sexta-feira, 26 de abril
orar por outros membros

Ore por outros membros

Todo cristão sabe que deve orar por outros membros (1Tm 2.1). No entanto, todo cristão também sabe como é terrivelmente banal pedir a Deus repetidas vezes para ajudar seus irmãos com problemas de saúde, de segurança ou de dinheiro. Então, como orar sem usar tantas repetições?

Felizmente, Deus nos responde. Como cristãos, devemos orar continuamente (1Ts 5.17), levando a ansiedade uns dos outros ao nosso Deus cuidadoso (1Pe 5.7). Devemos também orar com ações de graças, levando os pedidos uns dos outros a Deus (Fp 4.6). O Senhor também nos convida a orar com expectativa por sabedoria (Tg 1.5). Não devemos cansar de orar fielmente dessa forma. Mas podemos almejar ainda mais precisão em nossas orações por outros membros da igreja.

O que não incluir na oração

Mas antes de entrar em detalhes sobre o que orar, deixe-me ser específico sobre como não temos que orar. Às vezes, as pessoas inventam padrões de oração que simplesmente não são bíblicos. A Bíblia deixa claro que a oração desnecessariamente pública, longa, prolixa e repetitiva não é necessariamente uma oração piedosa (Mt 6.6,7). Portanto, ao orarmos pelos irmãos, não sinta culpa desnecessária por suas orações não serem longas. Faça pedidos claros e use poucas palavras, confiando que o Senhor ouve.

O que incluir na oração

Em vez de acumular frases vazias em suas orações, Jesus ensinou a seus discípulos um padrão de oração que agora chamamos de “Pai nosso” (Mt 6.9-13). Podemos usar esse padrão para orar uns pelos outros.

1. Adore o nome de Deus (v. 9)

Adorar o nome de Deus e pedir que ele ajude os outros a adorar seu nome é um ótimo ponto de partida. Devemos orar para que os membros da igreja exaltem a Deus e se deleitem em sua glória.

2. Aceite a vontade de Deus (v. 10)

Muito de como nos relacionamos com Deus vem em humildade responsiva (Sl 131). A oração é uma maneira de expressarmos disposição a nos rendermos à vontade de Deus. Devemos orar para que os membros da igreja aprendam a se submeter à vontade de Deus e a confiar em sua providência.

3. Aceitar a provisão diária de Deus (v. 11)

Precisamos de Deus para prover nosso sustento diário. Ele opera através de nós, e de outros, para garantir que nossas necessidades sejam atendidas pela força de seu poder, e não por nossa própria autossuficiência. Devemos orar para que Deus satisfaça as necessidades dos membros da igreja e que eles o busquem como o provedor de nossas maiores necessidades (Mt 4.4; 6.33).

4. Peça o perdão de Deus (v. 12)

Pecamos diariamente, seja de forma intencional ou por omissão. Como somos abençoados por andar na misericórdia e na graça de Deus, e ao nos realinharmos firmemente com o evangelho em oração! Temos uma oportunidade constante em oração de confessar nossos pecados ao Senhor (1Jo 1.9). Devemos orar para que Deus mova outros a confessarem seus pecados e encontrarem esperança no perdão do evangelho.

5. Perdoe o seu próximo (v. 12)

Temos o privilégio de libertar as pessoas de conflitos relacionais escolhendo perdoá-las. Que bênção é receber misericórdia de Deus em nossa contrição e depois oferecer a mesma misericórdia aos outros (Pv 28.13, Ef 4.32). Devemos orar para que os irmãos exerçam o mesmo perdão para com aqueles que os prejudicaram.

6. Evite o mal (v. 13)

Somos tentados por todos os tipos de pecado (Tg 1.13-15). Há pecado em nossos próprios corações e mentes. Há pecado imposto a nós pelo mundo a convite de outros (1Jo 2.15-17). Precisamos da proteção de Deus e de uma saída para o mal, não importa de onde venha (1Co 10.12,13). Devemos orar para que Deus proteja os outros membros do pecado interior, do mundo e do diabo.

Agora que vimos algumas maneiras pelas quais devemos orar pelos outros, aqui estão algumas sugestões práticas:

  • Ore através de uma página do diretório de membresia de sua igreja durante seu devocional usando os 6 passos listados acima.
  • Antes ou depois de um estudo bíblico, atribua um passo a cada pessoa do grupo, para que orem por um membro diferente da igreja.
  • Você pode enfatizar orando um dos passos da oração do Senhor na hora das refeições.
  • Você pode orar por um membro todas as noites antes do jantar, concentrando-se em um aspecto da oração do Pai nosso para cada membro. Em nossa casa, o aroma despertado pela deliciosa comida do jantar nos leva à mesa da cozinha para várias tarefas todas as noites. Na bancada da cozinha temos uma pilha de cartões de Natal, que usamos para nos lembrar de orar por famílias cristãs. Costumo usar um dos passos para me orientar.

Espero que este artigo seja um guia para orar de forma mais simples e mais alinhada com o plano apresentado na Bíblia.

Publicado originalmente em 9 Marks.

Tradução: João Costa. Revisão: Renan A. Monteiro.


Autor: Ty Gooch

Ty Gooch é pastor sênior da Fellowship Life Bible Church na Grande Chicago.

Parceiro: 9Marks

9Marks
O ministério 9Marks tem como objetivo equipar a igreja e seus líderes com conteúdo bíblico que apoie seu ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.