Alderi Matos
Alderi Matos é Professor de História da Igreja, Coordenador da área de Teologia Histórica do Centro de Pós Graduação Adrews Jumper (CPAJ). Graduou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (1974), sendo também bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983). Após vários anos de ministério no Paraná, fez seu mestrado em Novo Testamento (S.T.M.) na Andover Newton Theological School , em Newton Centre, Massashusetts, EUA (1988) e seu doutorado em História da Igreja na Boston University School of Theology (1996). Em 1997, o Dr. Alderi veio trabalhar no CPAJ, onde também atua como co-editor da revista teológica Fides Reformata. É escritor e historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Ebénezer de São Paulo e articulista conhecido em diversos periódicos acadêmicos e populares.
Alderi Matos
3 de fevereiro de 2026
Cursos Fiel
Curso
Este curso abrange a evolução do movimento evangélico brasileiro. Veremos os fatos que influenciaram a história da igreja em nosso país, desde a descoberta do Brasil até os dias atuais. Conheceremos o protestantismo de imigração e de missões, além de algumas figuras marcantes e o legado que esses homens deixaram para nós, igreja brasileira contemporânea.
Veja o Curso
Alderi Matos
25 de junho de 2014
Cursos Fiel
Vídeo
Vídeo gravado no Curso Fiel de Liderança - História da Igreja.
Tema: Patrística
Assista ao Vídeo
Alderi Matos
23 de junho de 2014
Cursos Fiel
Vídeo
Vídeo gravado no Curso Fiel de Liderança - História da Igreja.
Tema: Patrística
Assista ao Vídeo
Alderi Matos
12 de março de 2014
Ministério Fiel
Artigo18 min de leitura
Na mesma época em que se desenrolavam na igreja grega ou oriental as controvérsias cristológicas, viveu no Ocidente aquele que seria considerado o maior dos pais da igreja – Aurélio Agostinho. Por sua genialidade, produtividade e influência, ele é considerado o equivalente latino do brilhante Orígenes. Agostinho foi o último …
Continue Lendo