sexta-feira, 19 de abril

Profunda seriedade e avivamento

Ouvir Artigo

Todos os meios relacionados ao avivamento, autorizados pela Palavra de Deus, caracterizam-se por seriedade. Devo indagar a todos os que já presenciaram um avivamento: uma profunda reverência não permeava o ambiente? Preciso também perguntar: se você costuma gracejar de tudo, não foi compelido a manifestar grande seriedade no lugar em que ocorria um avivamento? E, se naquele momento desejou agir como uma pessoa brincalhona, não sentiu ser aquele lugar impróprio para isto?

Ora, se um profundo grau de reverência acompanha um avivamento; se na terra não existe algo mais solene, certamente todas as medidas que adotamos em conexão a um avivamento devem possuir esta mesma característica. Seria absurdo pensar em levar avante uma obra como esta utilizando meios que não se identificam por profunda seriedade ou introduzir coisas que têm o propósito de estimular emoções superficiais, quando tais emoções devem estar ausentes de nossa mente. Todas as anedotas irreverentes, formas cômicas de expressão, gestos e atitudes engraçadas nunca são mais inconvenientes do que nas ocasiões em que o Espírito Santo está agindo nos corações das pessoas presentes na igreja. Todas as coisas desse tipo O entristecem, porque frustram o objetivo para o qual Ele veio “convencer de sua culpa os pecadores e renová-los para arrependimento”. E a situação não é amenizada se, após coisas levianas, introduzirmos aquilo que é realmente solene e importante, pois seu efeito legítimo é quase neutralizado pela conexão com a qual é apresentado; e aquilo que poderia vir com terrível poder sobre as consciências dos ouvintes torna-se, deste modo, sem poder e expressão. E, não apenas isso, com freqüência é formada uma associação na mente do ouvinte, a qual é excessivamente hostil às impressões religiosas . uma associação entre verdades solenes que deveriam fazer os pecadores tremer e expressões engraçadas que lhe oferecem matéria para achar graça.


Autor: William B. Sprague

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.