sábado, 27 de abril

A pregação realmente muda as pessoas

Se você já esteve no ministério pastoral, por qualquer período de tempo, você já se fez esta pergunta: a minha pregação está realmente fazendo algo? Está tendo algum tipo de efeito?

Essa pergunta poderia ser endereçada em diferentes áreas. Poderia ser destinada a campos históricos, apontando para os efeitos poderosos da pregação em diferentes épocas e lugares na história da Igreja, notavelmente, desde o início do livro de Atos. Poderia, também, ser feita por motivos pessoais por meio de histórias colecionadas – “Deixe-me te contar o que Deus fez na vida de Joe e Mary Black por meio da pregação fiel da Palavra de Deus”.

Contudo, sem questionar, a resposta mais convincente será uma com bases teológicas, baseada nas realidades presentes na Escritura, que revelam quem Deus é, o que ele está fazendo, qual o papel de sua Palavra e o que ele quer realizar por meio da pregação.

UMA CARACTERÍSTICA POUCO CELEBRADA 

De maneira correta, nós celebramos a autoridade, a credibilidade e a suficiência da Escritura. Entretanto, há uma característica que subestimamos: sua eficácia. Por “eficácia”, eu simplesmente me refiro a habilidade de se alcançar um objetivo proposto. 

Provavelmente, a afirmação mais clara sobre a eficácia da Escritura se encontra em Isaías 55.10-11:

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. (itálico adicionado)

Essa é uma poderosa declaração sobre a eficácia da Palavra de Deus, que provê argumentos suficientes para uma profunda convicção no coração de cada pregador fiel. Sem essa convicção, um pastor irá se questionar e duvidar regularmente da utilidade de sua pregação. Entretanto, com essa  convicção plena, um pastor terá muitas razões para perseverar em sua exposição fiel e regular da Palavra de Deus. 

O QUE A PALAVRA DE DEUS É E O QUE ELA FAZ

Pense nas imagens que a Bíblia usa para falar sobre a Palavra de Deus. Ela é como uma espada (Hb 4.12) e como um martelo (Jr 23.29). Essas imagens evocam uma eficácia poderosa. Até mesmo as imagens menos agressivas da chuva (Is 55.10) e da semente (Mc 4.14) falam de sua eficácia.

Agora pense em tudo que a Bíblia diz que a Palavra de Deus pode fazer.

  • Ela traz fé. “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm 10. 17);
  • Dá nova vida espiritual, “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1Pe 1. 23);
  • Ela nos ajuda a crescer. “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2. 2);
  • Ela nos santifica. ”Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17. 17);
  • Ela busca e julga. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12);
  • Ela liberta. “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:31-32);
  • Ela nos renova e revigora. “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Sl 119. 25);
  • Reaviva nossas almas e alegra nossos corações. “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (Sl 19. 7-8).

Essas são todas as ações que a Bíblia afirma que a Palavra de Deus pode fazer em nossas vidas. E há muito mais! Por isso, é de se admirar que Davi diga: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore” (Sl 1. 1-3)? É algo incrível saber que Deus ordenou que a pregação fosse o meio principal pelo qual sua poderosa Palavra teria efeito nos seres humanos (cf. 2Tm 4. 2).

O QUE ESTÁ EM JOGO

Há tantos elementos em jogo em nossa pregação. A vida das pessoas está em jogo. As pessoas estão perdidas, alienadas de Deus e desesperadamente necessitadas de ouvir a Palavra salvadora de Cristo. A saúde da igreja de Cristo está em jogo. O povo de Deus precisa desesperadamente da instrução e do encorajamento que vem da Palavra de Deus. Quando Deus disse a Ezequiel: “Podem estes ossos viver?”, não parecia muito promissor. Contudo, Deus o instruiu a pregar, e o resultado foi absolutamente maravilhoso. (Leia esse maravilhoso relato em Ezequiel 37.1-14. Preste muita atenção na última linha).

Há algumas palavras encorajadoras, particularmente, encontradas nos primeiros capítulos de Deuteronômio. De forma significante, essas palavras são repetidas pelo próprio Jesus: “não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Dt 8. 3; Mt 4. 4). Não perca isso de vista. O homem vive pela Palavra de Deus!

Essa é a razão pela qual Deus nos chamou para pregar. O homem natural, não regenerado, vem à vida por meio da Palavra de Deus. E tendo sido trazido à vida pela Palavra, esse homem regenerado continua a ser sustentado e alimentado pela Palavra de Deus. Pedro nos disse muito bem, em um momento de brilhantismo, inspirado pelo Espírito, ele disse esta verdade: “para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6. 68).

Querido pregador, Deus prometeu que por intermédio de meios, aparentemente, fracos e frágeis, usando criaturas fracas e frágeis como nós, ele realizará grandes obras. Ele já disse. Ele prometeu que o iria fazer. Acredite no que Deus falou. A pregação fiel da Palavra muito pode fazer. 

Por isso, fique firme, irmão. Faça seu trabalho, e então, deixe a Palavra fazer o trabalho dela. Uma obra que Deus prometeu que seria feita.

 

Por: Joe Rigney. ©️ 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: YES, PREACHING REALLY DOES CHANGE PEOPLE.
©️ Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradutor: Luise Massa Santos. Editor e revisor: Vinicius Lima.


Autor: Mike Bullmore

Mike Bullmore é pastor sênior da CrossWay Community Church em Kenosha, Wisconsin, EUA.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

As estratégias da produtividade

Técnicas que facilitem o planejamento e o foco são dádivas preciosas para a produtividade redimida. Veja mais sobre isso neste artigo!