sexta-feira, 19 de abril

Indiferença à doutrina

Ouvir Artigo

O estudo correto da doutrina não é fácil. Requer tempo, muito trabalho duro e muita oração. Por essas razões, muitas pessoas não estudam doutrina. Outros não estudam doutrina porque pensam que é só para os profissionais, e até alguns pastores não estudam doutrina porque pensam que é só para os acadêmicos. Ainda assim, há outros que não estudam doutrina porque são indiferentes a ela. Eles se contentam em serem alimentados com leite e em saber apenas o básico da fé, mas são em grande parte apáticos em relação a buscar a carne doutrinária da fé.

Tenho dificuldade em tolerar esse tipo de indiferença em mim mesmo e em outros cristãos. Quando se trata do que cremos, a indiferença é deplorável, pois como podemos ser indiferentes àquelas verdades vitais que podem salvar ou condenar nossas almas? Como um pastor puritano disse, “A indiferença é a mãe da heresia”. Se nos tornarmos indiferentes à doutrina, em breve nos tornaremos indiferentes às Escrituras e, por fim, indiferentes a Deus.

Em 1929, J. Gresham Machen deixou o antes doutrinariamente saudável Seminário Teológico de Princeton para ajudar a estabelecer o Seminário Teológico Westminster na Filadélfia. Machen e aqueles que foram embora com ele partiram não somente por conta do desvio teológico liberal de Princeton, nem simplesmente porque os professores negavam certas doutrinas confessionais históricas. Em essência, eles deixaram Princeton por causa da crescente falta de consideração pela doutrina em si. “Indiferença à doutrina não cria heróis da fé”, escreveu Machen.

Se conhecer doutrina não importa, então nada realmente importa. Vivemos em uma cultura que frequentemente promove indiferença, e muitas igrejas subscreveram a essa indiferença porque, segundo argumentam, doutrina é difícil, doutrina não é atrativa e doutrina divide. É verdade — a doutrina de fato divide verdadeiros cristãos e falsos cristãos. Mas doutrina também une, porque, pelo Espírito de Deus, somente as doutrinas confessionais ortodoxas da Escritura podem unir um grupo de pecadores miseráveis, a fim de que possamos ter um só Senhor, uma só fé, um só batismo (Ef 4.5).

Em muitos casos, pessoas são indiferentes à doutrina porque não aprenderam a estudar a Bíblia, ou porque foram ensinadas por quem entendeu errado doutrinas importantes. Porém muitos na igreja não entendem doutrinas bíblicas simplesmente porque nunca as estudaram de verdade. Se a igreja deve entender e confessar sã doutrina, rejeitar doutrinas não bíblicas e descartar pressuposições não bíblicas e entendimentos doutrinários incorretos, nós precisamos começar por nos arrepender da indiferença à doutrina. Sem a sã doutrina, estamos condenados.

Publicado originalmente em Ligonier Ministries.

Tradução: Alex Motta. Revisão: Renan A. Monteiro.


Autor: Burk Parsons

Burk Parsons é pastor na Saint Andrew’s Chapel, em Sanford (Flórida), e editor da revista mensal Tabletalk, publicada por Ligonier Ministries.

Parceiro: Ministério Ligonier

Ministério Ligonier
Ministério do pastor R.C. Sproul que procura apresentar a verdade das Escrituras, através diversos recursos multimídia.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.