domingo, 28 de abril
mundo

Temos de encalhar: Deus torna este mundo menos sedutor a nós

O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro Aquietai-vos, de Elisabeth Elliot, Editora Fiel.


Alguma vez você já depositou o coração e a alma em algo, orou a respeito e trabalhou nisso com o coração cheio de entusiasmo, porque acreditava que aquilo era o que Deus queria e, por fim, o viu “encalhar”? A história da viagem de Paulo, como um prisioneiro, pelo mar Adriático nos diz que um anjo se colocou ao lado dele e lhe falou que não tivesse medo (apesar dos ventos de força colossal), porque Deus pouparia sua vida e a vida de todos os que estavam com ele no navio. Paulo animou seus guardas e os outros passageiros com essa mensagem e acrescentou: “Porém é necessário que vamos dar a [encalharem] uma ilha” (At 27.26).

De pronto, talvez pensemos que o Deus que promete poupar todas as pessoas no navio poderia ter “feito o trabalho corretamente”, salvando a embarcação também e poupando-os da infelicidade de terem de chegar à terra em tábuas e destroços que restaram do navio. O fato é que Deus não os poupou, da mesma forma que nem sempre nos poupa.

O céu não é aqui, é lá. Se recebêssemos tudo que desejamos, nosso coração se conformaria com este mundo, e não com o mundo vindouro. Deus está sempre nos atraindo para o alto e para fora deste mundo, cortejando-nos para si mesmo e para seu reino invisível, no qual certamente encontraremos aquilo pelo que anelamos tão intensamente.

“Encalhar” não é, portanto, o fim do mundo. Mas nos ajuda a tornar o mundo um pouco menos sedutor. Pode até ser a resposta de Deus à oração “Não nos deixes cair em tentação” —a tentação de nos conformarmos, de forma complacente, com as coisas visíveis.


Autor: Elisabeth Elliot

Elisabeth Elliot (1926–2015) foi uma das mulheres cristãs mais influentes do século XX. Nascida na Bélgica, filha de missionários, ela inspirou, com sua fé corajosa, seguidoras de Cristo em todo o mundo através de suas experiências como esposa, mãe e missionária. Seu primeiro marido, Jim Elliot (1927–1956), foi morto, com outros quatro missionários, quando buscava dar testemunho de Cristo entre os Auca, atualmente conhecidos como Huaorani, no leste do Equador. Alguns anos depois dessa tragédia, Elisabeth, com sua filha ainda pequena, passou a viver entre os membros dessa mesma tribo, a fim de compartilhar com eles o precioso evangelho. Em seu retorno para os Estados Unidos, Elisabeth deu início ao seu ministério como palestrante e escritora, publicando mais de vinte livros que foram traduzidos para diversas línguas. Seu ministério continua a influenciar gerações de mulheres ao redor do mundo.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Descanso para os viciados em trabalho

É no coração que encontramos as raízes dos problemas do trabalho excessivo. Cada vez mais, a escravidão ao trabalho é impulsionada a partir de dentro, e não de fora.