memória tende a falhar. É como se as mãos pesadas das trevas se colocassem sobre você.
Perda da independência: Ao envelhecer, você percebe a fraqueza de diversas formas. A velhice pode torná-lo tão dependente quanto uma criança, mas para crianças a expectativa é de ganho. Quando você envelhece, sua expectativa é apenas de perda.
Perda de utilidade: se você viver por muito tempo, ultrapassará seu período de utilidade para o mercado de trabalho e observará a vida passar sem você.
Perda do sentido das coisas: quando você envelhece, conquistas, opiniões, status, sucesso e o que mais você lutava para ter perdem o significado.
Por que existem “sombras da morte”? O que trouxe tanta tristeza e dor para o mundo? O que causa a morte?


Autor: David Powlison

David Powlinson leciona e dá aconselhamento na Escola de Aconselhamento Bíblico (Aconselhamento Cristão & Fundamentos da Educação) do Seminário Teológico Westminster.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.