quinta-feira, 28 de março

Alcançando os pobres com o evangelho

Ouvir Artigo

Muitas vezes me perguntam como e por que temos tantos contatos e temos tantas pessoas desigrejadas que frequentam nossos cultos durante a semana. A resposta é bem simples:

1. Oramos pelas pessoas. Você realmente está orando pelas pessoas em sua região, de forma consistente, específica e inteligente? Quando cheguei a Niddrie, comecei uma reunião de oração cedo pela manhã (por conta própria) para orar por mais contatos. Orei pela salvação dos contatos que fiz e tenho continuado esse processo nos últimos 6 anos. Agora, embora eu não esteja presente em muitas dessas reuniões de oração, tenho uma equipe de pessoas que se reúne todas as manhãs para orar por nossa região (e além). Oramos por: contatos, salvação, abertura ao Espírito (para nos surpreender com oportunidades e por ousadia com o evangelho). Pedimos que Deus intervenha em nossos dias e interrompa nossos planos para que possamos falar às pessoas sobre ele. Acima de todas as outras estratégias e planos, devemos estar em oração pelas pessoas perdidas. Mesmo aqueles que sentem que simplesmente não sabem por onde começar com um ministério entre os pobres e necessitados são capazes de orar de modo inteligente por eles.

2. Nós amamos todas as pessoas, mas dedicamos nossas forças em edificar uma equipe ministerial. Isso parece tão óbvio que não deveria ser necessário afirmar. Mas você percebe que se inclina naturalmente para um tipo específico de pessoa? Eu percebo. Portanto, precisamos nos examinar. Nosso evangelismo e alcance são tendenciosos? Estamos amando a todos, independentemente da classe, cor da pele, etc.? Estamos tentando alcançar todas as pessoas em nosso bairro? Eu sei que tenho dificuldades com aqueles que se mudam para os novos edifícios. Muitas vezes eles trabalham na cidade, voltam para casa à noite, trancam a porta e nunca os vemos. Eu tenho dificuldades de fazer contato ou até mesmo saber como começar a ministrar a eles (veja o ponto 1). É por isso que precisamos construir uma equipe ministerial de diferentes tipos de pessoas, unidas sob o evangelho, que alcançarão uma base ampla e amarão a todos. Em vez de nos culpar pelas pessoas que não podemos alcançar, devemos celebrar a diversidade de uma abordagem de equipe para o ministério em nossos bairros. Eu tenho uma mistura de pais solteiros, casais jovens, pessoas de classe média, estrangeiros, pessoas nativas e eu, e todos nós estamos alcançando pessoas que outros não conseguem. Um homem sozinho em um bairro pode ter sucesso se sua personalidade e dons o permitirem, porém, mais cedo ou mais tarde, ele chegará ao máximo e a igreja estagnará. Edificar uma equipe ajuda a manter o entusiasmo avançando e mantém os pensamentos revigorados.

3. Nós falamos a sua língua. “O amor transcendente de Deus está inevitavelmente atraindo você para ele mesmo em um ato de graça cósmica”. Uma frase bela (e verdadeira), mas sem sentido em nosso contexto. Alcançamos nosso povo estabelecendo as verdades do evangelho na linguagem cotidiana. Isso não é o mesmo que “esvaziar” a mensagem do evangelho. Também não é “contextualização demasiada”. Nós comunicamos a verdade de uma maneira que seja compreensível para nossos ouvintes. Se você é um estranho cultural nos bairros, então, dedique tempo para ouvir a forma como as pessoas falam, quais são algumas das frases comuns (para além da habitual longa lista de palavras grosseiras), as histórias que eles gostam de contar e o humor que usam (muito importante). Depois, torne o evangelho “familiar” de maneiras que eles consigam se relacionar. O Espírito de Deus fará o restante (ou não).

Continue a pregar o glorioso evangelho de Cristo em toda a sua simplicidade e plenitude, e ore, com fé, para que o Espírito Santo atraia os eleitos de Deus ao Pai Celestial, para a glória e honra do seu nome e de sua Palavra.

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: How Do We Reach The Poor with The Gospel?


Autor: Mez McConnell

É pastor sênior da Niddrie Community Church, Edimburgo, Escócia. É fundador do 20schemes, um ministério voltado para plantação de igrejas nos lugares mais difíceis da Escócia. Desde 1999, McConnell tem se envolvido com o ministério pastoral, tanto em plantação quanto revitalização.

Parceiro: 20schemes

20schemes
20schemes existe para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.