quarta-feira, 25 de novembro
Home / Canal de Imprensa / Em memória de Bill Barkley

Em memória de Bill Barkley

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos corações sábios”. Salmos 90.11

Na noite de 5 de abril de 2020, Deus promoveu para junto de sua santa presença seu servo William “Bill” Wallace Barkley, marido de Mary Barkley, e pai de Sharon e Tom Barkley, missionário no Brasil desde 1958 e fundador da Editora “Publicações Evangélicas Selecionadas”, a PES. Ele estava com 90 anos.

O Ministério Fiel louva a Deus pela vida e obra de seu servo Bill. Ele foi um importante instrumento do Senhor na propagação da fé reformada no Brasil, com traduções de obras importantíssimas para a língua portuguesa. Além disso, sua amizade e ministério foram de grande importância na história do Ministério Fiel, sendo um companheiro bem presente na vida do Pr. Ricardo Denham Jr., fundador do nosso ministério.

Toda a equipe do Ministério Fiel, seus conselheiros, diretores e colaboradores, enviam suas amorosas condolências à família Barkley. Que o santo Espírito de Deus conceda o consolo e paz que ultrapassam todo entendimento à Sra. Mary, aos seus filhos Sharon e Tom, e a seus cooperadores e amigos mais próximos, Edmilson e Hellen Bizerra.

Sentimos junto de vocês a dor da perda de um irmão muito amado e um companheiro de muitas décadas no ministério, mas nos regozijamos na segurança de que ele está na presença do Senhor Jesus e na esperança da ressurreição do corpo e de nosso reencontro com aqueles que estão unidos em Cristo.

Reiteramos aqui a singela homenagem que pudemos oferecer ao Sr. Bill na ocasião do sexagésimo aniversário de seu ministério missionário no Brasil, em outubro de 2018, ocasião em que registramos “nossa profunda gratidão, nosso incondicional afeto e necessário reconhecimento por seu incansável e fiel trabalho, que tem abençoado inúmeras almas ao longo de 60 anos”.

“E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” (Apocalipse 14:13)

Alguns homens foram usados pelo Senhor de maneira significativa e santa. Bill Barkley, Russell Shedd, Pastor Ricardo. Homens que Deus usou para espalhar a gloriosa verdade do seu Evangelho glorioso. As repercussões de suas vidas serão sentidas por centenas, ou, pelos muitos anos que virão.

Lembro-me de crescer visitando o tio Bill em seu escritório na Galeria 24 de Maio, onde ele e meu pai conversavam sobre livros, compartilhavam refeições, ou como poderíamos ajudá-lo na livraria. (Bill fazia parte de nossa família, juntamente com Mary, Sharon e Tom, crescemos em sua casa, como amigos, e ainda me lembro das muitas vezes que compartilhamos nossa vida juntos e sonhávamos com o que Deus faria através da literatura cristã no Brasil e além.

Todos sentiremos falta do tio Bill e das muitas maneiras pelas quais ele procurava incentivar todos os que o cercavam, mesmo em coisas simples como oferecer uma bala e um sorriso e por sua paixão em oferecer a literatura de Lloyd Jones, e por seus queridos amigos, pelos quais ele nunca será esquecido, com o seu exemplo de seu amor pelo Senhor. Todos sentiremos sua falta nas conferências Fiel. Todos nós, que servimos no Ministério Fiel, sentiremos, para sempre, a falta dele, mas nunca o esqueceremos.

Por favor, ore conosco, junte-se a nós em oração por Mary, enquanto oramos para que o Senhor a sustente nesses tempos difíceis, oremos também por Sharon e Tom, para que o Senhor resplandeça seu rosto sobre eles e esteja com eles. Mas acima de tudo, sou grato por ter conhecido, vivido e servido junto com a família Barcley.

Rick Denham III, diretor internacional e filho do fundador do Ministério Fiel


Autor: Tiago Santos

Tiago Santos é Diretor Executivo do Ministério Fiel, um dos pastores da Igreja Batista da Graça e co-fundador e diretor do programa de estudos avançados no Seminário Martin Bucer. É bacharel em direito pela Universidade do Vale do Paraíba e estudou teologia no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e na Universidade Luterana do Brasil. Casado com Elaine e pai de três filhos: Tiago, Gabriel e Rebeca.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

Buscando respostas para a crise nos múltiplos saberes da Civilização Ocidental

Com apoio do Ministério Fiel, o Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) organiza a 1ª Jornada Virtual de Estudos em Direito e Religião.