O trecho abaixo foi extraído do livro Renovadas, de Jen Wilkin.
Seja boa. Seja você a pessoa que procura fazer o bem ao próximo. Seja a pessoa que dá sem avaliar o preço que custa. Seja a pessoa que serve com alegria sem esperar agradecimento ou reconhecimento alheio. Sejam boas funcionárias, boas vizinhas, boas mães, boas filhas, boas musicistas e servidoras públicas, artistas e voluntárias, cuidadoras e banqueiras. Se você for boa no que faz, chamará a atenção como uma cidade construída sobre o monte que é vista à meia-noite no deserto.
Não espere, porém, que os outros corram na direção de sua luz de bom grado. O que surpreende sobre fazer o bem é quantas vezes as pessoas deparam com uma reação negativa. Os outros talvez vejam suas boas obras e deem glória a Deus, mas talvez não o façam. Os cínicos chamam os cronicamente benevolentes de “com mania de ser bons”. Sua bondade excessiva é, sem dúvida, uma luz, mas, para quem ama as trevas, é também excessivamente indesejável. Tem efeito semelhante à luz do sol que bate nas criaturas rastejantes expostas sob uma pedra que foi virada no jardim. A exposição da deficiência de bondade das outras pessoas faz aquele benfeitor encontrar o desprezo. Veja, por exemplo, o benfeitor máximo, o próprio Jesus:
“como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro” (At 10.38-39).
As palavras de Pedro aos gentios sobre como o mal responde ao bem nos instruem. Se quisermos andar na luz como ele está na luz, devemos nos esforçar para agir com bondade e ser boas, e temos de nos preparar para receber o mesmo tratamento que Cristo recebeu. Entre os filhos de Deus, não há espaço para bondade com o objetivo de ganhar favor diante de Deus ou dos outros. Somente a bondade que tem como alvo expressar nossa gratidão ao bom Deus servirá. Somente a bondade que busque refleti-lo será suficiente. Somente a bondade que tem o propósito de amar o próximo acumulará tesouros no céu. Se o nosso próximo nos rejeitar, que assim seja! Teremos feito conforme Cristo faria. Se nosso próximo nos aceitar e glorificar a Deus, vamos nos regozijar com os anjos.
Não basta “ser boas pelo amor da bondade” — temos de ser boas pelo amor de Deus, cuja bondade desfrutamos todos os dias. Temos de persistir na bondade. Paulo nos motiva dizendo que talvez a bondade nos deixe fatigadas, mas sempre resulta em boa colheita: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6.9). A luta pela bondade é algo que demanda tempo e esforço. Podemos nos cansar de nossa própria resistência interna de crescer em benignidade, ou podemos nos cansar da resistência de outras pessoas à nossa bondade na prática. Mas a constância em fazer o bem produz frutos na estação própria. E, quando o fruto amadurece, marca-nos cada vez mais como filhos e filhas do Pai das Luzes.
Qual é a vontade de Deus para sua vida? Que você seja boa como ele é bom. Que a generosidade seja seu primeiro impulso pela manhã e seu último pensamento à noite. Que você ande na luz como ele está na luz. Nele não existem trevas e não há lugar para trevas em nossa vida.
Até que o Filho venha, sejamos boas!
Versículos para meditação
Êxodo 33.18-19
Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
Salmos 25.8-9
Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores.
Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.
Salmos 100.5
Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.
Naum 1.7
O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.
Romanos 8.28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Gálatas 6.9-10
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Tiago 1.17
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.