sábado, 27 de abril
inimigos

Os inimigos de nossa alma eterna

O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro A Arte da guerra para mulheres cristãs, de Renata Gandolfo, Editora Fiel


E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras;

vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer. (Mateus 24.6).

Ovelhas, estamos em guerra! Todos os dias, temos uma batalha desta guerra para lutar. Não importa com qual humor você acordou hoje nem como está programada a sua agenda (e lotada), você tem que se preparar para ir à guerra!

Há uma guerra invisível aos nossos olhos que a Bíblia nos adverte estar acontecendo ao nosso redor, nas regiões celestiais, e é para esta guerra que vamos nos preparar para sermos vencedoras (em Cristo!).

A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. – Efésios 6.12

Toda guerra exige uma estratégia para o campo de batalha, e saber quem está lutando contra nós é um dos pontos importantes da estratégia. As Escrituras nos ensinam sobre os inimigos de nossa alma eterna, os quais nos afastam de Deus e nos levam em direção à morte, que é o último inimigo a ser vencido, mas que já foi vencido por Cristo. Um desses inimigos é o nosso próprio pecado, que faz de nós inimigas de Deus. Enquanto não estivermos reconciliadas com Cristo, justificadas pela fé, teremos inimizade com o Senhor Deus, pois nosso pecado trabalha contra nós, colocando-nos em oposição a Cristo, estando o nosso entendimento cauterizado pelo pecado5 (Cl 1.21).

O outro inimigo que temos é o mundo, o qual nos seduz e nos faz cobiçar. Porém, se estamos no Filho, vencemos o mundo.

E, finalmente, um grande adversário, o diabo. 

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. – Tiago 4.4

Somente conhecer o inimigo não nos dará a vitória

Embora seja necessário conhecermos nossos inimigos, não é isso o que nos dará vitória em nossas batalhas.

Saber quem é o nosso líder é o investimento mais importante em conhecimento do qual devemos nos encarregar, além de obedecer às suas ordens e confiar na força do seu poder de guerrear. Não vamos focar na força do inimigo nem em nossa própria força, vamos focar nosso olhar no Senhor dos Exércitos!

Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. – Hebreus 12.1-3

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. – Efésios 6.10


Autor: Renata Gandolfo

Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista Maranata, serve no editorial feminino online do Ministério Fiel. Renata participa, desde 2015, das Conferências de Treinamento em Aconselhamento Bíblico da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblico), é licenciada em Letras, pós graduanda em Aconselhamento Bíblico pelo CETEVAP e escreve regularmente na coluna Vida de Ovelha, do Voltemos Ao Evangelho.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Descanso para os viciados em trabalho

É no coração que encontramos as raízes dos problemas do trabalho excessivo. Cada vez mais, a escravidão ao trabalho é impulsionada a partir de dentro, e não de fora.