sábado, 26 de abril
Home / Artigos / A pregação realmente muda as pessoas

A pregação realmente muda as pessoas

Se você já esteve no ministério pastoral, por qualquer período de tempo, você já se fez esta pergunta: a minha pregação está realmente fazendo algo? Está tendo algum tipo de efeito?

Essa pergunta poderia ser endereçada em diferentes áreas. Poderia ser destinada a campos históricos, apontando para os efeitos poderosos da pregação em diferentes épocas e lugares na história da Igreja, notavelmente, desde o início do livro de Atos. Poderia, também, ser feita por motivos pessoais por meio de histórias colecionadas – “Deixe-me te contar o que Deus fez na vida de Joe e Mary Black por meio da pregação fiel da Palavra de Deus”.

Contudo, sem questionar, a resposta mais convincente será uma com bases teológicas, baseada nas realidades presentes na Escritura, que revelam quem Deus é, o que ele está fazendo, qual o papel de sua Palavra e o que ele quer realizar por meio da pregação.

UMA CARACTERÍSTICA POUCO CELEBRADA 

De maneira correta, nós celebramos a autoridade, a credibilidade e a suficiência da Escritura. Entretanto, há uma característica que subestimamos: sua eficácia. Por “eficácia”, eu simplesmente me refiro a habilidade de se alcançar um objetivo proposto. 

Provavelmente, a afirmação mais clara sobre a eficácia da Escritura se encontra em Isaías 55.10-11:

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. (itálico adicionado)

Essa é uma poderosa declaração sobre a eficácia da Palavra de Deus, que provê argumentos suficientes para uma profunda convicção no coração de cada pregador fiel. Sem essa convicção, um pastor irá se questionar e duvidar regularmente da utilidade de sua pregação. Entretanto, com essa  convicção plena, um pastor terá muitas razões para perseverar em sua exposição fiel e regular da Palavra de Deus. 

O QUE A PALAVRA DE DEUS É E O QUE ELA FAZ

Pense nas imagens que a Bíblia usa para falar sobre a Palavra de Deus. Ela é como uma espada (Hb 4.12) e como um martelo (Jr 23.29). Essas imagens evocam uma eficácia poderosa. Até mesmo as imagens menos agressivas da chuva (Is 55.10) e da semente (Mc 4.14) falam de sua eficácia.

Agora pense em tudo que a Bíblia diz que a Palavra de Deus pode fazer.

  • Ela traz fé. “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm 10. 17);
  • Dá nova vida espiritual, “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1Pe 1. 23);
  • Ela nos ajuda a crescer. “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2. 2);
  • Ela nos santifica. ”Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17. 17);
  • Ela busca e julga. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12);
  • Ela liberta. “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:31-32);
  • Ela nos renova e revigora. “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Sl 119. 25);
  • Reaviva nossas almas e alegra nossos corações. “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (Sl 19. 7-8).

Essas são todas as ações que a Bíblia afirma que a Palavra de Deus pode fazer em nossas vidas. E há muito mais! Por isso, é de se admirar que Davi diga: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore” (Sl 1. 1-3)? É algo incrível saber que Deus ordenou que a pregação fosse o meio principal pelo qual sua poderosa Palavra teria efeito nos seres humanos (cf. 2Tm 4. 2).

O QUE ESTÁ EM JOGO

Há tantos elementos em jogo em nossa pregação. A vida das pessoas está em jogo. As pessoas estão perdidas, alienadas de Deus e desesperadamente necessitadas de ouvir a Palavra salvadora de Cristo. A saúde da igreja de Cristo está em jogo. O povo de Deus precisa desesperadamente da instrução e do encorajamento que vem da Palavra de Deus. Quando Deus disse a Ezequiel: “Podem estes ossos viver?”, não parecia muito promissor. Contudo, Deus o instruiu a pregar, e o resultado foi absolutamente maravilhoso. (Leia esse maravilhoso relato em Ezequiel 37.1-14. Preste muita atenção na última linha).

Há algumas palavras encorajadoras, particularmente, encontradas nos primeiros capítulos de Deuteronômio. De forma significante, essas palavras são repetidas pelo próprio Jesus: “não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Dt 8. 3; Mt 4. 4). Não perca isso de vista. O homem vive pela Palavra de Deus!

Essa é a razão pela qual Deus nos chamou para pregar. O homem natural, não regenerado, vem à vida por meio da Palavra de Deus. E tendo sido trazido à vida pela Palavra, esse homem regenerado continua a ser sustentado e alimentado pela Palavra de Deus. Pedro nos disse muito bem, em um momento de brilhantismo, inspirado pelo Espírito, ele disse esta verdade: “para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6. 68).

Querido pregador, Deus prometeu que por intermédio de meios, aparentemente, fracos e frágeis, usando criaturas fracas e frágeis como nós, ele realizará grandes obras. Ele já disse. Ele prometeu que o iria fazer. Acredite no que Deus falou. A pregação fiel da Palavra muito pode fazer. 

Por isso, fique firme, irmão. Faça seu trabalho, e então, deixe a Palavra fazer o trabalho dela. Uma obra que Deus prometeu que seria feita.

 

Por: Joe Rigney. ©️ 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: YES, PREACHING REALLY DOES CHANGE PEOPLE.
©️ Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradutor: Luise Massa Santos. Editor e revisor: Vinicius Lima.


Autor: Mike Bullmore

Mike Bullmore é pastor sênior da CrossWay Community Church em Kenosha, Wisconsin, EUA.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

A mullher e sua união com Cristo

Nesta palestra, Mary Cassian instruiu as mulheres sobre o valor e o poder de nossa união com Cristo, ressaltando que se as mulheres vivessem sob uma consciência plena de sua união com Cristo, viveriam mais unidas, bem como seus casamentos seriam mais saudáveis e a cooperação entre homens e mulheres no Reino de Deus faria com que ele avançasse grandemente.