O trecho abaixo foi retirado com permissão do livro Sacerdócio real, de Edward Welch, Editora Fiel
Agora, se me obedecerem e cumprirem minha aliança, serão meu tesouro especial dentre todos os povos da terra, pois toda a terra me pertence. Serão meu reino de sacerdotes, minha nação santa. Êxodo 19.5-6; NVT
A linha sacerdotal do Antigo Testamento era demarcada e específica. O terceiro filho de Jacó por intermédio de Lia foi Levi (Gn 29.34), e a tribo de Levi foi responsável pelos cuidados do tabernáculo (Nm 1—3). A linhagem de Arão, um levita posterior, foi designada como o grupo para presidir o altar e as ofertas queimadas. Eram eles que podiam atravessar o véu do templo e entrar na presença de Deus (Nm 18.5-7). Qualquer outra pessoa que tentasse adentrar o véu morreria.
Assim, quando imaginamos os sacerdotes do Antigo Testamento, pensamos no sacerdócio araônico.
Isso parece deixar muitos de fora. Os sacerdotes representavam o povo, e embora o sumo sacerdote usasse símbolos do povo em suas vestes, o povo, em geral, não era sacerdote — e aqueles que eram do sexo feminino certamente não eram sacerdotes. Mas temos razões para pensar que a linha de sacerdotes iria se expandir.
Lembre-se de que Moisés era um sacerdote que presidia o altar, e ele era de Levi, mas não de Arão. Sua linhagem incluía sacerdotes que praticavam fora do templo de Jerusalém. Olhe Abiatar e aqueles ligados a ele como uma forma de rastrear esse grupo de sacerdotes.
Samuel não era de Levi, mas era um sacerdote (1Sm 16.2). Os filhos do rei Davi não eram de Levi, mas eram sacerdotes (2Sm 8.18). E já não agia como sacerdote todo o povo quando cada família sacrificava um cordeiro de Páscoa, passava o sangue na porta e fazia uma refeição de comunhão com o Senhor (Êx 12.1-11)? Quando qualquer pessoa entrava em uma casa atra- vessando o sangue, ela desfrutava a proteção de Deus.
Não era o templo ou Levi que definiam o sacerdócio. A chave era a santidade, e a santidade — uma condição essencial para os sacerdotes que eram escolhidos por Deus, separados por ele e limpos — estaria disponível a todos (Lv 19.2; 20.7-8). O povo como sacerdote veio primeiro. O sacerdócio levítico não substituiu o povo como sacerdote. Ele simplesmente ofereceu uma versão mais concentrada da vida sacerdotal que eventualmente seria redistribuída a todo o povo. Isso significa que você é um tesouro especial. De toda a criação, Deus determinou que aqueles cuja lealdade está nele são de grande valor, e quando você tem um tesouro, você o mantém próximo e nunca o deixa ir.
Você está no meio de um reino de sacerdotes. Homens, mulheres e crianças vestem vestes sacerdotais. Conforme o chamado original, vocês vão e servem como sacerdotes às nações que estão longe no presente momento.
Você é trazido a uma nação santa. Você não é santo porque é puro em si mesmo ou porque está mais perto da perfeição do que seu próximo. Somente Deus nos faz santos. A humildade e a gratidão, portanto, são a resposta natural de todos os sacerdotes.
Porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos aborrecerá. Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. (Lv 26.11-12)
Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus. (Is 61.6)
Por: Edward Welch. ©️ Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor e revisor: Renata Gandolfo.